Duterte está “encantado” por “só” metade dos filipinos estarem desempregados

King Rodriguez, Presidential Communications / Wikimedia

O presidente das Filipinas, Rodrigo Roa Duterte

O porta-voz do presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, disse, esta segunda-feira, que o governante está “encantado” por ver um estudo recente que mostra que quase metade dos residentes do país estão desempregados.

Estou muito feliz por não termos perdido 100% de nossos empregos, apesar do tempo extremamente longo que estivemos bloqueados”, disse Harry Roque durante uma conferência de imprensa, de acordo com a Newsweek. “Ainda estou surpreendido com a nossa resiliência e apenas 45% perderam seus empregos. Poderia ter sido pior, porque o bloqueio total está acontecendo conosco. ”

Em causa está um estudo, conduzido pela instituição de pesquisas Social Weather Stations, que descobriu que o desemprego nas Filipinas está em 45,5% – um recorde.

De acordo com a CNN, este é um aumento significativo dos dados divulgados pelo departamento de trabalho do país em dezembro, que relatou 7,3 milhões de filipinos desempregados. Isso equivalia a uma taxa de desemprego de 17,7%, anteriormente a mais alta do país.

O secretário do Trabalho, Silvestre Bello III, disse que o aumento do desemprego “não foi surpresa”. Já o secretário assistente do Trabalho, Nikki Tutay, também concordou que a taxa de desemprego “super alta” estava de acordo com as expectativas.

Por outro lado, Luke Espiritu, presidente do grupo trabalhista Bukluran ng Manggagawang Pilipino, sugeriu que os comentários de Roque eram um insulto aos moradores desempregados do país, segundo o jornal local Manila Bulletinn.

“Ao expressar satisfação pelo facto de a taxa de desemprego não ter atingido 100% e ao afirmar que se devia à nossa suposta resistência, Roque insultou os 27,3 milhões de desempregados que atualmente não sabem como vão sobreviver ao futuro previsível. A sua positividade tóxica é estúpida e revoltante”, disse Espiritu.

A pandemia de covid-19 gerou bloqueios em todo o país e gerou uma taxa maior de desemprego. De acordo com o Departamento de Saúde das Filipinas, pelo menos 3.314 novos casos confirmados do novo vírus foram relatados esta segunda-feira. Em todo o país, há agora pelo menos 164.474 casos confirmados e 2.681 mortes.

Poucos dias antes dos novos casos relatados, Duterte ordenou uma quarentena comunitária aprimorada modificada mais rigorosa na região metropolitana de Manila e nas províncias de Bulacan, Cavite, Laguna e Rizal. Os residentes com menos de 21 e mais de 60 anos são obrigados a ficar em casa, exceto quando são necessários bens ou serviços essenciais.

 

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]
PARTILHAR

RESPONDER

Um medicamento comum utilizado para tratar a diarreia pode ajudar a combater células cancerígenas agressivas

- Um fármaco comum prescrito para tratar a diarreia pode ajudar a combater um tipo agressivo de cancro cerebral (glioblastoma), sugere uma nova investigação levada a cabo pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha. Em causa está a …

Trovants, as estranhas "pedras vivas" da Roménia que intrigam moradores (e fascinam cientistas)

Costesti, uma pequena cidade na Roménia, é o lar de estranhas manifestações geológicas que intrigam os habitantes locais com a sua aparência orgânica. Estas "pedras vivas" inspiram mitos sobre a capacidade de crescerem e moverem-se …

Cientistas descobrem (acidentalmente) nova espécie de cobra que estava escondida, porém à vista de todos

Jeff Weinell, investigador no Instituto de Biodiversidade da Universidade de Kansas, descobriu que três espécies de cobras preservadas na coleção de biodiversidade, encontradas em missões entre 2006 e 2012, e ignoradas até agora, pertenciam a …

Cientistas criam mini robô que navega pelo sistema vascular cerebral

Uma equipa de cientistas da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça, aproveitou a energia hidrocinética, a energia mecânica resultante do movimento de líquidos, para chegar a lugares do corpo humano sem recorrer a …

Cientistas podem ter detetado pela primeira vez o nascimento de um magnetar devido a uma colisão colossal

Há muito tempo, no Universo distante, uma enorme explosão de raios-gama libertou mais energia em meio segundo do que o Sol irá produzir durante a sua vida inteira de 10 mil milhões de anos. Depois de …

Flor com mais de 100 milhões de anos foi preservada até agora por âmbar birmanês

Um grupo de investigadores da Oregon State University identificou um novo género de uma flor do período médio do Cretáceo. Esta foi encontrada congelada no tempo por âmbar birmanês. George Poinar Jr., professor da Faculdade de …

Novo tratamento pode travar sintomas da covid-19

No Reino Unido, uma equipa de cientistas acabou de recrutar os primeiros participantes de um novo estudo de anticorpos de longa ação. Se o tratamento for eficaz, pode dar àqueles que já foram expostos ao …

Ondulações no espaço-tempo podem fornecer pistas sobre os componentes ausentes do Universo

Quase tudo encaixa na Teoria do Universo. Alguns cientistas defendem que as ondulações subtis na estrutura do espaço-tempo podem ajudar a encontrar a peça em falta. As ondas gravitacionais são ondulações no tecido do espaço-tempo que …

O fumo dos incêndios florestais esconde uma ameaça pouco conhecida: micróbios infecciosos

Este ano foi especialmente problemático no que toca a incêndios florestais. Além das inúmeras consequências já conhecidas da inalação do fumo, há mais uma ameaça até agora pouco conhecida: pode ser uma nova rota de …

Califórnia vai ter os primeiros veículos de entrega totalmente autónomos

https://vimeo.com/498001611 Quase três anos depois de ter revelado o seu veículo de entrega autónomo, a startup Nuro teve finalmente luz verde para iniciar as operações comerciais na Califórnia. Embora seja um veículo totalmente autónomo, o R2 foi …