José Sena Goulão / Lusa

Ricardo Salgado, Isabel Almeida, António Soraes, José Castella, Pedro Luís Costa e Cláudia Boal de Faria são os seis arguidos na investigação relacionada com o “Universo Espírito Santo”, esclareceu esta segunda-feira a Procuradoria-Geral da República.
“Até ao momento, foram constituídos arguidos Isabel Almeida, António Soares, Ricardo Salgado, José Castella, Pedro Luís Costa e Cláudia Boal de Faria”, disse a PGR, em resposta à agência Lusa, a propósito da lista de seis arguidos do processo em que o ex-presidente do BES Ricardo Salgado ficou em prisão domiciliária, desde sexta-feira.
Assim, além de Ricardo Salgado, são arguidos no processo Isabel Almeida (ex-diretora diretora financeira do BES, que foi “braço direito” do antigo administrador Morais Pires), António Soares (ex-diretor do BES VIDA), Pedro Luís Costa (ex-administrador do Espírito Santo Ativos Financeiros), José Castella (que foi responsável pela tesouraria do Gupo Espírito Santo) e Cláudia Boal de Faria (que pertenceu à área de vendas e estruturação do BES).
José Castella, o controller financeiro que registava em áudio as reuniões do conselho superior do Grupo Espírito Santo, tornou-se conhecido como o homem do gravador.
Ricardo Salgado foi ouvido pelo juiz Carlos Alexandre num inquérito dirigido pelo Departamento Central de Investigação e Ação e Penal (DCIAP) em que estão em causa os crimes de corrupção no setor privado, branqueamento de capitais, fraude fiscal, burla qualificada, abuso de confiança, falsificação de documentos e falsificação informática.
/Lusa


…O caudal seria de riacho com aqueles seis suspeitos. Demasiado pouco para tanto… Faltam os ajoelhados penitentes “peões de brega” para o mar de estragos consumados