Sporting 4-0 Tondela | Leões esmagam e agarram liderança

Ainda que de forma provisória, visto que o Benfica apenas na noite de segunda-feira irá defrontar o Boavista, o Sporting e assumiu a liderança do campeonato, após golear este domingo o Tondela por 4-0, graças ao bis de Pedro Gonçalves e aos “tentos” de Pedro Porro e Sporar.

Em seis jornadas, os “leões” somam cinco vitórias, um empate e 16 pontos amealhados. Já os tondelenses, que vinham moralizados depois de terem vencido o Portimonense, foram um oponente demasiado frágil e mantiveram os cinco pontos com que chegaram a Alvalade.

Não fosse Pedro Trigueira e os números poderiam ser ainda mais expressivos.

 

O jogo explicado em números

  • Rúben Amorim promoveu três mudanças relativamente ao “onze” que defrontou o Gil Vicente: João Mário, Tiago Tomás e Sporar foram as novidades, ocupando as vagas de Matheus Nunes, Nuno Santos e Jovane Cabral.
  • Do lado tondelense, Pako Ayestarán apenas fez uma alteração tendo em conta a equipa que venceu o Portimonense (1-0) na ronda anterior: Jaquité reforçou o centro do terreno em detrimento do avançado Strkalj.
  • Uma espécie de entrada de leão, a equipa tomou cedo conta das incidências da partida, realizou sete remates, quatro dos quais enquadrados, conquistou dois cantos, trocou 141 passes (eficácia de 84%) e construiu quatro ocasiões claras para marcar: aos quatro minutos, por intermédio de Coates; aos oito, Pedro Porro quase aproveitou uma falha de comunicação entre Pedro Trigueira e Khacef; depois Pedro Gonçalves (22′) e Nuno Mendes (24′) foram travados pela elasticidade do guardião contrário. Nesta fase, os forasteiros ainda não tinham nenhuma acção ofensiva de realce.
  • Não obstante a presença de João Mário em campo, os “leões” accionam grande parte dos seus ataques pelos corredores laterais: 40% pelo lado direito, 39% pelo esquerdo e 22% pela zona central. Por seu turno, o Tondela ainda não tinha remates contabilizados e apenas alcançou um canto.
  • Na ocasião mais clara do Sporting até então, Pedro Trigueira agigantou-se perante Pedro Gonçalves e defendeu o remate do médio aos 36 minutos, culminado um excelente entendimento entre o trio de ataque – Tiago Tomás na abertura, Sporar, que deixou a bola passar por entre as pernas dele, e a finalização do camisola 28. Esta foi a nona tentativa leonina de visar o alvo do Tondela.
  • Num dos últimos lances da primeira metade, chegou o tão procurado golo verde e branco: Pedro Porro centrou de forma tensa, Sporar falhou a conclusão, mas Pedro Gonçalves voltou a encher o “Pote” e, na zona do segundo poste, finalizou com êxito abrindo a contagem ao minuto 45. Foi o quarto tiro certeiro do médio nas últimas três jornadas.
  • Ao intervalo o resultado apenas pecava por ser escasso. O domínio do “esquadrão” de Rúben Amorim foi absoluto, a equipa chegava com muita facilidade a zonas de finalização – 13 remates feitos, sendo que dez foram dentro da área – e apenas dois factores foram adiando algo que parecia inadiável, o golo: as defesas de Trigueira e alguma falta de eficácia na hora de rematar com frieza.
  • Porém, o Sporting tanto tentou que acabou por fazer a festa em cima do intervalo. O Tondela nunca conseguiu circular a bola com qualidade e foi ficando, com o passar dos minutos, refugiado no sector mais recuado.
  • Tiago Tomás, com um GoalPoint Rating de 7.0, era o MVP nesta fase, e tinha dois remates enquadrados, dois passes para finalização, três dribles eficazes em outros tantos feitos, duas acções com a bola dentro da área do Tondela e seis faltas sofridas. O avançado mais do que justificou este regresso ao “onze”
  • E quem voltou a fazer o posto ao pé… esquerdo? Pedro Gonçalves, pois claro. Decorria o minuto 49 quando no coração da área o médio correspondeu de feição ao centro de Sporar para ampliar a vantagem do conjunto de Alvalade.
  • Tudo começou em mais uma arrancada de Pedro Porro. “Pote” alcançou a marca de cinco golos na Liga NOS, o mesmo número que atingiu na última edição da prova, então ao serviço do Famalicão.
  • Aos 54 minutos, no primeiro remate que fez, o Tondela ainda encurtou distâncias, mas após consulta do VAR, foi anulado o golo de Mario González devido a posição irregular. No espaço de poucos segundos, Pedro Trigueira voltou à acção e defendeu três remates quase de rajada de Tiago Tomás (59′) e Sporar (59′ e 60′). Dos 15 remates dos “leões”, nove foram defendidos pelo guardião, que apresentava uma eficácia de 81%.
  • Apenas a 20 minutos dos 90, e após duas tentativas de Mario González e de Rafael Barbosa, é que o Tondela conseguiu realizar um remate não bloqueado, mas as coordenadas da tentativa de João Pedro saíram furadas.
  • Instantes antes, Pedro Gonçalves ainda festejou o “hat-trick”, mas a jogada foi anulada por fora-de-jogo de Pedro Porro. O domínio sportinguista mantinha-se numa fase em que Nuno Santos e Matheus Nunes refrescaram a equipa, ocupando os lugares de Palhinha e de Tiago Tomás.
  • Bebeto e Medioub foram apostas de Pako Ayestarán, substituindo Muiro e Khacef, respectivamente.
  • Ao 21º remate, surgiu o 3-0, aos 79 minutos: Nuno Santos assistiu e Pedro Porro, com uma excelente finalização, apontou um golaço e assinou o primeiro tento de “leão” ao peito. Nestas seis jornadas, este foi o 14º tiro certeiro dos lisboetas.
  • E já em período de descontos, João Mário assistiu e Sporar atirou de forma certeira, dando ares de goleada a este triunfo sem mácula dos “leões”.
  • O Sporting manteve a tradição de marcar sempre nas recepções ao Tondela e não consentiu nenhum golo, algo que aconteceu nas últimas três jornadas da competição. Rúben Amorim tem razões para sorrir já que a equipa que comanda marcou, pelo menos, dois golos em cada um dos seis encontros que realizou nesta edição da Liga NOS.
  • Outro dado relevante e que comunga a boa exibição deste domingo, tem que ver com os 15 remates enquadrados, um recorde entre muitos outros fixados nesta partida, e dos quais falaremos posteriormente. O anterior máximo situava-se nas dez tentativas.

 

António Cotrim / Lusa

O melhor em campo GoalPoint

Os adjectivos começam a faltar para definir o impacto que Pedro Gonçalves está a ter nesta nova versão do Sporting. O internacional sub-21 voltou a ser decisivo e rubricou mais uma exibição de encher a vista.

O médio foi o melhor jogador em campo, com um GoalPoint Rating de 8.2, que premeia os dois golos que marcou – cinco remates, quatro dos quais enquadrados e Expected Goals (xG) de 1,6 – dois passes para finalização, três passes valiosos certos (realizados a menos de 25 metros da baliza), nove acções no interior da área contrária e três dribles feitos com êxito em quatro tentados.

Não fossem as duas ocasiões desperdiçadas, e o facto de ter cometido um erro que redundou num remate adversário, e a nota de “Pote” poderia ter sido ainda mais elevada.

 

Jogadores em foco

  • Sporar 8.1 – Excelente exibição do esloveno, que se entendeu às mil maravilhas com “Pote” e Tiago Tomás, conseguiu segurar a bola e demonstrou muita mobilidade em busca da profundidade. A jogar assim, dificilmente irá perder um lugar no “onze” inicial. Da sua folha de registos, realce para os seis remates, quatro dos quais enquadrados, um golo – Expected Goals (xG) de 1,4 -, duas assistências, dois passes para finalização e 11 acções com a bola dentro da área do Tondela, um máximo no jogo.
  • João Mário 7.6 – Titular pela primeira vez neste regresso, o campeão europeu demonstrou parte daquilo que irá trazer a este Sporting: critério no capítulo do passe – sete falhados em 63 feitos (89% de eficácia), classe e qualidade a definir. Esteve envolvido no lance do 4-0, acumulou cinco remates, quatro deles fora da área, gizou dois passes valiosos e foi, junto com Feddal, o elemento com mais acções com o esférico, ao todo 94.
  • Pedro Porro 7.5 – Rápido, perigoso e incisivo. O “golão” que apontou culminou uma grande “performance” do ala espanhol, que carrilou bastante jogo pelo lado direito e esteve ainda envolvido nos dois tentos de “Pote”. A mencionar, os nove passes longos certos em 11 feitos e as 11 recuperações da posse que alcançou.
  • Tiago Tomás 7.5 – Objectivo e com enorme sentido de baliza, “TT” não defraudou a aposta de Rúben Amorim, rematou – três tiros feitos -, serviu os colegas – três passes para finalização – e foi uma constante sombra para a defensiva contrária -, quatro acções com a bola dentro da área. Uma nota que ajuda a perceber a qualidade da exibição do jovem avançado, as oito faltas que sofreu foram metade daquelas que toda a equipa do Sporting tinha no momento em que abandonou o terreno de jogo, aos 64 minutos.
  • Feddal 7.5 – Sem muito que fazer em termos defensivos, face à inoperância do Tondela, o marroquino foi importante na construção das investidas de ataque, com quatro passes pata finalização, 90% de eficácia no capítulo do passe – 72 certos em 80 feitos -, cinco passes longos certos, 12 passes progressivos correctos, 94 acções com o esférico e dez recuperações de posse.
  • Pedro Trigueira 7.0 – A grande figura do Tondela, que merece menção por tudo o que fez para evitar um resultado final mais “gordo”. O guarda-redes realizou 11 defesas, novo máximo de “paradas” na Liga NOS 2020/21, sendo que nove aconteceram a remates no interior da sua grande área, também um recorde esta época. A sua nota teria atingido patamares poucos vistos para um guarda-redes se, de facto, não tivesse sofrido quatro golos – ainda que sem culpa sua -, mas também por outros detalhes que fogem facilmente à vista desarmada. A verdade é que nesta jornada, só Daniel Guimarães, do Nacional, conseguiu uma percentagem mais baixa de defesas seguras (33%). Trigueira atingiu apenas 44%: traduzindo, realizou diversas defesas incompletas, que acabaram por não dar em golo, mas que provocaram situações de recarga. E ainda cometeu um erro que permitiu um remate. Ainda assim, nada que manche uma prestação para recordar.

 

Resumo

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”https://goalpoint.pt/sporting-tondela-liganos-202021_98116″ source=”GoalPoint” ]

PARTILHAR

RESPONDER

A evolução histórica dos casinos como as apostas transformaram a sociedade

A evolução histórica dos casinos como as apostas transformaram a sociedade As origens dos casinos A história dos casinos remonta a civilizações antigas, onde o jogo era uma forma de entretenimento e também de adoração. Os primeiros …

Spinbara - Najlepsze Kasyno Online w Polsce z Dobrym Bonusem..

Kasyno online, które gwarantuje atrakcyjny bonus, może wydawać się idealnym rozwiązaniem dla każdego gracza. W przypadku Spinara, która jest jednym z najpopularniejszych kasyn online w Polsce, wiele graczy zainteresowało się tą platformą. Jednak, czy Spinara …

Spinbara Kasyno - Oto Dlaczego Warto Się Głaskać do Online Kasyna

Jeśli szukasz wyjątkowej gry kasynowej, warto sprawdzić, co oferuje Spinbara Kasyno. To popularne platformy gier kasynowych, które przyciągają graczy z całego świata. Jednakże, jak często zdarza się, że gracze spotykają problemy z kasynami online, które …

1xslots онлайн казино официальный сайт в РФ казино 1xslots

1xSlots casino официальный сайт играть на зеркале казино 1хСлотс В этом случае информация об игроке вводится позже. Откроется официальный сайт регулятора с данными о выданном разрешении. В этом случае игрок получает персональную поддержку от личного менеджера …

The evolution of casino gaming from ancient roots to modern marvels

The evolution of casino gaming from ancient roots to modern marvels The Ancient Origins of Gambling The history of casino gaming can be traced back to ancient civilizations, where the practice of gambling emerged as a popular …

Spinsy Casino : le paradis du jeu en ligne

Spinsy Casino se distingue dans l'univers des jeux en ligne grâce à son offre diversifiée et à son atmosphère conviviale. Que vous soyez un joueur expérimenté ou que vous veniez de faire vos premiers pas …

Yeni üyelere bonus veren siteler arasında en avantajlı kampanyaları sunan güvenilir platformların detaylı incelemesi

Yeni üyelere bonus veren siteler arasında en avantajlı kampanyaları sunan güvenilir platformların detaylı incelemesi Twitter’da “deneme bonusu veren siteler” veya direkt site isimleriyle yapılan aramalar, sizi güncel kampanyalara götürür. Bazı hesaplar günlük freespin, deneme bonusu ve …

Yatırımsız deneme bonusu fırsatlarıyla yeni oyunculara risksiz oyun deneyimi sağlayan güvenilir bahis sitelerinin geniş rehberi

Yatırımsız deneme bonusu fırsatlarıyla yeni oyunculara risksiz oyun deneyimi sağlayan güvenilir bahis sitelerinin geniş rehberi 50 tl deneme bonusu veren siteler yasal kumarhane payPal gibi para çekme işlemleri için bir e-cüzdan seçmek en iyisidir, barbut. Bahsinizi …

Legal aspects of betting what you need to know

Legal aspects of betting what you need to know Η νομική ρύθμιση του στοιχήματος στην Ελλάδα Στην Ελλάδα, το στοίχημα ρυθμίζεται από συγκεκριμένες νομοθεσίες που αποσκοπούν στην προστασία των παικτών και τη διασφάλιση δίκαιων πρακτικών. Ο νόμος …

Gimdymo istorija kaip azartiniai žaidimai formavo mūsų kultūrą

Gimdymo istorija kaip azartiniai žaidimai formavo mūsų kultūrą Azartinių žaidimų ištakos ir evoliucija Azartiniai žaidimai turi ilgą ir intriguojančią istoriją, siekiančią tūkstantmečius. Pirmieji įrodymai apie lošimą aptinkami senovės civilizacijose, tokiuose kaip Mesopotamija ir Egiptas. Žmonės lošdavo su …