Nota artística: vais trabalhar à 1h da manhã, mas vais contente

Eles sabem que, provavelmente, vão perder. Perderão, quase de certeza. Mas este é o jogo da vida deles. É o jogo em que eles demonstram ainda mais o amor pela camisola, o amor pelo jogo. Como contou um deles, antes deste encontro: “Trabalho da uma às cinco da manhã no Metro. Chego a casa às seis horas, durmo até às sete e meia, depois levo o meu filho à escola e sigo para o treino. Isto é o amor que temos ao clube e ao futebol”. E ao jogo.

Estádio do Jamor, Taça de Portugal. Não, não é a final. O Sacavenense gostava que fosse, mas não é. É ainda a terceira eliminatória.

Em campo vão estar, pelo Sporting: Max, Coates, Neto, Inácio, Borja, Antunes, Matheus Nunes, João Mário, Nuno Santos, Jovane e Šporar. Qualquer adepto atento ao futebol em geral conhece todos estes futebolistas.

Pelo Sacavenense são titulares: Tiago Mota, Carlos Bebé, Ricardão Santos, Diogo Duque, André Pires, Daniel Pinto, Carlos Saavedra, João Job, Léo Mofreita, Didi e Iaquinta. Qualquer adepto atento ao futebol em geral não conhece qualquer destes futebolistas. Pode lembrar-se do nome Iaquinta, mas de um italiano que viria a ser condenado em tribunal.

Que diferença entre um plantel e outro. Nas bancadas vazias do Jamor até comentavam: “Coitados”

Mais uma vez, um Nuno sportinguista marcou cedo nesta época. O Santos, logo ao terceiro minuto. Na fase seguinte a equipa de Sacavém até conseguiu aguentar o jogo, estava melhor, parecia que nem ia sair goleada dali. Mas perto da meia hora, Coates apareceu lá na frente, marcou. Um golo quase caído do céu, diga-se.

Jovane apontou o terceiro logo a seguir, numa grande penalidade. 0-3 ao intervalo mas 0-4 logo aos dois minutos da segunda parte. Olha um defesa a bisar. Coates andou a aprender com um ex-rival que agora anda pela cidade de Manchester.

E eis que, aos 52 minutos, surge o momento do jogo. Iaquinta. Foi mesmo ele. Um dos dois jogadores do Sacavenense que trabalham na Metro de Lisboa. Vais trabalhar à uma hora da madrugada, já a seguir, mas vais contente: marcaste um golo ao Sporting! Bem, por um lado, esperemos que esta partida não siga para prolongamento. Porque já começou às nove e um quarto da noite e, se ainda tiver tempo extra, a noite fica mesmo longa… Mas será uma noite diferente para Iaquinta. Uma companheira dos seus gritos de alegria.

1-4 no marcador. E assim parecia que ia ficar. Sem prolongamento. Vais chegar a tempo ao emprego. Até que, nos últimos minutos, três golos provenientes de Alcochete: dois de Pedro Marques e um de Gonçalo Inácio. Contas fechadas.

Quanto ficou mesmo? Sete a um. Bom, este Sporting do evangelista Ruben gosta mesmo de ganhar e de marcar muitas vezes. Três golos ao Gil Vicente, quatro ao Tondela, quatro em Guimarães, sete no Jamor… Sete no Jamor? O evangelista não tinha vencido aqui por 7-1? Pois tinha. Logo no seu primeiro jogo como líder da equipa principal do Sporting…de Braga. Pois, um evangelista costuma gostar do sete.

E, ao som do piano, embalem-se no sonho. Os homens do Sacavenense tinham o sonho de afastar o Sporting da Taça, disse o próprio treinador. Ficaram com o sonho.

Mas, ao som do piano, fiquem com as memórias de um jogo histórico. Não memorizem o desfecho. Memorizem que dividiram o relvado com um dos maiores clubes portugueses.

[sc name=”CR”] [sc name=”assina” by=”NMT, ZAP” ]
PARTILHAR

RESPONDER

Um medicamento comum utilizado para tratar a diarreia pode ajudar a combater células cancerígenas agressivas

- Um fármaco comum prescrito para tratar a diarreia pode ajudar a combater um tipo agressivo de cancro cerebral (glioblastoma), sugere uma nova investigação levada a cabo pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha. Em causa está a …

Trovants, as estranhas "pedras vivas" da Roménia que intrigam moradores (e fascinam cientistas)

Costesti, uma pequena cidade na Roménia, é o lar de estranhas manifestações geológicas que intrigam os habitantes locais com a sua aparência orgânica. Estas "pedras vivas" inspiram mitos sobre a capacidade de crescerem e moverem-se …

Cientistas descobrem (acidentalmente) nova espécie de cobra que estava escondida, porém à vista de todos

Jeff Weinell, investigador no Instituto de Biodiversidade da Universidade de Kansas, descobriu que três espécies de cobras preservadas na coleção de biodiversidade, encontradas em missões entre 2006 e 2012, e ignoradas até agora, pertenciam a …

Cientistas criam mini robô que navega pelo sistema vascular cerebral

Uma equipa de cientistas da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça, aproveitou a energia hidrocinética, a energia mecânica resultante do movimento de líquidos, para chegar a lugares do corpo humano sem recorrer a …

Cientistas podem ter detetado pela primeira vez o nascimento de um magnetar devido a uma colisão colossal

Há muito tempo, no Universo distante, uma enorme explosão de raios-gama libertou mais energia em meio segundo do que o Sol irá produzir durante a sua vida inteira de 10 mil milhões de anos. Depois de …

Flor com mais de 100 milhões de anos foi preservada até agora por âmbar birmanês

Um grupo de investigadores da Oregon State University identificou um novo género de uma flor do período médio do Cretáceo. Esta foi encontrada congelada no tempo por âmbar birmanês. George Poinar Jr., professor da Faculdade de …

Novo tratamento pode travar sintomas da covid-19

No Reino Unido, uma equipa de cientistas acabou de recrutar os primeiros participantes de um novo estudo de anticorpos de longa ação. Se o tratamento for eficaz, pode dar àqueles que já foram expostos ao …

Ondulações no espaço-tempo podem fornecer pistas sobre os componentes ausentes do Universo

Quase tudo encaixa na Teoria do Universo. Alguns cientistas defendem que as ondulações subtis na estrutura do espaço-tempo podem ajudar a encontrar a peça em falta. As ondas gravitacionais são ondulações no tecido do espaço-tempo que …

O fumo dos incêndios florestais esconde uma ameaça pouco conhecida: micróbios infecciosos

Este ano foi especialmente problemático no que toca a incêndios florestais. Além das inúmeras consequências já conhecidas da inalação do fumo, há mais uma ameaça até agora pouco conhecida: pode ser uma nova rota de …

Califórnia vai ter os primeiros veículos de entrega totalmente autónomos

https://vimeo.com/498001611 Quase três anos depois de ter revelado o seu veículo de entrega autónomo, a startup Nuro teve finalmente luz verde para iniciar as operações comerciais na Califórnia. Embora seja um veículo totalmente autónomo, o R2 foi …