O futuro, a admiração por Ronaldo e a difícil situação do Barça. Messi abre o livro

Alejandro Garcia / EPA

O futebolista argentino Lionel Messi admitiu no domingo ainda não ter decidido o seu futuro, considerando que será difícil ao FC Barcelona recuperar o nível que o levou, por exemplo, a ser o melhor clube da Europa.

“Ainda não decidi (o meu futuro). Ao dia de hoje estou concentrado, não penso em como a época vai terminar”, disse o atleta, que a partir de janeiro pode negociar o seu futuro com outro clube, em entrevista à cadeia de televisão espanhola Sexta.

No verão, Messi protagonizou um braço de ferro com o Barcelona para sair, desejo reforçado pela saída do uruguaio Luis Suárez, seu companheiro no ataque e o melhor amigo no balneário, que rumou ao Atlético Madrid.

“Já tinha decidido antes de mandarem embora o Luis Suárez, mas pareceu-me uma loucura o que fizeram, pela forma como saiu. Foi de graça, pagaram-lhe o contrato para ir para uma equipa que luta pelos mesmos objetivos que nós”, criticou.

A instabilidade vivida no clube – o presidente Josep Maria Bartomeu, com quem esteve em litígio, acabou por sair – ajuda a explicar o irregular início de época dos catalães, atuais quintos classificados a oito pontos do líder Atlético de Madrid, e com um jogo a mais do que os ‘colchoneros’. “O clube está muito mal e será difícil colocá-lo de volta ao nível em que esteve”, admitiu Messi, seis vezes Bola de Ouro.

O atleta de 33 anos assume que o Barcelona é a sua “vida”, o clube no qual aprendeu “tudo” e com o qual mantém uma “relação de amor” há cerca de duas décadas, contudo no verão entendeu que “era a hora de mudar”.

É uma decisão extremamente difícil, pois não acredito que haja no mundo uma cidade melhor para viver”, disse o argentino, que optou por não ir para tribunal com o clube, “apesar de muitos advogados” lhe garantirem que ganharia o caso.

Duras críticas a Bartomeu

Messi deixou duras críticas à ação de Bartomeu: “O presidente disse naquela época que não queria que eu fosse embora e deixou que corressem boatos na imprensa para me fazer passar pelo bandido”.

O jogador esclareceu que não votará nas eleições de janeiro, apesar de o poder fazer enquanto sócio, e entende ser “difícil trazer jogadores para reforçar a equipa de Ronald Koeman, “porque é necessário dinheiro que não há”. E deixou a garantia de que será “impossível” mudar-se um dia para o Real Madrid.

Na mesma entrevista, disse ainda admirar vários desportistas, apontando o nome do internacional português Cristiano Ronaldo no mundo do futebol.

“Quando comecei a ser profissional, deixei de lado o adepto que tinha em mim. Agora a minha paixão são os meus filhos. Admiro muitos desportistas. Rafa Nadal, Federer, LeBron James… Em todos os desportos há atletas admiráveis pelo seu trabalho. Cristiano [Ronaldo] no futebol, também”, atirou Messi.

[sc name=”assina” by=”ZAP” source=”Lusa” ]
PARTILHAR

RESPONDER

Um medicamento comum utilizado para tratar a diarreia pode ajudar a combater células cancerígenas agressivas

- Um fármaco comum prescrito para tratar a diarreia pode ajudar a combater um tipo agressivo de cancro cerebral (glioblastoma), sugere uma nova investigação levada a cabo pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha. Em causa está a …

Trovants, as estranhas "pedras vivas" da Roménia que intrigam moradores (e fascinam cientistas)

Costesti, uma pequena cidade na Roménia, é o lar de estranhas manifestações geológicas que intrigam os habitantes locais com a sua aparência orgânica. Estas "pedras vivas" inspiram mitos sobre a capacidade de crescerem e moverem-se …

Cientistas descobrem (acidentalmente) nova espécie de cobra que estava escondida, porém à vista de todos

Jeff Weinell, investigador no Instituto de Biodiversidade da Universidade de Kansas, descobriu que três espécies de cobras preservadas na coleção de biodiversidade, encontradas em missões entre 2006 e 2012, e ignoradas até agora, pertenciam a …

Cientistas criam mini robô que navega pelo sistema vascular cerebral

Uma equipa de cientistas da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça, aproveitou a energia hidrocinética, a energia mecânica resultante do movimento de líquidos, para chegar a lugares do corpo humano sem recorrer a …

Cientistas podem ter detetado pela primeira vez o nascimento de um magnetar devido a uma colisão colossal

Há muito tempo, no Universo distante, uma enorme explosão de raios-gama libertou mais energia em meio segundo do que o Sol irá produzir durante a sua vida inteira de 10 mil milhões de anos. Depois de …

Flor com mais de 100 milhões de anos foi preservada até agora por âmbar birmanês

Um grupo de investigadores da Oregon State University identificou um novo género de uma flor do período médio do Cretáceo. Esta foi encontrada congelada no tempo por âmbar birmanês. George Poinar Jr., professor da Faculdade de …

Novo tratamento pode travar sintomas da covid-19

No Reino Unido, uma equipa de cientistas acabou de recrutar os primeiros participantes de um novo estudo de anticorpos de longa ação. Se o tratamento for eficaz, pode dar àqueles que já foram expostos ao …

Ondulações no espaço-tempo podem fornecer pistas sobre os componentes ausentes do Universo

Quase tudo encaixa na Teoria do Universo. Alguns cientistas defendem que as ondulações subtis na estrutura do espaço-tempo podem ajudar a encontrar a peça em falta. As ondas gravitacionais são ondulações no tecido do espaço-tempo que …

O fumo dos incêndios florestais esconde uma ameaça pouco conhecida: micróbios infecciosos

Este ano foi especialmente problemático no que toca a incêndios florestais. Além das inúmeras consequências já conhecidas da inalação do fumo, há mais uma ameaça até agora pouco conhecida: pode ser uma nova rota de …

Califórnia vai ter os primeiros veículos de entrega totalmente autónomos

Acheter kamagra marseille La littérature cialis moins cher en pharmacie médicale actuelle suggère que les résultats de la recherche et nos résultats ne soient peut-être pas à jour. L'injection d'une construction de gène ne devrait pas …