É preciso acabar com “a chico-espertice” e o “provincianismo” na política, diz Vitorino Silva

RIR

O candidato presidencial Vitorino Silva

O candidato presidencial Vitorino Silva disse esta terça-feira que, apesar de não haver províncias “há muito tempo”, ainda há “alguns provincianos” na política, defendendo é preciso acabar com “a chico-espertice” e o provincianismo usado no seu exercício.

Vitorino Silva, popularmente conhecido como Tino de Rans, reuniu na manhã desta terça-feira com o presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira, tendo à saída, em declarações à agência Lusa, deixado críticas ao centralismo.

“Estou aqui para defender o Porto, eles querem calar as vozes do Porto. A razão de eu estar aqui hoje é sinal de que estamos muitos atentos. As províncias já acabaram há muito tempo. Já não há províncias, mas ainda há alguns provincianos que usam a chico-espertice e tem de acabar a chico-espertice. Há muita chico-espertice na política e temos de acabar com os provincianos”, defendeu.

Para Tino de Rans, o valor da Região Norte não só não tem sido suficientemente reconhecido, como tantas vezes foi deixado para trás, ainda que a região mostre que sabe para onde caminha.

“Não tem sido dado [valor suficiente à região Norte]. Muitas vezes deixam o Porto para trás e o Porto nunca fica para trás porque sabe onde está e quem sabe onde está, sabe para onde pode ir. Às vezes eles pensam que deixam o Porto para trás, mas o Porto não está lá atrás, o Porto sabe muito bem onde está”, observou.

O candidato e presidente do partido RIR (Reagir, Incluir, Reciclar) salientou ainda que a sua candidatura quer um país que “tenha Norte, que tenha tino”, e uma política com “tino”.

Como nortenho, Vitorino Silva acredita que o Porto é o exemplo de uma cidade aberta a todo a gente, razão pela qual escolheu começar a sua pré-campanha naquela localidade liderada por um presidente independente.

“Às vezes os partidos fecham as portas às pessoas livres porque não há interesse em que os livres caibam. Neste momento é preciso curar a democracia, a democracia está doente e a principal razão [para esta visita] foi essa mesmo: defender a democracia porque é um património que não podemos desbaratar e anda aí alguns a tentar desbaratar”, disse.

O Tribunal Constitucional (TC) admitiu oito candidatura às eleições presidenciais de 24 de janeiro, tendo os juízes do Palácio Ratton até 04 de janeiro para verificar a admissibilidade das candidaturas, nomeadamente o número mínimo de 7.500 de assinaturas válidas de cidadãos eleitores.

Correm às eleições presidenciais, o atual chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, a ex-eurodeputada do PS Ana Gomes, o deputado único e presidente do Chega, André Ventura, a deputada ao Parlamento Europeu e membro da direção BE, Marisa Matias, o eurodeputado e dirigente do PCP, João Ferreira, o dirigente da Iniciativa Liberal Tiago Mayan, o ex-autarca Vitorino Silva (“Tino de Rans”), agora presidente do RIR (Reagir, Incluir, Reciclar) e ainda o militar Eduardo Batista.

No dia 23, quando oficializou a sua candidatura a Belém com a entrega no TC de cerca de 9.000 assinaturas, o ex-autarca de uma freguesia de Penafiel descreveu-se como “candidato do povo” com “gabinete” na rua.

[sc name=”assina” source=”Lusa”]
PARTILHAR

RESPONDER

Um medicamento comum utilizado para tratar a diarreia pode ajudar a combater células cancerígenas agressivas

- Um fármaco comum prescrito para tratar a diarreia pode ajudar a combater um tipo agressivo de cancro cerebral (glioblastoma), sugere uma nova investigação levada a cabo pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha. Em causa está a …

Trovants, as estranhas "pedras vivas" da Roménia que intrigam moradores (e fascinam cientistas)

Costesti, uma pequena cidade na Roménia, é o lar de estranhas manifestações geológicas que intrigam os habitantes locais com a sua aparência orgânica. Estas "pedras vivas" inspiram mitos sobre a capacidade de crescerem e moverem-se …

Cientistas descobrem (acidentalmente) nova espécie de cobra que estava escondida, porém à vista de todos

Jeff Weinell, investigador no Instituto de Biodiversidade da Universidade de Kansas, descobriu que três espécies de cobras preservadas na coleção de biodiversidade, encontradas em missões entre 2006 e 2012, e ignoradas até agora, pertenciam a …

Cientistas criam mini robô que navega pelo sistema vascular cerebral

Uma equipa de cientistas da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça, aproveitou a energia hidrocinética, a energia mecânica resultante do movimento de líquidos, para chegar a lugares do corpo humano sem recorrer a …

Cientistas podem ter detetado pela primeira vez o nascimento de um magnetar devido a uma colisão colossal

Há muito tempo, no Universo distante, uma enorme explosão de raios-gama libertou mais energia em meio segundo do que o Sol irá produzir durante a sua vida inteira de 10 mil milhões de anos. Depois de …

Flor com mais de 100 milhões de anos foi preservada até agora por âmbar birmanês

Um grupo de investigadores da Oregon State University identificou um novo género de uma flor do período médio do Cretáceo. Esta foi encontrada congelada no tempo por âmbar birmanês. George Poinar Jr., professor da Faculdade de …

Novo tratamento pode travar sintomas da covid-19

No Reino Unido, uma equipa de cientistas acabou de recrutar os primeiros participantes de um novo estudo de anticorpos de longa ação. Se o tratamento for eficaz, pode dar àqueles que já foram expostos ao …

Ondulações no espaço-tempo podem fornecer pistas sobre os componentes ausentes do Universo

Quase tudo encaixa na Teoria do Universo. Alguns cientistas defendem que as ondulações subtis na estrutura do espaço-tempo podem ajudar a encontrar a peça em falta. As ondas gravitacionais são ondulações no tecido do espaço-tempo que …

O fumo dos incêndios florestais esconde uma ameaça pouco conhecida: micróbios infecciosos

Este ano foi especialmente problemático no que toca a incêndios florestais. Além das inúmeras consequências já conhecidas da inalação do fumo, há mais uma ameaça até agora pouco conhecida: pode ser uma nova rota de …

Califórnia vai ter os primeiros veículos de entrega totalmente autónomos

https://vimeo.com/498001611 Quase três anos depois de ter revelado o seu veículo de entrega autónomo, a startup Nuro teve finalmente luz verde para iniciar as operações comerciais na Califórnia. Embora seja um veículo totalmente autónomo, o R2 foi …