Nota artística: se souberes adormecer…

…dorme e volta àquele sonho.
Um sonho em que, no amanhecer daquela segunda-feira de 2016, muitos portugueses pensavam que ainda estavam nele. Mas quando acordaram, naquela segunda-feira de 2016, viram que o sonho não havia sido um sonho; acontecera mesmo. Aquela segunda-feira de 2016 serviu para celebrar aquele dia de domingo em 2016.

Sábado não serve.

Sábado, 2020. A maior Luz futebolística naquele dia começou à hora de jantar. Quer dizer, com tanta gente enfiada em casa, janta-se quando quiser. Na Luz, novo encontro entre os melhores da Europa e os melhores do mundo. Mas em solo português, coisa inédita, acho.

Sem surpresas nas equipas iniciais, verificou-se que Portugal entrou em campo sem qualquer jogador…da liga portuguesa. Por acaso tinha dois…da liga francesa. Andamos todos ao contrário neste ano esquisito.

A primeira ameaça de golo partiu do pé de um francês, mas Lloris respondeu com boa defesa. Confusos? O francês, aqui, é o português Guerreiro que nasceu em França.

A segunda ameaça de golo partiu do pé de um campeão europeu, mas Rui Patrício respondeu com boa defesa. Confusos? Um campeão europeu…de clubes, o Coman, que joga na Baviera.

A França está forte. Vários sustos junto da baliza lusa. À meia hora, jogada de laboratório e bola na barra. Martial falhou e voltou a falhar o golo em frente ao guarda-redes português; segundo alguns rumores, o avançado virou-se para o Patrício e comentou: “Faz-me um favor, deixa a bola entrar! Já nem te consigo ver!”.

Do lado português, as bolas paradas tentavam assustar mas assustavam pouco. A França estava mais rápida, mais móvel, mais pressionante e mais decidida. Pouca bola para a turma da casa; por exemplo, ficou a impressão que Bernardo Silva quase nem tocou na bola durante os primeiros 45 minutos.

Intervalo. Fernando Santos saiu para os balneários a olhar para o chão, a pensar na vida. Antes do jogo ele pediu respeito pela França mas nunca pediu receio.

O segundo tempo começa e Kanté aproveitou uma pequena falha…de Rui Patrício. Golo. Olha Portugal a sofrer um golo. É notícia.

Logo a seguir ao golo do surpreendente Kanté, o surpreendente Fonte acertou no poste. Podias ter entrado, pá!

Nos últimos 20 minutos a França desceu, Portugal subiu e, com mais querer do que saber, até poderia ter chegado ao empate.

Muito perto do final, dentro da área gaulesa, Trincão não caiu. Cristiano ficou a olhar para ele, a sugerir uma queda ao jovem compatriota. Trincão terá respondido: “Eu estou aqui para jogar à bola, tu estás aqui para outros espetáculos”. E o capitão terá respondido: “Ui, que corajoso! Já estou a tremer de medo!”.

E ao som da Amália, ficou a tristeza. Portugal perder um jogo também é notícia. E já não estávamos habituados a perder contra a França. E novamente em jogo de contas decisivas.

Creio que ainda vi uma ou outra lágrima.

Mas é o que é.

Neste mano a mano entre os campeões europeus e os campeões mundiais, aqueles que venceram o torneio na Rússia foram superiores. Mérito para a França, e prémio para a França, que conquistou o seu lugar nas meias-finais da Liga das Nações.

[sc name=”CR”] [sc name=”assina” by=”NMT, ZAP” ]

 

PARTILHAR

RESPONDER

Um medicamento comum utilizado para tratar a diarreia pode ajudar a combater células cancerígenas agressivas

- Um fármaco comum prescrito para tratar a diarreia pode ajudar a combater um tipo agressivo de cancro cerebral (glioblastoma), sugere uma nova investigação levada a cabo pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha. Em causa está a …

Trovants, as estranhas "pedras vivas" da Roménia que intrigam moradores (e fascinam cientistas)

Costesti, uma pequena cidade na Roménia, é o lar de estranhas manifestações geológicas que intrigam os habitantes locais com a sua aparência orgânica. Estas "pedras vivas" inspiram mitos sobre a capacidade de crescerem e moverem-se …

Cientistas descobrem (acidentalmente) nova espécie de cobra que estava escondida, porém à vista de todos

Jeff Weinell, investigador no Instituto de Biodiversidade da Universidade de Kansas, descobriu que três espécies de cobras preservadas na coleção de biodiversidade, encontradas em missões entre 2006 e 2012, e ignoradas até agora, pertenciam a …

Cientistas criam mini robô que navega pelo sistema vascular cerebral

Uma equipa de cientistas da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça, aproveitou a energia hidrocinética, a energia mecânica resultante do movimento de líquidos, para chegar a lugares do corpo humano sem recorrer a …

Cientistas podem ter detetado pela primeira vez o nascimento de um magnetar devido a uma colisão colossal

Há muito tempo, no Universo distante, uma enorme explosão de raios-gama libertou mais energia em meio segundo do que o Sol irá produzir durante a sua vida inteira de 10 mil milhões de anos. Depois de …

Flor com mais de 100 milhões de anos foi preservada até agora por âmbar birmanês

Um grupo de investigadores da Oregon State University identificou um novo género de uma flor do período médio do Cretáceo. Esta foi encontrada congelada no tempo por âmbar birmanês. George Poinar Jr., professor da Faculdade de …

Novo tratamento pode travar sintomas da covid-19

No Reino Unido, uma equipa de cientistas acabou de recrutar os primeiros participantes de um novo estudo de anticorpos de longa ação. Se o tratamento for eficaz, pode dar àqueles que já foram expostos ao …

Ondulações no espaço-tempo podem fornecer pistas sobre os componentes ausentes do Universo

Quase tudo encaixa na Teoria do Universo. Alguns cientistas defendem que as ondulações subtis na estrutura do espaço-tempo podem ajudar a encontrar a peça em falta. As ondas gravitacionais são ondulações no tecido do espaço-tempo que …

O fumo dos incêndios florestais esconde uma ameaça pouco conhecida: micróbios infecciosos

Este ano foi especialmente problemático no que toca a incêndios florestais. Além das inúmeras consequências já conhecidas da inalação do fumo, há mais uma ameaça até agora pouco conhecida: pode ser uma nova rota de …

Califórnia vai ter os primeiros veículos de entrega totalmente autónomos

https://vimeo.com/498001611 Quase três anos depois de ter revelado o seu veículo de entrega autónomo, a startup Nuro teve finalmente luz verde para iniciar as operações comerciais na Califórnia. Embora seja um veículo totalmente autónomo, o R2 foi …