“Nem drogas nem álcool”. Revelada a causa da morte de Maradona

A morte de Diego Armando Maradona não esteve relacionada com drogas ilegais ou álcool. Foram-lhe dados psicofármacos que podiam não ser “adequados”.

A imprensa argentina revelou os resultados da autópsia de Diego Maradona, na qual as autoridades não encontraram indícios de drogas ilegais ou álcool na altura da morte. A autópsia revelou que Maradona faleceu “de um edema pulmonar agudo secundário e de uma insuficiência cardíaca crónica”.

A agência noticiosa argentina Télam avança que, por sua vez, foram encontrados “psicofármacos” no sangue e na urina do ex-futebolista.

“Venlafaxina, quetiapina, levetiracetam e naltrexona” são, de acordo com os especialistas, arritmogénicos, “ou seja, produzem arritmia” e podiam não ser “adequados para um paciente com problemas cardíacos crónicos”, escreve a Tribuna Expresso.

“O que davam a Maradona eram psicofármacos e nenhum medicamento para a sua condição cardíaca”, explica um dos investigadores. Nenhum deles é considerado ideal para tratar “uma miocardiopatia dilatada”.

Os investigadores dizem ainda que o peso do coração de Maradona era de 503 gramas, “cerca do dobro do peso normal”. O fígado do argentino apresentava um “quadro cirrótico provável”, os pulmões tinham uma “rotura de septos alveolares” e um “foco com edema intra-alveolar”, já os rins mostraram uma “necrose tubular aguda”.

Horas antes de ser conhecido publicamente o resultado da autópsia de Diego Maradona, a sua filha mais nova, Gianinna Maradona, através do Twitter, atirou-se às pessoas que pensavam que drogas ou álcool tinham sido responsáveis pela morte de ‘El Pibe’.

“Todos os filhos da p*** à espera que a autópsia do meu pai tenha drogas, marijuana e álcool. Não sou médica e via-o muito inchado. A voz robótica. Não era a voz dele. Estava a acontecer e eu é que era a louca desequilibrada”, escreveu a ex-mulher do futebolista de Sergio Agüero.

[sc name=”assina” by=”Daniel Costa, ZAP” ]
PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Se não morreu do mal, morreu da cura, assunto resolvido! Como futebolista foi enorme, como homem pouco valeu, que descanse em paz e que o seu trajeto por cá sirva de reflexão para muitos de nós.

    • Não digas que como homem pouco valeu porque a autópsia comprovou que ele tinha um grande coração.

      Lamento a piada de humor negro e para alguns de mau humor… mas não resisti 🙂
      Nunca estive com ele, não o posso avaliar como homem, mas como jogador marcou uma época.

      • Boa! Como homem também parece ter tido a sua parte positiva, mas infelizmente a negativa parece ter suplantado a primeira, por vezes o dinheiro é traiçoeiro quando a pessoa é fraca de carácter.

  2. Venlafaxina, quetiapina, levetiracetam e naltrexona são drogas, pelo menos a venlafaxina e´bem pior que qualquer uma das dorgas pesadas que andam por aí. Coitado, como ele há muitos por aí a bater a bota com estes psicofármacos, nome chique para droga.

    • Caro leitor,
      Obrigado pelo reparo.
      A expressão usada foi alterada para “edema pulmonar agudo secundário”.
      Caso tenha sugestão melhor, agradecemos o seu contributo.

    • Todos nós temos dois pulmões. Um primário e outro secundário, este último apenas utilizado enquanto pneu suplente. Neste caso o furo deu-se no pneu suplente 😉

RESPONDER

Um medicamento comum utilizado para tratar a diarreia pode ajudar a combater células cancerígenas agressivas

- Um fármaco comum prescrito para tratar a diarreia pode ajudar a combater um tipo agressivo de cancro cerebral (glioblastoma), sugere uma nova investigação levada a cabo pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha. Em causa está a …

Trovants, as estranhas "pedras vivas" da Roménia que intrigam moradores (e fascinam cientistas)

Costesti, uma pequena cidade na Roménia, é o lar de estranhas manifestações geológicas que intrigam os habitantes locais com a sua aparência orgânica. Estas "pedras vivas" inspiram mitos sobre a capacidade de crescerem e moverem-se …

Cientistas descobrem (acidentalmente) nova espécie de cobra que estava escondida, porém à vista de todos

Jeff Weinell, investigador no Instituto de Biodiversidade da Universidade de Kansas, descobriu que três espécies de cobras preservadas na coleção de biodiversidade, encontradas em missões entre 2006 e 2012, e ignoradas até agora, pertenciam a …

Cientistas criam mini robô que navega pelo sistema vascular cerebral

Uma equipa de cientistas da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça, aproveitou a energia hidrocinética, a energia mecânica resultante do movimento de líquidos, para chegar a lugares do corpo humano sem recorrer a …

Cientistas podem ter detetado pela primeira vez o nascimento de um magnetar devido a uma colisão colossal

Há muito tempo, no Universo distante, uma enorme explosão de raios-gama libertou mais energia em meio segundo do que o Sol irá produzir durante a sua vida inteira de 10 mil milhões de anos. Depois de …

Flor com mais de 100 milhões de anos foi preservada até agora por âmbar birmanês

Um grupo de investigadores da Oregon State University identificou um novo género de uma flor do período médio do Cretáceo. Esta foi encontrada congelada no tempo por âmbar birmanês. George Poinar Jr., professor da Faculdade de …

Novo tratamento pode travar sintomas da covid-19

No Reino Unido, uma equipa de cientistas acabou de recrutar os primeiros participantes de um novo estudo de anticorpos de longa ação. Se o tratamento for eficaz, pode dar àqueles que já foram expostos ao …

Ondulações no espaço-tempo podem fornecer pistas sobre os componentes ausentes do Universo

Quase tudo encaixa na Teoria do Universo. Alguns cientistas defendem que as ondulações subtis na estrutura do espaço-tempo podem ajudar a encontrar a peça em falta. As ondas gravitacionais são ondulações no tecido do espaço-tempo que …

O fumo dos incêndios florestais esconde uma ameaça pouco conhecida: micróbios infecciosos

Este ano foi especialmente problemático no que toca a incêndios florestais. Além das inúmeras consequências já conhecidas da inalação do fumo, há mais uma ameaça até agora pouco conhecida: pode ser uma nova rota de …

Califórnia vai ter os primeiros veículos de entrega totalmente autónomos

https://vimeo.com/498001611 Quase três anos depois de ter revelado o seu veículo de entrega autónomo, a startup Nuro teve finalmente luz verde para iniciar as operações comerciais na Califórnia. Embora seja um veículo totalmente autónomo, o R2 foi …