Fernando Veludo / Lusa

A Procuradoria-Geral da República (PGR) deu 45 dias ao Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) para fazer um ponto de situação sobre a Operação Marquês, na qual José Sócrates é o principal arguido.
Segundo o Observador, o vice-procurador geral, Adriano Cunha, deu 45 dias a Amadeu Guerra, diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), para fazer o ponto da situação sobre a Operação Marquês.
No mesmo despacho, fica confirmado que o prazo oficial da conclusão do inquérito é a 20 de novembro, uma vez que a resposta à última carta rogatória enviada para a Suíça chegou no passado dia 22 de agosto, data a partir da qual é contado o prazo máximo de três meses.
No entanto, fica claro que a procuradora-geral, Joana Marques Vidal, não está à espera que a equipa de investigação de Rosário Teixeira termine a investigação até 13 de outubro.
O jornal online escreve ainda que, tendo em conta o prazo de 45 dias, é pouco provável que o despacho de encerramento de inquérito seja emitido até ao dia 13 de outubro, ou seja, o documento só deverá ser emitido depois das autárquicas.
O ex-primeiro-ministro José Sócrates está indiciado por fraude fiscal qualificada, corrupção e branqueamento de capitais. Foi detido, em prisão preventiva, no final de 2014 e libertado um ano depois.
A Operação Marquês investiga a eventual prática de crimes de corrupção, branqueamento de capitais, recebimento indevido de vantagem, tráfico de influência, falsificação e fraude fiscal. Além de Sócrates, também são arguidos Ricardo Salgado, Armando Vara, Zeinal Bava e Henrique Granadeiro. O caso conta com 31 arguidos: 22 singulares, e nove coletivos. A investigação começou em 2013.
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=”” ]


“20 de novembro”….? Ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha!!!!!!!!!!!!!!!!!! Nessa data vamos saber quantos meses vai ser adiado(https://zap.aeiou.pt/acusacao-a-socrates-so-sera-conhecida-a-15-de-setembro-107081)! Continuam a não ter nada! E TODOS NÓS andamos a pagar para estes gajos (e gajas) andarem a brincar aos juízes. Tenham juízo! Especialmente a Procuradora Geral… Têm provas? Condenem! Não têm? Soltem! E as indemnizações por danos causados (e despesas)? Deviam ser os juízes e investigadores a pagar, mas vamos ser nós a pagar também. E ainda há gente que está satisfeita com a “nossa justiça” (mas só no caso do Sócrates)…
Curioso como os “odiantes” do Sócrates (e, já agora, os apoiantes) ainda não vieram para aqui mandar bitaites… Será que se cansaram?