Armindo esteve preso por um crime que não cometeu. Agora exige meio milhão ao Estado

Armindo Castro esteve dois anos e meio preso por um crime que não cometeu. Agora, exige ao Estado uma indemnização de meio milhão de euros como forma de reparar “o erro grosseiro” que foi a sua condenação.

Armindo Castro, um estudante de Fafe de 32 anos, foi condenado a 20 anos de prisão pelo homicídio da tia, Odete Castro, em Joane, Famalicão, em 2012.

O crime viria a ser assumido, dois anos depois, por outro homem. Armindo Castro acabou por ser absolvido, já em janeiro de 2018, mas a sua vida não voltou a ser a mesma, segundo o que disse ao Correio da Manhã.

“Esperávamos que alguém, em nome do Estado, tivesse algum contacto com o Armindo Castro, no sentido de pedir desculpa pelo menos, atenuar esta injustiça e reparar este enorme erro judiciário. Mas isso nunca aconteceu e decidimos, por isso, avançar com este processo para exigir a reparação deste erro clamoroso da Justiça portuguesa”, explicou o advogado Paulo Gomes.

Agora, Armindo Castro está a exigir ao Estado uma indemnização de meio milhão de euros como forma de reparar “o erro grosseiro indesculpável e escandaloso”. Ao mesmo jornal, o homem disse ter ficado com “danos psicológicos gravíssimos” depois de passar dois anos e meio atrás das grades.

“Ficou claramente demonstrado no acórdão que o Armindo nada teve que ver com este crime”, realçou o advogado como fundamento para o pedido de indemnização.

O homicídio de Odete Castro foi, na realidade, cometido por um casal de vizinhos – Artur Gomes e Júlia Lobo -, já condenados a penas de 20 e 18 anos de prisão.

Durante a investigação inicial, Armindo Castro confessou o crime e fez até uma reconstituição do homicídio. Segundo ele, só o fez por se sentir pressionado e ameaçado, temendo que a mãe pudesse ser presa.

[sc name=”assina” by=”ZAP” ]
PARTILHAR

25 YORUMLAR

  1. Como?!
    Erro?
    Então o artista confessou que assassinou a tia (várias vezes, incluido na reconstituição), foi condenado e agora ainda quer dinheiro?
    Esse palerma é que tem que ser condenado por mentir andar a brincar com a justica!!

    • Deves ser é parvo. Aliás, és… A julgar pelo calibre das alarvidades que costumas arrotar por aqui.

      Então os verdadeiros criminosos já confessaram o crime, e tu queres à mesma que o inocente seja culpado? Faz-te assim tanta comichão alguém ter direito a receber meio milhão de euros, e tu não? Tens a inveja entranhada nos ossos. Pode ser que entretanto seja a tua Mãe ou a tua irmã a ser condenada por crimes não cometidos e nesse dia… Vai te queixar ao Totta.

      • Tu, com as limitações que revelas constantemente, certamente que não serias condenado. pois nenhum juiz acreditaria na tua confissão…
        Ele é culpado por mentir várias vezes e de inventar estorias, já tu, coitado, provavelmente não tens culpa de seres assim…

    • Parece que nunca ouviste falar que o habitual é a justiça dizer que se admitires o crime há atenuantes e redução da pena. Parece que também não sabes que perante o Ministerio Publico a culpa nunca fica solteira. Se não se descobre o culpado, inventa-se um. És o gajo errado no sitio e na hora errada e fazem-te a folha só para a investigação não ficar mal na fotografia.

      • Parece-me que tu não sabes NADA deste caso, portanto essas tuas deduções genéricas valem ZERO!!
        Não faltam casos sem culpados e ele é que inventou – o tontinho confessou (várias vezes, incluindo na reconstituição e no julgamento), portanto…

    • A confissão de um crime não constitui prova. Essa até eu sei. E sou bronco. Há vários exemplos disso. Imagine um pai a querer proteger um filho assumindo o crime deste!

        • Não, não é. Procura informar-te melhor para evitares fazeres figuras ridículas. A confissão não é meio de prova. Não é e nunca foi. A pessoa pode confessar um crime. Mas se posteriormente o tribunal não o conseguir comprovar então de nada serve a confissão. Em si mesmo nunca pode ser um meio de prova.

          • Bem, estou a ver que queres mesmo ser bronco!…
            Qual é parte de “ele confessou EM JULGAMENTO”, que tu não percebes?!
            E sim, a confissão (neste caso) é um meio de prova!
            .
            Valor da confissão
            Qual é o valor da confissão no processo penal português?
            “No Código de 1987 – que continua actualmente em vigor –, o valor da confissão depende da sua veracidade, da fase em que é prestada, da existência de co-arguidos, da gravidade do crime e do confronto com outras provas.”
            https://www.cmjornal.pt/opiniao/detalhe/valor-da-confissao
            .
            Lê a alínea h), na página 11 (193):
            https://www.plmj.com/xms/files/Artigos_e_Publicacoes/2018/acerca_do_valorValor_probatorio_da_confissao_do_arguido_-_DIC.PDF

            • Arre que este Eu! é mesmo burro. Fica-te apenas pelo início da tua citação e vê se percebes o que lês: …”o valor da confissão depende da sua veracidade…”, logo, tem de se provar a sua veracidade!
              Nenhum tribunal aceita apenas a confissão. Tem de haver forma de assegurar minimamente que esta é verdadeira.
              Já que de tribunais pouco percebes… continua pelas tascas.

            • Precisamente!!! A confissão só por si nada vale. O tribunal tem de conseguir fazer prova que é verdadeira. E isso é que constitui o meio de prova.
              Qualquer advogado com alguma experiência em tribunais explica-te isso melhor.
              Volta lá para o tasco e bebe mais dois ou três copos.

          • E estás totalmente errado. Nunca vi em nenhuma situação um tribunal aceitar uma confissão como elemento de prova de um crime. Tem de haver algo que constitua meio de prova e que no fundo confirme a veracidade dessa confissão. E basta usares um pouco essa cabeça oca para perceber o porquê. Pai a proteger um filho; um cidadão sem cadastro a proteger um familiar cadastrado de ser condenado e a ter de cumprir prisão efetiva; e por aí fora.

            • É?!
              Então lê o ponto nº 1 do artigo 358.º:
              .
              Código Civil
              LIVRO I – PARTE GERAL
              TÍTULO II – Das relações jurídicas
              SUBTÍTULO IV – Do exercício e tutela dos direitos
              CAPÍTULO II – Provas
              SECÇÃO III – Confissão
              ———-
              Artigo 358.º – (Força probatória da confissão)
              1. A confissão judicial escrita tem força probatória plena contra o confitente.
              2. A confissão extrajudicial, em documento autêntico ou particular, considera-se provada nos termos aplicáveis a estes documentos e, se for feita à parte contrária ou a quem a represente, tem força probatória plena.
              3. A confissão extrajudicial não constante de documento não pode ser provada por testemunhas nos casos em que não é admitida a prova testemunhal; quando esta seja admitida, a força probatória da confissão é livremente apreciada pelo tribunal.
              4. A confissão judicial que não seja escrita e a confissão extrajudicial feita a terceiro ou contida em testamento são apreciadas livremente pelo tribunal.
              http://bdjur.almedina.net/citem.php?field=item_id&value=970791

            • Ó Eu! tens de ir mais longe. Vê as aplicações práticas da lei nos tribunais nacionais e depois volta. Isso de ler um artigo é mesmo para os calões. Tens de te esforçar um pouco mais. Diz-me um caso em que a confissão só por si tenha sido meio de prova!

            • “Diz-me um caso em que a confissão só por si tenha sido meio de prova!”
              Só por si?!
              Tens que me dizer onde é que eu escrevi isso!!

  2. Caro “Eu!”.

    Cabe à justiça provar que determinado individuo cometeu um crime, ou não. Ainda que alguém confesse que o cometeu…

    “É Claro e evidente que não basta apenas a confissão para se garantir a liberdade ou a condenação de acusado, pois devem ser analisados os meios e o real motivo a que levou a ser feita a confissão.”

    Prova são todos os elementos directos ou indirectos destinados a apreciação judicial, cuja finalidade sirva para convencimento do juiz. Prova significa ensaio, exame, apreciação, cabendo-se três sentidos:

    a) Ato de provar: processo pelo qual se verifica a exactidão ou a verdade do fato alegado pela parte no processo;

    b) Meio: instrumento pelo qual se demonstra a verdade de algo;

    c) Resultado: produto extraído da análise de instrumentos de prova oferecidos, demonstrando a verdade de um facto.

    Portanto, temos que a confissão é um meio de prova, pois temos o acusado admitindo um delito/contravenção cometido.

    Contudo, à força provatória da confissão não pode ser atribuído valor absoluto, pois existem circunstâncias que podem levar o acusado a reconhecer-se culpado, como por exemplo, enfermidade mental, razões de lucro, sacrifício em relação ao amor maternal, paternal, dentre tantas outras.

    Por estas razões, é que a confissão não pode ser caracterizada como prova absoluta. Ademais, podemos vislumbrar que o legislador dispôs que o valor da confissão se aferirá pelos critérios adoptados para outros elementos de prova, e para sua apreciação, o juiz deverá confronta-la com as demais provas do processo, verificando se entre ela e estas existe compatibilidade ou concordância.

    Desta forma, fica claro e evidente que não basta apenas a confissão para se garantir a liberdade ou a condenação de acusado, pois devem ser analisados os meios e o real motivo a que levou a ser feita a confissão.

    • Certo, mas como ele confessou várias vezes que matou a tia e ainda inventou os pormenores de como o fez, ele é que deve ser condenado por andar a brincar com a justiça!!

  3. Olha lá Ó “EU” ou és parvo ou cagas a andar, tantas pessoas a tirar-te a razão e tú sempre cheia dela, então a quantas pessoas pressionadas assumem o que não fizeram! Têm que haver sempre uma investigação mesmo que alguém se declare culpado ou não, és como o Maduro só ele é que sabe, vai para a escola.

    • Oh patetinha, se queres ter alguma da minha atenção, tens que responder nos meus comentários, senão passas “ao lado” porque eu tenho mais que fazer do que andar a ler tudo novamente…
      A “razão” não se “dá” ou “tira” pelo nº de pessoas – não é por haver 500 palermas a dizer que a terra é plana que eu, com o conhecimento que tenho sobre o assunto, vou mudar a minha opinião; percebido?!
      .
      Houve um investigação, uma reconstituição e um julgamento (onde ele explicou como matou a tia!) – depois diz que não foi ele e agora ainda quer dinheiro?!
      Além disso, o cromo não era nenhum desgraçadinho – era estudante do 3ª ano de, nada mais nada menos do que CIÊNCIAS FORENSES e CRIMINAIS!!!
      Pois…
      Eu é que lhe dava o meio milhão…

  4. E se fosses para a escola aprender a escrever correctamente…
    “Ele é culpado por mentir várias vezes e de inventar estorias, já tu, coitado, provavelmente não tens culpa de seres assim…”
    Apesar do acordo ortográfico penso eu que a palavra “HISTÓRIAS” não foi abrangida e continua-se a escrever como sempre se escreveu…
    Se esta História fosse contigo, queria ver o que inventavas só para te livrares de ser enjaulado por muito tempo, e para conseguires um acordo até dizias o que não querias, mais só de pensares que podias vir a ser namorada de alguém (outro recluso) até eras capaz de jurar que o mundo era plano, ou então ficavas todo contente….

    • A ignorância é mesmo atrevida!
      Se não sabes mais, porque não te informas antes de mostrares publicamente a tua ignorância?!
      .
      estória e história
      [Ortografia / Lexicografia]
      ttps://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/457
      .
      História é estória?
      http://ensina.rtp.pt/artigo/historia-e-estoria/
      .
      Vês?!
      Agora já não tens desculpa e, se fosses pesquisar antes de escreveres disparates, não terias feito essa figura…

RESPONDER

Online kaszinó játékok és tippek

Az online kaszinók ma már sokak számára elérhető, kényelmes és szórakoztató alternatívát jelentenek a hagyományos játéktermek mellett. A platformok széles választékát kínálják a nyerőgépektől a pókerig, és a technológia fejlődése révén egyre jobb felhasználói élményt …

Beyond Bets Elevate Your Online Casino with Richmoose.co.com & Cutting-Edge Solutions

Beyond Bets: Elevate Your Online Casino with Richmoose.co.com & Cutting-Edge SolutionsThe Evolution of Online Casino TechnologyChoosing the Right Casino Platform ProviderEssential Features of a Modern Casino PlatformThe Importance of API IntegrationsOptimizing the Player ExperienceSecurity and …

Beyond Resolution Expert Assistance with Qbet customer support – 247 Problem Solvers.

Beyond Resolution: Expert Assistance with Qbet customer support – 24/7 Problem Solvers.Understanding Qbet’s Support ChannelsLive Chat: Immediate AssistanceTroubleshooting Common IssuesAccount Verification ProceduresOptimizing Your Support ExperienceEmail Support: Detailed Inquiries & DocumentationBeyond Resolution: Continued Support & Resources Beyond …

Ekscytująca Rozrywka Online Czeka – Przewodnik po Slottica Casino httpspl-slotticacasino.com i Świec

Ekscytująca Rozrywka Online Czeka – Przewodnik po Slottica Casino https://pl-slotticacasino.com/ i Świecie Wirtualnych Hazardowych Gier.Co to jest Slottica Casino?Rejestracja i LogowanieMetody Wpłat i WypłatOferta Gier w Slottica CasinoAutomaty do GierGry Stołowe i KartyBonusy i Promocje …

Opening Date for Boomtown Casino: A New Era of Entertainment

Boomtown Casino, a highly anticipated addition to the gaming and entertainment landscape, is set to open its doors to the public on March 15, 2024. Nestled in a prime location, the casino aims to offer …

Snabbare uttag, säkrare spel – din guide till Incognito casino withdrawal time och smidiga vinster.

Snabbare uttag, säkrare spel – din guide till Incognito casino withdrawal time och smidiga vinster.Förstå Faktorer Som Påverkar UttagstiderOlika Uttagsmetoder och Deras SkillnaderE-plånböcker: Snabbheten och BekvämlighetenTraditionella Banköverföringar: Säkerhet FramföralltTips för Snabbare UttagVanliga Frågor om Incognito …

Jackpots knacken & Spannung erleben – Ihr Online-Casino Abenteuer bei httpsheatscasino.bet beginnt j

Jackpots knacken & Spannung erleben – Ihr Online-Casino Abenteuer bei https://heatscasino.bet/ beginnt jetzt!Die Vielfalt der Spiele bei HeatcasinoBonusangebote und PromotionenSicherheit und KundenserviceZahlungsmethodenMobile KompatibilitätVerantwortungsbewusstes Spielen Jackpots knacken & Spannung erleben – Ihr Online-Casino Abenteuer bei https://heatscasino.bet/ beginnt …

Nyerő Online Kaszinó Útmutató

Az online kaszinók világa gyorsan növekszik, és egyre több játékos keres megbízható információkat arról, hogyan válasszon platformot, játsszon felelősséggel, és maximalizálja az élményt. Sok játékos kedveli a online kaszinó kínálatokat, mert egyszerűen elérhetők, változatos játékokat …

Czy Deloro casino to brama do ekscytujących wygranych i niezapomnianych wrażeń hazardowych online

Czy Deloro casino to brama do ekscytujących wygranych i niezapomnianych wrażeń hazardowych online?Oferta Gier w Deloro Casino – Od Klasyki do NowościAutomaty do Gier – Królestwo Szczęśliwych LosówGry Stołowe – Elegancja i StrategiaKasyno na Żywo …

Мостбет Обзор, Зеркало Mostbet, Отзывы

"мостбет Отзывы Реальные отзывы ИгроковContentМетоды ВыводаЖалоба Mostbet: разве Пользователи Были Недовольны?продифференцируйте Ставок На СпортMostbet Банковские ВозможностиЛегальность MostbetMostbetMostbet Варианты Ставок спустя Мобильное ПриложениеИнформация О Ставках и Mostbet Их видыКак Сделать Ставку На MostbetБонусы И АкцииМетоды Депозитаотзыва …