victor_nuno / Flickr

Centenas de jovens invadiram ao fim da tarde desta quarta feira o Centro Comercial Vasco da Gama, em Lisboa, numa acção convocada pelo Facebook. Quatro jovens detidos e ferimentos ligeiros em cinco polícias é o balanço do incidente, disse à Lusa fonte do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP.
Segundo a mesma fonte, cerca das 16:30 um grupo com perto de 600 jovens encontrou-se, por convocatória feita nas redes sociais, no Parque das Nações, tendo cerca de 400 ficado concentrados sob a pala do Pavilhão de Portugal e perto de 200 em frente ao centro comercial.
Algum tempo depois, os jovens, que estavam junto ao centro comercial começaram a correr em várias direcções e a entrar para o estabelecimento, gerando o pânico nas pessoas.
Segundo uma das adolescentes envolvidas nos confrontos, ouvida pela SIC, “estes Meet Lisboa são encontros pacíficos para o pessoal que se conhece no Facebook se encontrar, mas apareceram alguns com coisas mal resolvidas para arranjar confusão”.
“A determinada altura foi feito um varrimento pela polícia que, com um dispositivo de perto de 40 efetivos, conseguiu afastar os jovens do interior do centro”, indicou a fonte da PSP.
Na sequência da actuação das forças policiais, 4 jovens foram detidos e 5 polícias sofreram ferimentos ligeiros, mas a situação normalizou às 21:00, acrescentou.
A maioria dos jovens terá idades na ordem dos 20 anos, havendo muitos que serão menores de 16, indicou a mesma fonte.
Os detidos encontram-se na 40.ª esquadra da Polícia de Segurança Pública, na zona oriental de Lisboa, para, esta quinta-feira, serem presentes a tribunal.
ZAP / Lusa


600 parasitas da sociedade e a Polícia apanhou 4…..
Nada de jeito….
Sim a policia tinha o direito e foi um bom ato.
Mas a sociedade não pode acusar os outros por terem um aspecto diferente ou terem outra raça, este video é vergonhoso:
Chama-se “profiling”: as pessoas envolvidas e que originaram os desacatos eram de tez negra e eram jovens, e como tal quando o intuito é impedir que pessoas dos grupos que originaram os desacatos se juntem novamente no local de onde se quer retira-los então qualquer pessoa que preencha o perfil é sujeita a isso.
Se tivessem sido gajas gordas com chaves de fendas na mão então todas as gajas gordas com chaves de fendas nas mãos teriam sido impedidas de entrar. Pior é a forma como esse grupo que gravou o filme tentou obter uma reação da polícia, falsas damas ofendidas a tentar obter um encostar de mão para dizerem que foram violadas.
A única coisa “vergonhosa” do lado desse agente em particular foram as palavras usadas, ao dizer que o rapaz não entrava “por causa de ser um bruto”, mas a verdade é que eu também não sei se o rapaz fazia parte do grupo do meet e que tinha sido expulso anteriormente do Vasco da Gama, mas o polícia parecia saber e ter segurança q.b. ao proferir essas palavras.
Os “jovens” podiam encontrar-se num descampado, num campo de Futebol mas aí não provocariam as Autoridades nem Desacatos. A deixá-los fazer tudo o que lhes apetece qualquer dia não se pode andar nas ruas sem enfrentar um “pequeno” grupinho de 400 elementos da JUMENTUDE a causar Distúrbios e Incomodar quem circula normalmente. Fazem isso porque estamos em Portugal e os Respeito pelos outros há muito que desapareceu. Se as Autoridades actuarem de alguma forma neste tipo de alteração da Ordem Pública, ou são AGREDIDOS ou ABUSARAM DA FORÇA. Chegámos a este estado por falta de Justiça e Autoridades a condizer.