Um “mistério” na seleção portuguesa: 2 jogadores não jogaram pelo clube…porquê?

O defesa central do Granada e da seleção portuguesa, Domingos Duarte.

O Granada precisava de jogadores contra a Real Sociedad, para não perder “na secretaria”. Rui Silva e Domingos Duarte, aparentemente, estavam disponíveis mas não foram convocados. Falta saber porquê.

Contexto: o Real Sociedad-Granada foi o jogo que causou alguma polémica em Espanha, na jornada passada do campeonato espanhol porque a equipa visitante chegou ao País Basco muito desfalcada e, no último quarto de hora, não cumpriu as regras impostas na liga espanhola.

O regulamento local obriga à presença no relvado de, no mínimo, sete jogadores do plantel principal de cada equipa. Ou cinco jogadores, caso o plantel em causa esteja fortemente afetado pelo novo coronavírus – era o caso do Granada, nesse domingo, dia 8 de novembro.

O emblema andaluz começou a primeira parte com a Real com sete jogadores do plantel principal; começou a segunda parte com cinco jogadores do plantel principal; mas durante os últimos 15 minutos só estavam em campo quatro futebolistas do plantel principal, porque Molina saiu. Apesar do incumprimento, a Real Sociedad não apresentou denúncia e o resultado (2-0 para a Real) manteve-se.

Portugueses fora, sem motivo?

Na lista (longa) dos futebolistas do Granada ausentes dessa derrota com o líder do campeonato, constam Rui Silva e Domingos Duarte…que estiveram na seleção portuguesa agora, nos três jogos que Portugal realizou diante de Andorra, França e Croácia – Domingos Duarte jogou contra Andorra, durante os 90 minutos; Rui Silva não saiu do banco de suplentes em qualquer encontro.

O estágio da seleção começou no dia seguinte ao jogo entre Real Sociedad e Granada. E aqui começam as perguntas.

Por causa dos vários casos positivos de coronavírus no seu plantel, o Granada anunciou que a maioria do plantel estava confinada. Esse confinamento começou três dias antes do início da concentração das seleções e prolongou-se até ao domingo passado (um dia depois do Portugal-França), como se pode ler no jornal Estadio Deportivo. O confinamento envolveu a maioria dos jogadores que estiveram no Chipre, em jogo da Liga Europa contra o Omonia.

Rui Silva e Domingos Duarte defrontaram o Omonia, ambos foram totalistas. Mas nenhum deles teve que ficar em casa, ao contrário da maioria dos colegas, já que treinaram normalmente com os compatriotas na seleção portuguesa. E também não estavam lesionados, como foi fácil ver nos treinos da seleção campeã europeia.

Os futebolistas do Granada que apresentaram teste negativo à covid-19, obviamente, não teriam de ficar confinados. Partimos do princípio que os dois portugueses apresentaram teste negativo – mas, mesmo assim, não jogaram contra a Real Sociedad (onde o Granada precisava de jogadores do plantel principal para não perder “na secretaria” por 3-0).

Rui Silva e Domingos Duarte também foram totalistas no jogo anterior do campeonato espanhol. Ambos alinharam durante os 90 minutos diante do Levante e nenhum deles viu qualquer cartão; por isso, também não estavam castigados na semana do duelo com a Real Sociedad – mas, mesmo assim, não jogaram.

Claro que há algo normal e básico no futebol, que se chama “opção técnica”. Rui Silva e Domingos Duarte podiam perfeitamente não ter jogado contra a Real Sociedad porque o treinador Diego Martínez não quis convocá-los. Mas num jogo em que, convém reforçar, o Granada precisava de jogadores do plantel principal para cumprir o regulamento…

Portanto, nem coronavírus, nem lesões, nem suspensões… Falta explicar algo.

O ZAP contactou o Granada, ainda antes do Portugal-França. O ZAP contactou a Federação Portuguesa de Futebol, poucos dias depois. Nem o clube espanhol, nem a federação portuguesa, responderam às nossas perguntas.

[sc name=”assina” by=”NMT, ZAP” ]
PARTILHAR

RESPONDER

Um medicamento comum utilizado para tratar a diarreia pode ajudar a combater células cancerígenas agressivas

- Um fármaco comum prescrito para tratar a diarreia pode ajudar a combater um tipo agressivo de cancro cerebral (glioblastoma), sugere uma nova investigação levada a cabo pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha. Em causa está a …

Trovants, as estranhas "pedras vivas" da Roménia que intrigam moradores (e fascinam cientistas)

Costesti, uma pequena cidade na Roménia, é o lar de estranhas manifestações geológicas que intrigam os habitantes locais com a sua aparência orgânica. Estas "pedras vivas" inspiram mitos sobre a capacidade de crescerem e moverem-se …

Cientistas descobrem (acidentalmente) nova espécie de cobra que estava escondida, porém à vista de todos

Jeff Weinell, investigador no Instituto de Biodiversidade da Universidade de Kansas, descobriu que três espécies de cobras preservadas na coleção de biodiversidade, encontradas em missões entre 2006 e 2012, e ignoradas até agora, pertenciam a …

Cientistas criam mini robô que navega pelo sistema vascular cerebral

Uma equipa de cientistas da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça, aproveitou a energia hidrocinética, a energia mecânica resultante do movimento de líquidos, para chegar a lugares do corpo humano sem recorrer a …

Cientistas podem ter detetado pela primeira vez o nascimento de um magnetar devido a uma colisão colossal

Há muito tempo, no Universo distante, uma enorme explosão de raios-gama libertou mais energia em meio segundo do que o Sol irá produzir durante a sua vida inteira de 10 mil milhões de anos. Depois de …

Flor com mais de 100 milhões de anos foi preservada até agora por âmbar birmanês

Um grupo de investigadores da Oregon State University identificou um novo género de uma flor do período médio do Cretáceo. Esta foi encontrada congelada no tempo por âmbar birmanês. George Poinar Jr., professor da Faculdade de …

Novo tratamento pode travar sintomas da covid-19

No Reino Unido, uma equipa de cientistas acabou de recrutar os primeiros participantes de um novo estudo de anticorpos de longa ação. Se o tratamento for eficaz, pode dar àqueles que já foram expostos ao …

Ondulações no espaço-tempo podem fornecer pistas sobre os componentes ausentes do Universo

Quase tudo encaixa na Teoria do Universo. Alguns cientistas defendem que as ondulações subtis na estrutura do espaço-tempo podem ajudar a encontrar a peça em falta. As ondas gravitacionais são ondulações no tecido do espaço-tempo que …

O fumo dos incêndios florestais esconde uma ameaça pouco conhecida: micróbios infecciosos

Este ano foi especialmente problemático no que toca a incêndios florestais. Além das inúmeras consequências já conhecidas da inalação do fumo, há mais uma ameaça até agora pouco conhecida: pode ser uma nova rota de …

Califórnia vai ter os primeiros veículos de entrega totalmente autónomos

https://vimeo.com/498001611 Quase três anos depois de ter revelado o seu veículo de entrega autónomo, a startup Nuro teve finalmente luz verde para iniciar as operações comerciais na Califórnia. Embora seja um veículo totalmente autónomo, o R2 foi …