17 registos invulgares num 2020 invulgar

José Sena Goulão / Lusa

Miguel Oliveira após vencer o GP Portugal.

Muitos destes factos desportivos, mais do que invulgares, foram mesmo inéditos. O coronavírus “ajudou” mas não explica tudo.

Fomos verificando que 2020 também foi anormal no desporto. Muitos registos, muitos números, muitos factos invulgares. Ou mesmo históricos, inéditos. Com vários nomes portugueses pelo meio. Vamos por ordem cronológica:

Janeiro

  • Andebol – Portugal conseguiu a sua melhor classificação de sempre num grande torneio internacional: sexto lugar no Europeu. Presença assegurada, pela primeira vez, num torneio pré-olímpico, que não foi realizado (já lá vamos).

Março

  • Milhares de campeonatos suspensos por causa do coronavírus. Quase todos, na verdade;
  • Basquetebol – Golden State Warriors, finalistas da NBA nas cinco edições anteriores (e tricampeões no mesmo período), ficaram no último lugar.

Maio

  • Futebol – I Liga vai voltar mas II Liga não. Nacional e Farense promovidos, Cova da Piedade e Casa Pia iriam descer – mas ficaram na mesma divisão por causa da situação de Vitória de Setúbal e Desportivo das Aves (já lá vamos) – e Vizela e Arouca subiram. Muitos protestos se seguiram mas a decisão manteve-se.

Junho/Julho

  • Futebol – Europeu… que não se realizou. Pela primeira vez um campeonato da Europa de futebol foi adiado. Pela primeira vez uma seleção fica com o título de campeã europeia de futebol durante cinco anos: Portugal.
  • Futebol – Desportivo das Aves atravessou peripécias que não param: problemas entre direção e SAD, salários em atraso, rescisões de contrato, treino cancelado, testes à covid-19 que não se realizaram, jogos em risco, chave do autocarro desaparecida, Taça de Portugal desaparecida… E ainda viria o pior.
  • Motociclismo – Marc Márquez, depois de quatro anos seguidos a dominar o Moto GP, lesiona-se com gravidade logo no arranque da temporada. Não participou em qualquer corrida.
  • Futebol – I Liga terminou no final de Julho. Nunca o principal campeonato português de futebol tinha terminado praticamente um ano depois de ter começado.
  • Futebol – Vitória de Setúbal e Desportivo das Aves desceram da primeira para a terceira divisão do futebol nacional.

Agosto

  • Automobilismo – António Félix da Costa foi campeão mundial de Fórmula E. O primeiro português a ficar com o troféu neste campeonato.
  • Basquetebol – San Antonio Spurs fora dos play-offs da NBA. A primeira ausência desde 1997.
  • Motociclismo – Miguel Oliveira venceu o Grande Prémio da Estíria. Pela primeira vez um português ganhou uma corrida na categoria Moto GP.
  • Futebol – Na Liga dos Campeões, não estava previsto, mas os últimos sete jogos, incluindo a final, disputaram-se em Lisboa. O formato foi inédito: final a oito, com quartos de final e meias finais em eliminatórias de jogo único. Atalanta, Leipzig e Lyon estiveram em Lisboa (os dois últimos chegaram às meias finais). Liverpool, Real Madrid e Juventus não estiveram em Lisboa porque nem chegaram aos quartos de final. PSG chegou à final pela primeira vez. Bayern Munique, campeão europeu, venceu todos os jogos do torneio. Marcou 43 golos em 11 partidas. A final da Liga dos Campeões disputou-se realmente entre campeões: alemão e francês. Alemanha e França dominaram de forma inédita as meias finais, graças à presença de Bayern, PSG, Leipzig e Lyon. PSG e Lyon atingiram as meias finais da Liga dos Campeões masculina e feminina.

Outubro

  • Motociclismo – Portugal recebeu uma corrida da Fórmula 1. Portimão foi o palco, 24 anos depois do Estoril. Lewis Hamilton venceu essa corrida e passou a ser o piloto com mais vitórias em Grandes Prémios na F1, ultrapassando Michael Schumacher.

Novembro

  • Motociclismo – Portugal recebeu uma corrida das categorias principais de motociclismo, oito anos depois. Miguel Oliveira venceu em Moto GP. Joan Mir foi campeão em Moto GP – o primeiro campeão a ganhar somente uma corrida em toda a época (e nunca partiu da pole-position e nunca conseguiu a volta mais rápida).

Dezembro

  • Automobilismo – O mundial de ralis (WRC) chegou à última prova com quatro pilotos a poderem chegar ao título: Elfyn Evans, Sébastien Ogier, Thierry Neuville e Ott Tanak. Ogier foi o campeão.
  • Automobilismo – A Ferrari ficou somente no sexto lugar no campeonato de construtores da Fórmula 1 e terminou a época sem qualquer vitória.
[sc name=”assina” by=”NMT, ZAP” ]
PARTILHAR

RESPONDER

Um medicamento comum utilizado para tratar a diarreia pode ajudar a combater células cancerígenas agressivas

- Um fármaco comum prescrito para tratar a diarreia pode ajudar a combater um tipo agressivo de cancro cerebral (glioblastoma), sugere uma nova investigação levada a cabo pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha. Em causa está a …

Trovants, as estranhas "pedras vivas" da Roménia que intrigam moradores (e fascinam cientistas)

Costesti, uma pequena cidade na Roménia, é o lar de estranhas manifestações geológicas que intrigam os habitantes locais com a sua aparência orgânica. Estas "pedras vivas" inspiram mitos sobre a capacidade de crescerem e moverem-se …

Cientistas descobrem (acidentalmente) nova espécie de cobra que estava escondida, porém à vista de todos

Jeff Weinell, investigador no Instituto de Biodiversidade da Universidade de Kansas, descobriu que três espécies de cobras preservadas na coleção de biodiversidade, encontradas em missões entre 2006 e 2012, e ignoradas até agora, pertenciam a …

Cientistas criam mini robô que navega pelo sistema vascular cerebral

Uma equipa de cientistas da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça, aproveitou a energia hidrocinética, a energia mecânica resultante do movimento de líquidos, para chegar a lugares do corpo humano sem recorrer a …

Cientistas podem ter detetado pela primeira vez o nascimento de um magnetar devido a uma colisão colossal

Há muito tempo, no Universo distante, uma enorme explosão de raios-gama libertou mais energia em meio segundo do que o Sol irá produzir durante a sua vida inteira de 10 mil milhões de anos. Depois de …

Flor com mais de 100 milhões de anos foi preservada até agora por âmbar birmanês

Um grupo de investigadores da Oregon State University identificou um novo género de uma flor do período médio do Cretáceo. Esta foi encontrada congelada no tempo por âmbar birmanês. George Poinar Jr., professor da Faculdade de …

Novo tratamento pode travar sintomas da covid-19

No Reino Unido, uma equipa de cientistas acabou de recrutar os primeiros participantes de um novo estudo de anticorpos de longa ação. Se o tratamento for eficaz, pode dar àqueles que já foram expostos ao …

Ondulações no espaço-tempo podem fornecer pistas sobre os componentes ausentes do Universo

Quase tudo encaixa na Teoria do Universo. Alguns cientistas defendem que as ondulações subtis na estrutura do espaço-tempo podem ajudar a encontrar a peça em falta. As ondas gravitacionais são ondulações no tecido do espaço-tempo que …

O fumo dos incêndios florestais esconde uma ameaça pouco conhecida: micróbios infecciosos

Este ano foi especialmente problemático no que toca a incêndios florestais. Além das inúmeras consequências já conhecidas da inalação do fumo, há mais uma ameaça até agora pouco conhecida: pode ser uma nova rota de …

Califórnia vai ter os primeiros veículos de entrega totalmente autónomos

https://vimeo.com/498001611 Quase três anos depois de ter revelado o seu veículo de entrega autónomo, a startup Nuro teve finalmente luz verde para iniciar as operações comerciais na Califórnia. Embora seja um veículo totalmente autónomo, o R2 foi …