PSP e GNR desentendem-se na escolta da vacina. Eduardo Cabrita pede inquérito urgente

António Cotrim / Lusa

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita

O ministro da Administração Interna determinou, esta segunda-feira, a abertura de um inquérito urgente por parte da Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) sobre os “incidentes” em Évora no acompanhamento de vacinas contra a covid-19.

“Face aos incidentes ocorridos hoje no acompanhamento da distribuição de vacinas da covid-19 em Évora“, entre a PSP e GNR, Eduardo Cabrita determinou a abertura de um inquérito urgente” pela IGAI, pode ler-se no comunicado divulgado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

Além disso, acrescentou a mesma nota, enviada à agência Lusa, Eduardo Cabrita “solicitou à Secretária-Geral do Sistema de Segurança Interna informação sobre quais as regras de acompanhamento e desembaraçamento do trânsito definidas para concretizar essa distribuição”.

A TVI noticiou que “um conflito de interesses entre PSP e GNR acabou por impedir a saída da carrinha que está a fazer a distribuição da vacina na região Sul do país”.

“É à GNR que cabe a segurança destas carrinhas em todo o país, mas a PSP de Évora teve outro entendimento, por considerar que é a sua área de jurisdição”, refere a notícia publicada pela estação de televisão.

Segundo a TVI, “a PSP acabou por bloquear e impedir a saída da carrinha que transportava o fármaco”. Entretanto, “o conflito acabou por ser resolvido com uma escolta partilhada entre a GNR e a PSP”.

Contactadas pela Lusa, a Direção Nacional da PSP e o Comando-Geral da GNR escusaram-se a comentar o sucedido em Évora.

O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) anunciou ter recebido, às 18h40, cerca de 350 vacinas contra a covid-19, para iniciar o processo de vacinação dos profissionais de saúde.

Esta primeira fase da vacinação no hospital alentejano está prevista para começar às 09h00 de terça-feira, prevendo-se que esteja concluída “até dia 31 de dezembro”, isto é, até quinta-feira, indicou o HESE.

“Este é um sinal de esperança e uma notícia muito positiva que todos aguardávamos”, congratulou-se a presidente do conselho de administração do HESE, Maria Filomena Mendes.

A responsável destacou ainda que, “após quase um ano de combate a esta pandemia” provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, a qual “continua ativa, este é um momento de alento”. Um momento que “reforça as nossas energias para continuar”, acrescentou.

Portugal contabiliza 6677 mortos associados à covid-19, em 396.666 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

[sc name=”assina” source=”Lusa” ]
PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Isto são as EgoPolícias de Portugal. Que coisa mais absurda. Livram-nos desta gente maluca, por favor. Não admira a qualidade da PSP. Felizmente não há criminosos competentes, ou talvez até há, mas a PSP prefere ir atras da GNR 🙂 🙂
    Adoro viver neste país
    Depois do Exército e o Assalto a Tancos e dos Assassinos Malucos do SEF, temos os Keystone Cops da PSP.
    A GNR não pode ficar para trás e deve estar a tramar algo.

  2. Isto só é possível porque este ministro já não o deveria ser há muito. Não tem autoridade, moral nem nunca teve competências ou conhecimento para esta função. O princípio de Peter neste caso já se verificou há muito.

    • Plenamente de acordo… Mas o Costa continua a dar-lhe apoio…
      O Ministro da TAP ainda percebo, porque a melhor maneira de controlar os inimigos é mantê-los por perto. Mas este é um amigo, ou será por isso que afinal o Costa precisa dele no governo?

      • O “ministro da TAP” não é demitido porque o Costa tem medo. Sabe que ele representa uma grande franja do PS. Ele tem muito peso atualmente no PS.

  3. De que está à espera o Cabrita. Ou se demite ele ou então que o Comandante Geral da PSP vá à vida.
    Foi vergonhoso o que se passou, se é que estamos em democracia e não na Venezuela.

RESPONDER

Um medicamento comum utilizado para tratar a diarreia pode ajudar a combater células cancerígenas agressivas

- Um fármaco comum prescrito para tratar a diarreia pode ajudar a combater um tipo agressivo de cancro cerebral (glioblastoma), sugere uma nova investigação levada a cabo pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha. Em causa está a …

Trovants, as estranhas "pedras vivas" da Roménia que intrigam moradores (e fascinam cientistas)

Costesti, uma pequena cidade na Roménia, é o lar de estranhas manifestações geológicas que intrigam os habitantes locais com a sua aparência orgânica. Estas "pedras vivas" inspiram mitos sobre a capacidade de crescerem e moverem-se …

Cientistas descobrem (acidentalmente) nova espécie de cobra que estava escondida, porém à vista de todos

Jeff Weinell, investigador no Instituto de Biodiversidade da Universidade de Kansas, descobriu que três espécies de cobras preservadas na coleção de biodiversidade, encontradas em missões entre 2006 e 2012, e ignoradas até agora, pertenciam a …

Cientistas criam mini robô que navega pelo sistema vascular cerebral

Uma equipa de cientistas da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça, aproveitou a energia hidrocinética, a energia mecânica resultante do movimento de líquidos, para chegar a lugares do corpo humano sem recorrer a …

Cientistas podem ter detetado pela primeira vez o nascimento de um magnetar devido a uma colisão colossal

Há muito tempo, no Universo distante, uma enorme explosão de raios-gama libertou mais energia em meio segundo do que o Sol irá produzir durante a sua vida inteira de 10 mil milhões de anos. Depois de …

Flor com mais de 100 milhões de anos foi preservada até agora por âmbar birmanês

Um grupo de investigadores da Oregon State University identificou um novo género de uma flor do período médio do Cretáceo. Esta foi encontrada congelada no tempo por âmbar birmanês. George Poinar Jr., professor da Faculdade de …

Novo tratamento pode travar sintomas da covid-19

No Reino Unido, uma equipa de cientistas acabou de recrutar os primeiros participantes de um novo estudo de anticorpos de longa ação. Se o tratamento for eficaz, pode dar àqueles que já foram expostos ao …

Ondulações no espaço-tempo podem fornecer pistas sobre os componentes ausentes do Universo

Quase tudo encaixa na Teoria do Universo. Alguns cientistas defendem que as ondulações subtis na estrutura do espaço-tempo podem ajudar a encontrar a peça em falta. As ondas gravitacionais são ondulações no tecido do espaço-tempo que …

O fumo dos incêndios florestais esconde uma ameaça pouco conhecida: micróbios infecciosos

Este ano foi especialmente problemático no que toca a incêndios florestais. Além das inúmeras consequências já conhecidas da inalação do fumo, há mais uma ameaça até agora pouco conhecida: pode ser uma nova rota de …

Califórnia vai ter os primeiros veículos de entrega totalmente autónomos

https://vimeo.com/498001611 Quase três anos depois de ter revelado o seu veículo de entrega autónomo, a startup Nuro teve finalmente luz verde para iniciar as operações comerciais na Califórnia. Embora seja um veículo totalmente autónomo, o R2 foi …