Supertaça: nunca uma equipa tinha estado em campo com 11 estrangeiros

Paulo Novais / Lusa

Em Aveiro, na derrota frente ao FC Porto, Rafa foi o único português na equipa inicial do Benfica. Mas foi substituído na segunda parte, quando entrou Seferović.

Jorge Jesus no Benfica é sinónimo de vários troféus conquistados e é também sinónimo de pouca (ou, por vezes, nenhuma) aposta em futebolistas portugueses.

Coincidência ou não, as fichas de jogo demonstram vários exemplos disso entre 2009 e 2015, na sua primeira passagem pela Luz. Na Supertaça 2020 surgiu mais um caso inédito na história do Benfica: 11 futebolistas estrangeiros em campo.

Aliás, na Supertaça Cândido de Oliveira nunca tinha acontecido, nem no Benfica, nem noutra equipa qualquer.

Como André Almeida e Pizzi estavam fora das opções, na noite passada até podia ter aparecido um 11 inicial do Benfica sem portugueses, frente ao FC Porto (0-2); não aconteceu porque Rafa foi titular em Aveiro. No entanto, quase a meio da segunda parte, o internacional português saiu e Seferović entrou.

Ficaram em campo dois brasileiros, dois alemães, um grego, um belga, um argentino, um espanhol, um marroquino, um uruguaio e um suíço.

Nove países representados – Portugal não era um deles. Este cenário começou aos 63 minutos e durou até muito perto do apito final, quando entraram Nuno Tavares e Diogo Gonçalves – os dois únicos lusos no banco de suplentes do Benfica.

Um contraste em relação à Supertaça da época passada. No dia 4 de agosto de 2019 o Benfica goleou o Sporting com 5-0 com seis portugueses entre os titulares escolhidos por Bruno Lage: Nuno Tavares, Rúben Dias, Ferro, Florentino, Pizzi e Rafa. Chiquinho e Jota, que começaram o dérbi como suplentes, também jogaram.

Ao longo da última década, o Benfica foi o clube com mais presenças na Supertaça (sete contra seis do FC Porto). Além dos futebolistas já mencionados, foi contando ainda com outros portugueses em campo nesses jogos: Bruno Varela, André Almeida, Pizzi, Eliseu, Nélson Semedo, André Horta, Sílvio, Gonçalo Guedes, Ruben Amorim e Bebé.

Como curiosidade, a última vez em que FC Porto e Benfica tinham disputado a Supertaça havia sido há precisamente 10 anos.

Em agosto de 2010, Ruben Amorim, César Peixoto, Carlos Martins e Fábio Coentrão foram titulares pelo conjunto da Luz. Esse jogo também decorreu em Aveiro e o FC Porto também ganhou por 2-0, com golos de Rolando e de Falcao.

FC Porto tinha ficado perto deste registo

Em três edições da Supertaça, houve uma equipa que quase ficou sem portugueses em campo – o FC Porto.

Em três edições consecutivas, curiosamente: em 2011, Rolando foi o único português do FC Porto a terminar o jogo; em 2012, Miguel Lopes foi o único luso titular; em 2013, Josué foi o único português a terminar o encontro.

[sc name=”assina” by=”NMT, ZAP” ]
PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O FCP ganha o troféu e este é o único conteúdo na notícia?…A falar do Benfica e para dizer que jogou com 11 estrangeiros?….Muito, mas muito fraco.

    • MC – Se bem me recordo já há bastantes anos atrás os benfiquistas como é do seu hábito com a sua fanfarronice, gozavam com os sportinguistas por terem nas suas fileiras um ou dois estrangeiros, agora meus amigos, assoem-se lá a esse lenço e o melhor que fazem é ficar caladinhos porque aquilo está contaminado de graves males por todos os poros, só que a justiça parece ter montado sede na “catedral”.

RESPONDER

Um medicamento comum utilizado para tratar a diarreia pode ajudar a combater células cancerígenas agressivas

- Um fármaco comum prescrito para tratar a diarreia pode ajudar a combater um tipo agressivo de cancro cerebral (glioblastoma), sugere uma nova investigação levada a cabo pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha. Em causa está a …

Trovants, as estranhas "pedras vivas" da Roménia que intrigam moradores (e fascinam cientistas)

Costesti, uma pequena cidade na Roménia, é o lar de estranhas manifestações geológicas que intrigam os habitantes locais com a sua aparência orgânica. Estas "pedras vivas" inspiram mitos sobre a capacidade de crescerem e moverem-se …

Cientistas descobrem (acidentalmente) nova espécie de cobra que estava escondida, porém à vista de todos

Jeff Weinell, investigador no Instituto de Biodiversidade da Universidade de Kansas, descobriu que três espécies de cobras preservadas na coleção de biodiversidade, encontradas em missões entre 2006 e 2012, e ignoradas até agora, pertenciam a …

Cientistas criam mini robô que navega pelo sistema vascular cerebral

Uma equipa de cientistas da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça, aproveitou a energia hidrocinética, a energia mecânica resultante do movimento de líquidos, para chegar a lugares do corpo humano sem recorrer a …

Cientistas podem ter detetado pela primeira vez o nascimento de um magnetar devido a uma colisão colossal

Há muito tempo, no Universo distante, uma enorme explosão de raios-gama libertou mais energia em meio segundo do que o Sol irá produzir durante a sua vida inteira de 10 mil milhões de anos. Depois de …

Flor com mais de 100 milhões de anos foi preservada até agora por âmbar birmanês

Um grupo de investigadores da Oregon State University identificou um novo género de uma flor do período médio do Cretáceo. Esta foi encontrada congelada no tempo por âmbar birmanês. George Poinar Jr., professor da Faculdade de …

Novo tratamento pode travar sintomas da covid-19

No Reino Unido, uma equipa de cientistas acabou de recrutar os primeiros participantes de um novo estudo de anticorpos de longa ação. Se o tratamento for eficaz, pode dar àqueles que já foram expostos ao …

Ondulações no espaço-tempo podem fornecer pistas sobre os componentes ausentes do Universo

Quase tudo encaixa na Teoria do Universo. Alguns cientistas defendem que as ondulações subtis na estrutura do espaço-tempo podem ajudar a encontrar a peça em falta. As ondas gravitacionais são ondulações no tecido do espaço-tempo que …

O fumo dos incêndios florestais esconde uma ameaça pouco conhecida: micróbios infecciosos

Este ano foi especialmente problemático no que toca a incêndios florestais. Além das inúmeras consequências já conhecidas da inalação do fumo, há mais uma ameaça até agora pouco conhecida: pode ser uma nova rota de …

Califórnia vai ter os primeiros veículos de entrega totalmente autónomos

https://vimeo.com/498001611 Quase três anos depois de ter revelado o seu veículo de entrega autónomo, a startup Nuro teve finalmente luz verde para iniciar as operações comerciais na Califórnia. Embora seja um veículo totalmente autónomo, o R2 foi …