Perder em 2020: só Flick foi melhor do que Rúben Amorim

Como líder do Sporting de Braga e do Sporting, o jovem treinador português foi derrotado apenas duas vezes no campeonato nacional. Só o treinador campeão europeu perdeu menos na Europa.

Rúben Amorim comemorou a passagem de ano 2019/2020 já como treinador da equipa principal do Sporting de Braga. Foi anunciado como líder da equipa minhota precisamente na última semana de 2019, mas a sua passagem pelo banco da “Pedreira” só durou dois meses e pouco. Mudou-se para Alvalade no início de março, onde continua.

O jovem técnico passou assim o ano todo a orientar equipas da primeira divisão nacional e perdeu somente dois jogos, no seu ano de estreia. Em Braga esteve durante nove jogos – ganhou oito, incluindo contra FC Porto, Sporting e Benfica, em menos de um mês.

Ao serviço do Sporting continuou sem perder até à antepenúltima jornada, mas nas últimas três rondas foi derrotado pelos rivais FC Porto e Benfica. Na presente edição da I Liga acumula 11 partidas, contabilizando nove vitórias e dois empates.

Ou seja, ao longo de 2020, Rúben Amorim esteve em 31 jogos da I Liga portuguesa. Perdeu duas vezes e ficou em segundo lugar, se olharmos para os registos dos treinadores presentes em todas as primeiras divisões dos 10 países mais bem cotados na tabela oficial da UEFA.

Nas contas que se seguem, deixámos de fora os treinadores que tiveram passagens curtas pelo banco. Também foram excluídos os principais campeonatos de França e de Holanda que, apesar de estarem no top 10 europeu, acabaram mais cedo na época anterior devido à pandemia de covid-19 e, por isso, o número de jogos foi consideravelmente menor.

Números incríveis do Bayern de Flick

Apenas o treinador campeão europeu foi melhor do que o treinador português. Hans-Dieter Flick conduziu o Bayern Munique neste ano e perdeu apenas uma vez, curiosamente com “estrondo”, quando foi derrotado pelo Hoffenheim por 4-1, na segunda jornada da edição atual da Bundesliga, onde conta com três empates até agora.

Na segunda volta da época passada, que começou em janeiro, os números foram impressionantes: 16 vitórias, um empate e zero derrotas – fazendo lembrar o início de Bruno Lage no Benfica. E mais: metade desses triunfos foram conseguidos com quatro ou mais golos em cada jogo. A “máquina” do Bayern funcionou, não só na Liga dos Campeões, mas também no campeonato alemão.

Pioli e Semak iguais, Simeone e Nagelsmann a seguir

Há dois treinadores que conseguiram, tal como Amorim, perder apenas duas vezes em 2020, no campeonato nacional.

Um deles é Stefano Pioli. “Mas o AC Milan não perdeu muitas vezes na época passada?” Pode perguntar o leitor mais atento à liga italiana. Perdeu. 10 derrotas. Mas oito desses desaires aconteceram ainda em 2019, na primeira metade da Serie A anterior.

A partir de janeiro e até dezembro, somente Inter Milão e Génova bateram o AC Milan – ambos na última temporada. Na presente época, como se sabe, o AC Milan ainda não perdeu e lidera o campeonato.

Da Rússia chega outro treinador que só perdeu dois jogos em 2020: Sergei Semak. O Zenit São Petersburgo foi derrotado por Dínamo Moscovo e Rubin Kazan, já nesta época. Na fase final da temporada anterior, entre fevereiro e julho, o campeão russo nunca perdeu.

Logo a seguir a este trio ficaram Diego Simeone, treinador do Atlético de Madrid, e Julian Nagelsmann, comandante do Leipzig. Ambos só foram derrotados três vezes em 2020, no respetivo campeonato nacional.

[sc name=”assina” by=”NMT, ZAP” ]
PARTILHAR

RESPONDER

Um medicamento comum utilizado para tratar a diarreia pode ajudar a combater células cancerígenas agressivas

- Um fármaco comum prescrito para tratar a diarreia pode ajudar a combater um tipo agressivo de cancro cerebral (glioblastoma), sugere uma nova investigação levada a cabo pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha. Em causa está a …

Trovants, as estranhas "pedras vivas" da Roménia que intrigam moradores (e fascinam cientistas)

Costesti, uma pequena cidade na Roménia, é o lar de estranhas manifestações geológicas que intrigam os habitantes locais com a sua aparência orgânica. Estas "pedras vivas" inspiram mitos sobre a capacidade de crescerem e moverem-se …

Cientistas descobrem (acidentalmente) nova espécie de cobra que estava escondida, porém à vista de todos

Jeff Weinell, investigador no Instituto de Biodiversidade da Universidade de Kansas, descobriu que três espécies de cobras preservadas na coleção de biodiversidade, encontradas em missões entre 2006 e 2012, e ignoradas até agora, pertenciam a …

Cientistas criam mini robô que navega pelo sistema vascular cerebral

Uma equipa de cientistas da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça, aproveitou a energia hidrocinética, a energia mecânica resultante do movimento de líquidos, para chegar a lugares do corpo humano sem recorrer a …

Cientistas podem ter detetado pela primeira vez o nascimento de um magnetar devido a uma colisão colossal

Há muito tempo, no Universo distante, uma enorme explosão de raios-gama libertou mais energia em meio segundo do que o Sol irá produzir durante a sua vida inteira de 10 mil milhões de anos. Depois de …

Flor com mais de 100 milhões de anos foi preservada até agora por âmbar birmanês

Um grupo de investigadores da Oregon State University identificou um novo género de uma flor do período médio do Cretáceo. Esta foi encontrada congelada no tempo por âmbar birmanês. George Poinar Jr., professor da Faculdade de …

Novo tratamento pode travar sintomas da covid-19

No Reino Unido, uma equipa de cientistas acabou de recrutar os primeiros participantes de um novo estudo de anticorpos de longa ação. Se o tratamento for eficaz, pode dar àqueles que já foram expostos ao …

Ondulações no espaço-tempo podem fornecer pistas sobre os componentes ausentes do Universo

Quase tudo encaixa na Teoria do Universo. Alguns cientistas defendem que as ondulações subtis na estrutura do espaço-tempo podem ajudar a encontrar a peça em falta. As ondas gravitacionais são ondulações no tecido do espaço-tempo que …

O fumo dos incêndios florestais esconde uma ameaça pouco conhecida: micróbios infecciosos

Este ano foi especialmente problemático no que toca a incêndios florestais. Além das inúmeras consequências já conhecidas da inalação do fumo, há mais uma ameaça até agora pouco conhecida: pode ser uma nova rota de …

Califórnia vai ter os primeiros veículos de entrega totalmente autónomos

https://vimeo.com/498001611 Quase três anos depois de ter revelado o seu veículo de entrega autónomo, a startup Nuro teve finalmente luz verde para iniciar as operações comerciais na Califórnia. Embora seja um veículo totalmente autónomo, o R2 foi …