O trabalho é a nova praga mundial. “Está (literalmente) a matar as pessoas”

“O trabalho está a matar as pessoas e ninguém quer saber.” Quem o diz é o professor da Universidade de Stanford, nos EUA, Jeffrey Pfeffer, que se dedica há décadas a estudar os efeitos das condições laborais na vida e na saúde dos trabalhadores.

Autor de vários livros na área da teoria organizacional, Jeffrey Pfeffer alerta que o sistema de trabalho actual está literalmente a matar pessoas, conforme declarações numa entrevista à BBC.

O professor destaca o sistema de trabalho desumano dos dias actuais, devido ao excesso de carga laboral, e lembra o caso do japonês Kenji Hamada, de 42 anos, que morreu de um ataque de coração no seu escritório em Tóquio, onde trabalhava 75 horas por semana.

Hamada demorava cerca de duas horas a chegar ao emprego e antes de morrer, tinha trabalhado 40 dias seguidos.

Um exemplo extremo que Pfeffer cita no seu livro “A morrer por um salário” (“Dying for a paycheck” no original em Inglês), onde evidencia como o stress associado ao trabalho, dadas as condições laborais actuais, tem consequências dramáticas na vida e na saúde dos trabalhadores.

“As condições de trabalho causam doenças crónicas como diabetes ou problemas cardiovasculares”, aponta o professor na entrevista à BBC. Também destaca “as longas jornadas laborais, os despedimentos, a falta de seguros médicos” como factores de stress no trabalho, considerando que este provoca “uma enorme insegurança económica, conflitos familiares e doenças”.

Um estudo publicado no início deste ano no Journal of Clinical Investigation vinca os danos causados pelo stress, notando que, para além dos prejuízos que causa ao coração e à esperança média de vida, também acelera o crescimento de células cancerígenas, sobretudo quando assume características crónicas, manifestando-se de forma prolongada e contínua.

Outra investigação divulgada neste mês de Março pela University College of London (UCL), no Reino Unido, associa o trabalho prolongado ao aumento da depressão nas mulheres, mas não nos homens.

A pesquisa apurou que as mulheres que trabalham mais de 55 horas por semana têm maiores riscos de sofrerem de depressão. O facto de o mesmo não se verificar nos homens pode ter a ver com a circunstância de as mulheres ainda acumularem a maior fatia das tarefas domésticas, pelo que estaremos perante um acumular de trabalho com consequências muito lesivas para elas.

Os investigadores da UCL apuraram também que trabalhar ao fim-de-semana resulta num maior risco de depressão para ambos os sexos.

Portugal é o quarto país da UE onde se trabalha mais

Pfeffer fala do “local de trabalho” como “a quinta causa de morte nos EUA“, realçando também que as suas investigações apontam que o stress está directamente relacionado com a morte anual de 120 mil trabalhadores naquele país.

Em Portugal, não há dados globais concretos, mas um estudo divulgado em Fevereiro deste ano pelo Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ), sobre a avaliação dos riscos psicossociais na carreira, aponta que estes profissionais têm risco elevado de burnout [Síndrome do Esgotamento Profissional], de stress, de sintomas depressivos e de problemas em dormir.

Como factores que fomentam este tipo de problemas, o estudo do SOJ destaca as “pressões intensas, resultantes da tensão salarial, da redução de efectivos, da criação de quadros de instabilidade e da pulverização do trabalho”.

Em termos gerais, “Portugal é o quarto país da União Europeia onde se trabalha habitualmente mais horas por semana, a seguir à Grécia, Áustria e Reino Unido”, como aponta a CGTP (Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses), citando dados de 2017 do Eurostat.

Em 2018, ainda segundo a CGTP, os trabalhadores portugueses “trabalharam, em média, 41 horas semanais, mas no sector da agricultura, produção animal, caça, floresta e pesca chegaram às 43 horas”.

O excesso de horas acumuladas complica a conciliação do trabalho com a família, um dado que é vincado pelo relatório “Desafios à conciliação família – trabalho” da Confederação Empresarial de Portugal (CIP) que foi divulgado pelo Eco.

O estudo da CIP nota que os trabalhadores, seja por “falta de conhecimento sobre a legislação em vigor e sobre as ferramentas oferecidas pelos empregadores”, seja por “resistência sentida no seio das empresas, o receio das repercussões de chefias e colegas, a perda de oportunidades de progressão na carreira e, no limite, a perda do próprio emprego”, não usufruem das possibilidades de conciliar os universos profissional e familiar.

Uma circunstância que tem repercussões na saúde e na satisfação pessoal dos trabalhadores, mas também nas próprias empresas que arriscam “o aumento dos gastos com a saúde” dos seus colaboradores, bem como “a perda de produtividade e o absentismo”, aponta a CIP citada pelo Eco.

Por outro lado, o Estado também paga a factura com o aumento dos gastos com a Segurança Social e com o Serviço Nacional de Saúde.

Ficaria numa sala “cheia de fumo”?

“Os dados são bastante esmagadores”, destaca Pfeffer na BBC, lamentando que, apesar disso, ninguém quer assumir a responsabilidade de resolver um problema que está à vista de todos.

“O trabalho tornou-se desumano”, lamenta o professor, frisando que hoje em dia, “está tudo centrado nos accionistas” e nos seus interesses.

“Os empregadores são responsáveis e os governos são responsáveis por não fazer nada quanto a isso”, aponta, realçando que os políticos precisam de agir “para travar” esta praga dos tempos modernos, avançando com “algum tipo de regulamentação“.

Em França, num tempo em que a Internet “obriga” os trabalhadores a estarem sempre ligados ao trabalho, já existe uma Lei que determina que as empresas com mais de 50 trabalhadores têm que respeitar o direito dos colaboradores a “desligarem-se” de emails e de chamadas telefónicas depois do horário laboral.

Mas com cada vez mais pessoas a trabalharem a título independente e com horários flexíveis, a resolução do problema não é assim tão linear.

Os trabalhadores têm que ser os primeiros a assumir “a responsabilidade de cuidar da sua própria saúde”, nota Pfeffer. “Se se vai trabalhar para um lugar onde não permitem equilibrar a vida laboral e a vida familiar, tem que se ir embora”, aconselha, comparando o caso com o facto de se estar numa sala “cheia de fumo”, de onde obviamente se vai tentar sair “porque as consequências para a saúde serão muito graves”.

[sc name=”assina” by=”SV, ZAP”]
PARTILHAR

12 YORUMLAR

  1. De facto as condiçoes do trabalho teem degradado num modo geral pela europa, veja se os coletes amarelos em frança ou greves em varios pontos da europa …neste momento existe 3 grandes fatores que impedem para ja melhores condiçoes, primeiro existe um grande desorganizaçao e uma inercia ainda ninguem sabe muito bem lidar com uma nova super potencia que é a China e os EUA que se tornou o filho nao prodrigo, com conseguinde a ultima crise foi mal resolvida ainda nao explodio de facto os problemas os Ricos conseguiram ficar mais Ricos e isso nota se com os acionistas de hoje a impelirem para mais e mais sem quererem saber da base com os trabalhadores, por seu turno os governos foram tao permiaveis que acabaram com grande tecido da classe media, a realidade e que temos paises super individados o povo cada vez mais pobre e um apetite por consumo que leva os Ricos a ficaram mais e mais poderosos ….em terceiro lugar nós, o povo sente que alguma coisa tem que ser feita para e contra a inercia de todo o sistema, mas em vez de a solucao passar por cada um de nos o nervosismo leva nos a votar em politicos nacionalista e por vezes radicais, pode ser bom quando veem de boa fe mau quando essas ideias teem que fazer sofrer uns para o bem de outros …

  2. A sede de dinheiro por parte dos patrões vai acabar mal, muito mal e já esteve mais longe de acabar mal!Não é difícil de perceber que quanto mais infeliz um trabalhador está com o seu trabalho menos produtivo é e que o patrão vai perder dinheiro e não interessa se o vai substituir porque outro que venha vai-lhe acontecer exactamente o mesmo!O patrão com a cegueira do dinheiro só não ganha mais porque não quer ver os funcionários felizes, é muito mais satisfatório para o patrão ver os funcionários sendo desgraçados!

    • Bem… fale por si!
      E já agora, reflectir no que manda…. enfim, só lá falta mesmo a TAL SANTA! ahahahahahaha
      Resto de excelente dia! 🙂

    • Não são os patrões; é capitalismo selvagem!!
      Esses charlatães das “energias”, “frequências”, “dimensões” ou lá que é (do vídeo que colocaste) também ajudam…
      Andar a trabalhar para depois pagar 50€ para ouvir tretas e banalidades!…
      Enfim…

      • Concordo com essa do capitalismo selvagem, mais, culpa também da globalização desvirtuada. Acrescentando a isso está a injustiça tributária, castiga os mais fracos de uma forma abismal. E, de um modo geral, a nova forma de fazer política enganando os povos. Um dia isto vai acabar, os ricos hão-de ficar sozinhos no mundo e depois veremos quem explora quem.

  3. Sim, porque há 100 ou 200 anos era tão bom! Trabalho verdadeiramente escravo e permitido por lei, total ausência de fins de semana e férias pagas, permitido por lei, etc.

  4. Bom!!! Se só tem sede de ter dinheiro, é de certeza um verme que só vê dinheiro à frente, sem qualquer outra forma moral e ética nesta sociedade.
    É melhor guardar o NIB, para si e avidamente utilize-o, veja se pelo menos se alimenta de coisas saudáveis que não seja dinheiro.

  5. As pessoas estão dependentes do trabalho para sobreviver. Não podem responder à letra ao chefe, ao patrão ou ao colega por medo do despedimento ou então trabalhar só quando apetece. Isso cria tensão emocional e stress que são levados para casa e no dia seguinte para o local de trabalho. A ajudar estão os baixos salários que não permitem mimos anti stress. Mas é uma situação que o dinheiro também não resolveria. A solução passa por reduzir a exposição ao stress. Aumentar os dias de folga com substituição por desempregados e assim diminuir o desemprego no país.

RESPONDER

Online kaszinó játékok és tippek

Az online kaszinók ma már sokak számára elérhető, kényelmes és szórakoztató alternatívát jelentenek a hagyományos játéktermek mellett. A platformok széles választékát kínálják a nyerőgépektől a pókerig, és a technológia fejlődése révén egyre jobb felhasználói élményt …

Beyond Bets Elevate Your Online Casino with Richmoose.co.com & Cutting-Edge Solutions

Beyond Bets: Elevate Your Online Casino with Richmoose.co.com & Cutting-Edge SolutionsThe Evolution of Online Casino TechnologyChoosing the Right Casino Platform ProviderEssential Features of a Modern Casino PlatformThe Importance of API IntegrationsOptimizing the Player ExperienceSecurity and …

Beyond Resolution Expert Assistance with Qbet customer support – 247 Problem Solvers.

Beyond Resolution: Expert Assistance with Qbet customer support – 24/7 Problem Solvers.Understanding Qbet’s Support ChannelsLive Chat: Immediate AssistanceTroubleshooting Common IssuesAccount Verification ProceduresOptimizing Your Support ExperienceEmail Support: Detailed Inquiries & DocumentationBeyond Resolution: Continued Support & Resources Beyond …

Ekscytująca Rozrywka Online Czeka – Przewodnik po Slottica Casino httpspl-slotticacasino.com i Świec

Ekscytująca Rozrywka Online Czeka – Przewodnik po Slottica Casino https://pl-slotticacasino.com/ i Świecie Wirtualnych Hazardowych Gier.Co to jest Slottica Casino?Rejestracja i LogowanieMetody Wpłat i WypłatOferta Gier w Slottica CasinoAutomaty do GierGry Stołowe i KartyBonusy i Promocje …

Opening Date for Boomtown Casino: A New Era of Entertainment

Boomtown Casino, a highly anticipated addition to the gaming and entertainment landscape, is set to open its doors to the public on March 15, 2024. Nestled in a prime location, the casino aims to offer …

Snabbare uttag, säkrare spel – din guide till Incognito casino withdrawal time och smidiga vinster.

Snabbare uttag, säkrare spel – din guide till Incognito casino withdrawal time och smidiga vinster.Förstå Faktorer Som Påverkar UttagstiderOlika Uttagsmetoder och Deras SkillnaderE-plånböcker: Snabbheten och BekvämlighetenTraditionella Banköverföringar: Säkerhet FramföralltTips för Snabbare UttagVanliga Frågor om Incognito …

Jackpots knacken & Spannung erleben – Ihr Online-Casino Abenteuer bei httpsheatscasino.bet beginnt j

Jackpots knacken & Spannung erleben – Ihr Online-Casino Abenteuer bei https://heatscasino.bet/ beginnt jetzt!Die Vielfalt der Spiele bei HeatcasinoBonusangebote und PromotionenSicherheit und KundenserviceZahlungsmethodenMobile KompatibilitätVerantwortungsbewusstes Spielen Jackpots knacken & Spannung erleben – Ihr Online-Casino Abenteuer bei https://heatscasino.bet/ beginnt …

Nyerő Online Kaszinó Útmutató

Az online kaszinók világa gyorsan növekszik, és egyre több játékos keres megbízható információkat arról, hogyan válasszon platformot, játsszon felelősséggel, és maximalizálja az élményt. Sok játékos kedveli a online kaszinó kínálatokat, mert egyszerűen elérhetők, változatos játékokat …

Czy Deloro casino to brama do ekscytujących wygranych i niezapomnianych wrażeń hazardowych online

Czy Deloro casino to brama do ekscytujących wygranych i niezapomnianych wrażeń hazardowych online?Oferta Gier w Deloro Casino – Od Klasyki do NowościAutomaty do Gier – Królestwo Szczęśliwych LosówGry Stołowe – Elegancja i StrategiaKasyno na Żywo …

Мостбет Обзор, Зеркало Mostbet, Отзывы

"мостбет Отзывы Реальные отзывы ИгроковContentМетоды ВыводаЖалоба Mostbet: разве Пользователи Были Недовольны?продифференцируйте Ставок На СпортMostbet Банковские ВозможностиЛегальность MostbetMostbetMostbet Варианты Ставок спустя Мобильное ПриложениеИнформация О Ставках и Mostbet Их видыКак Сделать Ставку На MostbetБонусы И АкцииМетоды Депозитаотзыва …