Eis como os japoneses mantêm a boa forma física sem ir ao ginásio

O Japão é líder em longevidade e baixas taxas de obesidade, embora não haja propriamente uma cultura de prática de exercício físico no país, com poucas pessoas a frequentarem ginásios.

Numa recente sondagem da Rakuten com 1.000 cidadãos japoneses, com idades compreendidas entre os 20 e os 60 anos, cerca de metade revelou que quase não fazia exercício físico, uma vez por mês ou até nunca. A justificação mais comum apresentada pelos participantes foi a falta de tempo ou o simples facto de não gostarem de exercitar.

Todavia, no Japão, o sentido da palavra exercício físico ganha uma nova forma. Os japoneses não levantam pesos no ginásio nem fazem corridas de dez quilómetros, mas têm uma forma de exercício físico embutida no seu estilo de vida: caminhar.

Os japoneses adultos caminham uma média de 6.500 passos por dia, com adultos do sexo masculino na faixa etária entre os 20 e os 50 anos a caminharem quase 8.000 passos por dia em média, e mulheres na faixa dos 20 aos 50 anos cerca de 7.000 passos, revela a sondagem.

A província de Nagano, por exemplo, conseguiu inverter a sua alta taxa de AVC ao criar mais de 100 percursos pedestres. Agora os seus cidadãos desfrutam das maiores taxas de longevidade do país, escreve o portal Medium.

“A primeira coisa que queríamos era apenas fazer as pessoas andarem. Todos podem fazer isso. Você anda, fala, faz exercício e isso ajuda a construir um sensação de comunidade”, disse a mayor de Matsumoto, em Nagano, Akira Sugenoya.

No Japão, como nem todas as famílias têm carro e viajam bastante de transportes públicos para o trabalho, o hábito de caminhar está praticamente incorporado no seu quotidiano.

[sc name=”assina” by=”ZAP” ]
PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Que raio de comentário foi esse?? Fazer desporto (p.e. correr) causa maiores empactos nas articulações do que caminhar! Levantar pesos então nem se fala pois estamos a sobrecarregar o sistema muscular-esqueletico. O que interessa é que a pessoa escolha a(s) suas) forma(s) preferidas) de exercitar o corpo: correr, caminhar, andar de bicicleta, fazer artes marciais, dançar, fazer sexo, nadar, etc.
      Ver televisão no sofá não é considerado desporto 🙂

RESPONDER

Um medicamento comum utilizado para tratar a diarreia pode ajudar a combater células cancerígenas agressivas

- Um fármaco comum prescrito para tratar a diarreia pode ajudar a combater um tipo agressivo de cancro cerebral (glioblastoma), sugere uma nova investigação levada a cabo pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha. Em causa está a …

Trovants, as estranhas "pedras vivas" da Roménia que intrigam moradores (e fascinam cientistas)

Costesti, uma pequena cidade na Roménia, é o lar de estranhas manifestações geológicas que intrigam os habitantes locais com a sua aparência orgânica. Estas "pedras vivas" inspiram mitos sobre a capacidade de crescerem e moverem-se …

Cientistas descobrem (acidentalmente) nova espécie de cobra que estava escondida, porém à vista de todos

Jeff Weinell, investigador no Instituto de Biodiversidade da Universidade de Kansas, descobriu que três espécies de cobras preservadas na coleção de biodiversidade, encontradas em missões entre 2006 e 2012, e ignoradas até agora, pertenciam a …

Cientistas criam mini robô que navega pelo sistema vascular cerebral

Uma equipa de cientistas da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça, aproveitou a energia hidrocinética, a energia mecânica resultante do movimento de líquidos, para chegar a lugares do corpo humano sem recorrer a …

Cientistas podem ter detetado pela primeira vez o nascimento de um magnetar devido a uma colisão colossal

Há muito tempo, no Universo distante, uma enorme explosão de raios-gama libertou mais energia em meio segundo do que o Sol irá produzir durante a sua vida inteira de 10 mil milhões de anos. Depois de …

Flor com mais de 100 milhões de anos foi preservada até agora por âmbar birmanês

Um grupo de investigadores da Oregon State University identificou um novo género de uma flor do período médio do Cretáceo. Esta foi encontrada congelada no tempo por âmbar birmanês. George Poinar Jr., professor da Faculdade de …

Novo tratamento pode travar sintomas da covid-19

No Reino Unido, uma equipa de cientistas acabou de recrutar os primeiros participantes de um novo estudo de anticorpos de longa ação. Se o tratamento for eficaz, pode dar àqueles que já foram expostos ao …

Ondulações no espaço-tempo podem fornecer pistas sobre os componentes ausentes do Universo

Quase tudo encaixa na Teoria do Universo. Alguns cientistas defendem que as ondulações subtis na estrutura do espaço-tempo podem ajudar a encontrar a peça em falta. As ondas gravitacionais são ondulações no tecido do espaço-tempo que …

O fumo dos incêndios florestais esconde uma ameaça pouco conhecida: micróbios infecciosos

Este ano foi especialmente problemático no que toca a incêndios florestais. Além das inúmeras consequências já conhecidas da inalação do fumo, há mais uma ameaça até agora pouco conhecida: pode ser uma nova rota de …

Califórnia vai ter os primeiros veículos de entrega totalmente autónomos

Acheter kamagra marseille La littérature cialis moins cher en pharmacie médicale actuelle suggère que les résultats de la recherche et nos résultats ne soient peut-être pas à jour. L'injection d'une construction de gène ne devrait pas …