Usien / Wikimedia

A polícia espanhola libertou cerca de vinte pessoas, incluindo portugueses, que viviam confinados num restaurante de Madrid em condições sub-humanas. Eram forçadas a pagar 400 euros por mês para morar num espaço de um metro e meio.
A investigação começou quando agentes detetaram que as pessoas residiam dentro deste estabelecimento comercial, que havia cessado a sua atividade. Numa inspeção local, encontraram cidadãos de Portugal, Espanha, Bangladesh, Colômbia, Filipinas, Honduras, Peru e Venezuela.
A proprietária do restaurante e o proprietário do imóvel foram detidos e acusados dos crimes de favorecimento de imigração irregular, coerção e contra a saúde pública, disse esta sexta-feira fonte da polícia espanhola.
No restaurante, localizado no bairro de San Blas, em Madrid, cerca de vinte pessoas moravam em espaços de apenas metro e meio, separadas por plástico ou papelão, incluindo dois bebés com menos de um ano de idade.
Estas pessoas pagavam 400 euros por mês e, quando não conseguiam realizar o pagamento, eram submetidos a coação, impedidos de aceder aos serviços básicos, forçavam-nos a dormir em espaços ainda mais pequenos, tendo sido ameaçados de serem infetados com o novo coronavírus.
As pessoas viviam dentro do estabelecimento em condições insalubres, amontoados em espaços muito pequenos e inadequados para a habitabilidade, detalhou a polícia. Os responsáveis instalaram colchões no balcão do bar, na cozinha ou no quintal, separando cada “quarto” por papelão ou plástico.
No caso de não poder pagar o aluguer, impedia-os de aceder aos suprimentos básicos e transferia-os para espaços ainda menores, como banheiros pequenos ou até uma sala fria. Além disso, para intimidar ainda mais as vítimas, a proprietária do restaurante disse que era portadora do novo coronavírus e tossia e espirrava em pratos e outros itens quando estavam na hora das refeições.
O proprietário do imóvel também estava ciente das práticas da dona do restaurante, pelo que também foi detido. A polícia detalhou que a investigação ainda está aberta e a existência de outras pessoas envolvidas não é descartada porque algumas das vítimas trabalhavam num hostel.
[sc name=”assina” source=”Lusa” ]


Era um restaurante Chinês?
achinesado
Não há espaços de um metro e meio! Quando muito há comprimentos, larguras, alturas, etc. Um espaço poderá ter uma área de 1,5 metros quadrados ou um volume de 1,5 metros cúbicos. Um metro e meio, simplesmente não é possível.
Ora, ora., se pode ter tantos metros qusradrados, também pode ter outros tantos metros. Se se pode omitir uma dimensão, porque não duas? Eu percebi a notícia.
Ó Klassified! larga o vinho, ou vai ao médico.
Tem toda a razão o Klassifield. Infelizmente é cada vez mais frequente esse erro. O metro é uma medida de comprimento. Se nos estamos a referir à uma área, como era o caso, a unidade teria de ser o metro quadrado. Parece tudo igual, mas não é. É tão errado e ignorante como dizer que “a temperatura hoje é de 25 kg” ou que “o meu peso é de 70° centígrados”. Simplesmente está errado!
Completamente de acordo.
E como não há acesso à noticia original, fica-se sem saber se era 1,5m², se 1,5mx1,5m, etc.
Para a base da notícia (exploração, falta de humanidade, …) pode não fazer grande diferença, percebendo-se o mais importante.
Mas, ao referir-se a exiguidade e um determinado valor de dimensão, dever-se-ia indicá-los de forma correta.
……e eu a falar mal dos chineses!!!!!!!!!!!
Porque é que estava a falar mal dos chineses? Eles fizeram-lhe algum mal? Acha que eles foram quem primeiro foram infectados pelo vírus porque quiseram? Podia-lhes ter acontecido a eles como podia acontecer com os portugueses.
OLHA ZÉ CHINES nao é diferente de animal. vai á china e vê como sao os chineses. povo mais ET. ja agora ó burra o restaurante era de chieneses.
Primeiro, espero que saiba que está a ser xenófobo e racista e que saiba que isso é ilegal. Segundo, eu tenho amigos chineses e o que me está a dizer é totalmente mentira. Existem chineses que se cuidam, assim como existem deles que não se cuidam. Tal e qual como em Portugal e nos outros países. Por isso, espero que mude de ideais sobre o que disse. Imagine o que era terem sido os portugueses a serem os primeiros contaminados e depois o resto do mundo nos olhar de lado. Não iria gostar, pois não? Por favor, deixe de ter isso tipo de comportamento xenófobo e racista. Estamos no século XXI.
racismo no sec xx1?ouve la que idade tens?tens que crescer mentalmente. e se achas q estou errado vai para lá. e ja agora se fossem os portugueses a ter inicado isto deviam pagar. ouve la ´teu vizinho rebente com o predio. és tu que pagas a despesa?garotinhso acomentar da nisto. e sim os chineses sao badalhocos pá.
Não tem nada que saber a minha idade, mas acho que pela conversa já deu para perceber que sou mais adulto, pelo menos mentalmente. Eu nunca disse que a China é um país totalmente limpo. É óbvio que Portugal é um país mais limpo, mas se você acha que é perfeito, não é, tanto que há rios em Portugal que têm mais plástico do que peixes. Portugal é um país que poluí muito, sim. E apesar de a China ser mais poluída, não é a dizer comentários xenófobos e racistas que a poluição vai acabar. Antes de falar dos outros, faça uma análise a si mesmo. Tenho a certeza que você também está de alguma forma a poluir. Gente mal-educada e pouco civilizada dá nisto. E eu espero que você se aperceba da parvoíce que está a dizer. “os chineses sao badalhocos pá”. Você acha mesmo que numa população tão grande como a população chinesa não tem uma pessoa que se goste de cuidar? Desculpe-me lá, mas você está a ter um pensamento muito retrógrada. Já agora, escreva como uma pessoa normal, é que eu demorei bastante tempo para entender o que disse, com tantas erros que você dá. E eu aconselhava-o a não responder este comentário, para não ter que passar mais vergonha por ser xenófobo e racista. Mas, faça como quiser.
ó zé
vai trabalhar e deixa o play-off
“há rios em Portugal que têm mais plástico do que peixes.”
Ui… onde é isso?
De resto, ou não conheces Portugal; ou não fazes a mínima ideia do que se psssa na China!…
Chega a ser cómico ver alguém a tentar comparar a poluição na China com a poluição em Portugal.
Isto já para não falar que na China, não havendo liberdade são todos paus mandados do regime (exporando-se uns aos outros sem quaisqueres direitos!), eles agora só veêm dinheiro – e vale tudo para o conseguir – com os resultados que conhecemos!…
Existem, sim, rios que têm mais plástico do que peixes. Eu que o diga. Pois eu, sim, sou um cidadão preocupado com a poluição, e por isso limpei em conjunto com outras pessoas parte desse lixo que fica nos rios. Gostava de saber o que já para contribuir com o fim da poluição, já que está tão preocupado. Cómico é dizer que eu tenho esses dados vindo de políticos, sendo que nem sequer me conhece.
OLHA ZÉ NAO ME PERCEBES POIS NAO. mas há uma diferença entre nós: tu acreditas em tudo o que os politicos dizem, eu não. dai te dizer para cresceres….mentalmente. e pensa mais pela tua cabeça e acredita menos nos outros que já tens idade. percebesta ou precisas que te explique?
Eu não percebi nada do que me disse. Como é que sabe que eu acredito em políticos? O que isso tem a ver? Explique-me, se faz favor. Mas, faça-me o favor de se acalmar. Se for para explicar dessa forma, não diga nada, simplesmente.
Pois gente ordinária e oportunista sem um mínimo de escrúpulos existe por todo o lado, que a justiça espanhola tenha a coragem de os condenar nas devidas proporções dos acontecimentos.
É tretas! Portugueses a pagar 400 euros por um cubículo? Só podem ser imigrantes que se dizem Portugueses, pois os portugueses em Portugal tem direito a casa e subsídios!
Isso é irrelevante. A questão humanitária é mais importante que seus comentários