“Catavento do sistema”. Candidatos presidenciais atacam André Ventura

Tiago Petinga / Lusa

O presidente do Chega e candidato às eleições presidenciais de 2021, André Ventura, fala em entrevista à agência Lusa, na sede do seu partido em Lisboa, 11 de novembro de 2020.

Vários candidatos presidenciais criticaram André Ventura. Ana Gomes diz que o Chega não deveria ter sido legalizado; Marisa Matias não daria posse a um Governo apoiado pelo partido; e João Cotrim Figueiredo diz que Ventura é um “catavento do sistema”.

A candidata presidencial Ana Gomes considerou este sábado que o partido Chega não deveria ter sido legalizado, acrescentando ser obrigação do chefe de Estado “não normalizar” uma força política que “claramente põe em causa a Constituição”.

“Era obrigação do Presidente da República dizer ao Tribunal Constitucional e à Procuradoria Geral da República que deveriam atuar para não permitir a legalização de uma força que claramente põe em causa a Constituição”, considerou Ana Gomes, falando aos jornalistas em Ponta Delgada.

A antiga eurodeputada do PS falava antes de um encontro com apoiantes açorianos da sua candidatura a Belém.

Sobre os Açores, e a solução de governo encontrada recentemente, com apoio parlamentar do Chega, Ana Gomes distingue os três partidos que formam o executivo, numa “solução de alternância democrática”, da existência de um acordo de incidência parlamentar com os dois deputados eleitos pelo partido de André Ventura.

“O que me preocupa é que essa solução de governo para os Açores venha a ser replicada para a República e normalize uma força política que tem o objetivo de destruir a Constituição”, insistiu.

Ana Gomes considera o atual Presidente da República e candidato a reeleição, Marcelo Rebelo de Sousa, o “artífice” do entendimento de viabilização do executivo, e advoga que o Representante da República para a região, “zeloso cumpridor de instruções” e “distinto servidor da causa pública”, não teve a “originalidade ou ousadia” para tal.

“Não daria posse a um Governo apoiado pelo Chega”

Marisa Matias garante que, eleita Presidente da República, “não daria posse a um Governo apoiado pelo Chega” e lembra o “cordão sanitário” feito à extrema-direita alemã, admitindo um debate futuro sobre a ilegalização deste partido, mas não por sua iniciativa.

Em entrevista à agência Lusa, a candidata apoiada pelo BE na corrida a Belém, Marisa Matias, reitera que o seu adversário nestas eleições é o Presidente da República e recandidato, Marcelo Rebelo de Sousa, mas assume que, tal como qualquer candidato democrático, não se pode “demitir do combate à extrema-direita“, ou seja, a André Ventura.

“Eu não daria posse a um Governo apoiado pelo Chega”, garante, marcando assim mais uma diferença em relação a Marcelo Rebelo de Sousa que, em entrevista à SIC na sexta-feira, referiu que em termos constitucionais não pode ser negado o apoio parlamentar de “um determinado partido” a uma solução de Governo, numa alusão ao partido de Ventura.

Sobre a possibilidade de o candidato André Ventura poder ficar à sua frente nas eleições de 24 de janeiro, a dirigente do BE é perentória: “acho que é uma derrota sim, é uma derrota para a democracia, não é só para mim”.

Marisa Matias diz que não cabe a um Presidente da República definir se um partido o pode ser ou não – essa é uma tarefa do Tribunal Constitucional -, mas sublinha que o chefe de Estado tem como obrigação “defender e proteger a Constituição e a democracia, bem como os valores que lá estão representados”.

“Eu não coloco de parte que haja no futuro a necessidade de discutirmos ou não a existência do Chega, mas isso porque o próprio André Ventura parece que anda a pedir isso há não sei quanto tempo”, critica.

Na perspetiva da dirigente bloquista, o deputado e líder do Chega tem “um discurso absolutamente racista, xenófobo” e propõe “coisas inaceitáveis” como recuperar a prisão perpétua em Portugal, que “foi abolida em Portugal no século XIX”.

“Ele traz para o século XXI ideias do século XIX e eu acho que às vezes é mesmo a pedir para fazer esse combate, a pedir que alguém peça a ilegalização, a pedir que alguém o faça de vítima”, afirma.

Marisa Matias estabelece a diferença entre “a questão da ilegalização” – debate que não coloca de lado, mas que “não pediria nem tomaria iniciativa” – e a possibilidade de “dar posse a um Governo”, que “é uma coisa completamente diferente”.

“Marcelo Rebelo de Sousa conhece tão bem como eu o que se passa, por exemplo, na Alemanha – até porque a chanceler alemã é da família política de Marcelo Rebelo de Sousa – e Angela Merkel é a líder europeia que mantém firme o cordão sanitário e eu, desse ponto de vista, confesso que estou ao lado de Angela Merkel”, elogia.

A CDU alemã e o Governo alemão, destaca a dirigente do BE, mantiveram e definiram a todos os níveis de governação “o cordão sanitário e não há participação do AFD mesmo quando seria importante e fundamental para ter maiorias”, estando esta decisão a traduzir-se “na perda de influência e a perda nas sondagens da extrema-direita alemã”.

Cotrim Figueiredo ataca Ventura, “catavento do sistema”

O líder da Iniciativa Liberal (IL) criticou hoje o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, “um “baluarte do sistema”, e atacou André Ventura, do Chega, que apelidou de “catavento do sistema” que diz “tudo e o seu contrário”.

No encerramento, via videoconferência, da V convenção dos liberais, que decorreu em modo digital, João Cotrim Figueiredo fez críticas a Marcelo Rebelo de Sousa por, no primeiro mandato, nos últimos cinco anos, apenas se preocupar “com a reeleição”.

“Nem que, para isso, tenha sido muleta do Governo do PS”, disse.

André Ventura, líder e deputado do Chega, foi apelidado de “catavento do sistema”, que “diz e fará tudo e o seu contrário para alcançar o poder”.

João Cotrim Figueiredo disse que a visão de Ventura “não é de um Portugal liberal” e apresentou Tiago Mayan, o candidato da IL, como “uma alternativa” nas eleições presidenciais de 24 de janeiro de 2021.

São oito os pré-candidatos a Belém: a ex-eurodeputada do PS Ana Gomes, o deputado do Chega André Ventura, o eurodeputado do PCP João Ferreira, o atual Presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, a deputada ao Parlamento Europeu do BE Marisa Matias, o empresário Paulo Alves, o advogado e dirigente da Iniciativa Liberal Tiago Mayan e Vitorino Silva, calceteiro e ex-presidente da Junta de Freguesia de Rans, Penafiel.

[sc name=”assina” by=”ZAP” source=”Lusa” ]
PARTILHAR

12 YORUMLAR

  1. Se o Ventura fosse uma personagem de um jogo RPG, ganharia stamina de cada vez que fosse atacado. Da mesma forma, perderia stamina de cada vez em que atacasse. A solução é obvia… basta ignora-lo para o vencer. Mas é claro que tudo isto é pensar fora da caixa quando se trata da política dita tradicional. É a cegueira ideológica que quer sempre sangue e deixa de ser objectiva. O Ventura agradece…

  2. A Alemanha teve a experiência passada de ter tido um líder de extrema direita xenófobo, racista e nacionlista (Hitler), que no final só causou destruição em massa e trouxe miséria ao próprio país, e por isso agora, tendo a memória fresca, toma as devidas precauções para evitar dar poder a esta peste. Em Portugal deveremos aprender com a história a não querer líderes com tiques totalitários, xenófobos, e doentes por valores do ku klux klan. Avé Hitlerilas, fica lá no teu canto fedorento. Ninguém quer regredir 50 ou mais anos depois de todos os sacrifícios dos nossos ancestrais!

    • Ó pá… andas a ver muitos filmes. O andrézito não é nada disso. O andrézito quer é tacho nem que para isso tivesse que defender um lugar ao sol para todos os caracóis que existem no território nacional. E o povo vota nele apenas para mostrar um cartão bem vermelho aos partidos do sistema. Até aqui ninguém representava esta percentagem da população desagradada com o rumo que as coisas tomaram nas últimas décadas. Mas já havia avisos de saturação. Basta ver o sucesso do Tino de Rans nas eleições presidenciais, ficando mesmo à frente da candidata do PS. De resto, no espectro partidário faltava uma válvula de escape e ela está aí, o CHEGA. Eu mesmo acho que se criasse o P.U.T.A (Partido de Unidade dos Trabalhadores Assalariados) provavelmente ainda formaria governo com alguém.
      O mais grave no meio disto tudo é que um dia destes pode aparecer efetivamente alguém perigoso. Alguém com eles bem no sítio e que venha com um discurso forte e demagógico. Aí sim, poderemos ter um problema, até porque o povo está mais que farto de tudo isto.

      • Bela piada, só não vê quem não quer. Há uma grande incorporação de racistas, fascistas e nazis no partido do Ventura, por isso não venha com comparações tolas. Ali não há que enganar. Votar numa alternativa mal por mal temos PAN, Iniciativa Liberal e outros partidos que não querem atentar à liberdade democrática e aos valores de uma sociedade dita minimamente evoluída. Não queremos cá rãs no poder que depois se transformam em ditadores fascistas. Da história longínqua e recente não há nenhum bom exemplo para o desenvolvimento humano e de uma sociedade. Esses regimes só trazem retrocesso em todos os níveis. E desengane-se quem pense que, quando esses partidos fazem da sua bandeira a luta contra a corrupção, que alguma coisa muda. Veja-se p.e. o Bolsonaro e outros “líderes” de países de leste em que a única coisa que muda é que a corrupção passa a ficar centralizada nos seus cabecilhas. É verdadeiramente vergonhoso empatarmos a evolução de um país por tempo indeterminado quando temos tanto para fazer!

      • Bela piada, só não vê quem não quer. Há uma grande incorporação de racistas, fascistas e nazis no partido do Ventura, por isso não venha com comparações tolas. Ali não há que enganar. Votar numa alternativa mal por mal temos PAN, Iniciativa Liberal e outros partidos que não querem atentar à liberdade democrática e aos valores de uma sociedade dita minimamente evoluída. Não queremos cá rãs no poder que depois se transformam em ditadores fascistas. Da história longínqua e recente não há nenhum bom exemplo para o desenvolvimento humano e de uma sociedade. Esses regimes só trazem retrocesso em todos os níveis. E desengane-se quem pense que, quando esses partidos fazem da sua bandeira a luta contra a corrupção, que alguma coisa muda. Veja-se p.e. o Bolsonaro e outros “líderes” de países de leste em que a única coisa que muda é que a corrupção passa a ficar centralizada nos seus cabecilhas. É verdadeiramente vergonhoso empatarmos a evolução de um país por tempo indeterminado quando temos tanto para fazer!

  3. Pessoal, a coisa é fácil de entender. A malta que trabalha, paga impostos e tenta cumprir as suas obrigações está farta de ser saco para os caloteiros, moinantes, mal educados e tachos politicos.
    Simples. Esticaram demasiado a corda e agora quando virem a votação do Ventura ficarão ainda mais desorientados…

    • Desde quando é que pessoas de mau caráter e arruaceiras, por vezes ligadas a gangs, roubos e a atos violentos, têm mais predisposição para serem honestas no poder do que outras bem formadas e com bons valores? É a lógica do Bobolsonaro ao quadrado..

  4. Então o PCP e o BE não têm as suas origens no extremismo comunista de Lenine a Estaline? Responsável pelo extermínio de milhões de seres humanos… Afinal, em que é que ficamos? Se for comunista, fixe pá! Se for de direita, vem aí Salazar II, que nunca se pareceu na atuação com Hitler!

    • Atualização linguística, querido João.

      Que posição é que defende em relação a André Ventura? Tal não ficou claro no seu comentário.

      • Caro André,
        A posição que defendo é a de seriedade.
        A mesma pessoa que se arroga o “único” guardião dos superiores interesses da Nação, é exactamente o mesmo que
        enquanto inspetor tributário, contribuiu para que, entre outras, uma empresa de Paulo Lalanda de Castro não pagasse mais de 1 milhão de euros em IVA ao Estado.
        ( Informação disponível no processo Vistos Gold).
        Seria interessante saber de quantas mais empresas o sr. André ” protegeu” a Pátria, e quanto lucrou com estes expedientes.
        Cumprimentos

        • Obrigado por ter exprimido o seu ponto de vista de forma cordial.
          De facto, qualquer partido possui uma mancha negra.

          Cumprimentos do
          André Almeida.

RESPONDER

1xslots онлайн казино официальный сайт в РФ казино 1xslots

1xSlots casino официальный сайт играть на зеркале казино 1хСлотс В этом случае информация об игроке вводится позже. Откроется официальный сайт регулятора с данными о выданном разрешении. В этом случае игрок получает персональную поддержку от личного менеджера …

The evolution of casino gaming from ancient roots to modern marvels

The evolution of casino gaming from ancient roots to modern marvels The Ancient Origins of Gambling The history of casino gaming can be traced back to ancient civilizations, where the practice of gambling emerged as a popular …

Yeni üyelere bonus veren siteler arasında en avantajlı kampanyaları sunan güvenilir platformların detaylı incelemesi

Yeni üyelere bonus veren siteler arasında en avantajlı kampanyaları sunan güvenilir platformların detaylı incelemesi Twitter’da “deneme bonusu veren siteler” veya direkt site isimleriyle yapılan aramalar, sizi güncel kampanyalara götürür. Bazı hesaplar günlük freespin, deneme bonusu ve …

Legal aspects of betting what you need to know

Legal aspects of betting what you need to know Η νομική ρύθμιση του στοιχήματος στην Ελλάδα Στην Ελλάδα, το στοίχημα ρυθμίζεται από συγκεκριμένες νομοθεσίες που αποσκοπούν στην προστασία των παικτών και τη διασφάλιση δίκαιων πρακτικών. Ο νόμος …

Gimdymo istorija kaip azartiniai žaidimai formavo mūsų kultūrą

Gimdymo istorija kaip azartiniai žaidimai formavo mūsų kultūrą Azartinių žaidimų ištakos ir evoliucija Azartiniai žaidimai turi ilgą ir intriguojančią istoriją, siekiančią tūkstantmečius. Pirmieji įrodymai apie lošimą aptinkami senovės civilizacijose, tokiuose kaip Mesopotamija ir Egiptas. Žmonės lošdavo su …

Промокод 1xSlots 2026 Бездепозитный Бонус 200 Фриспинов 1xslots бездепозитный бонус

1xSlots Casino Официальный Сайт Рабочее Зеркало После этого требуется пополнить игровой счет на сумму не менее 10 EUR, что приведет к автоматическому начислению бонуса в размере 100% от суммы депозита и 30 фриспинов. 📌 Процедура активации …

1xslots зеркало для обхода блокировок сайта казино 1xslots казино зеркало

1xSlots Casino Официальный Сайт Рабочее Зеркало Казино предлагает своим гемблерам использовать промокоды, которые откроют эксклюзивные подарки и дополнительные бонусные игры. Разработчики игрового клуба удачно реализовали сортировку по новым и популярным аппаратам, а также вынесли в отдельную …

Mastering financial management Essential tips for gambling success

Mastering financial management Essential tips for gambling success Understanding Bankroll Management Effective bankroll management is crucial for any gambler aiming for long-term success. It involves setting aside a specific amount of money solely for gambling purposes, distinct …

Un monde fascinant s'ouvre à vous avec le Vegasino Casino, un lieu de divertissement palpitant qui allie l'excitation du jeu à une expérience utilisateur unique. Au cœur de cette plateforme innovante, les passionnés de jeux en ligne peuvent profiter d'une large gamme de jeux de casino, allant des machines à sous aux jeux de table classiques. La convivialité de l'interface, la diversité de l'offre de jeux, et les promotions attractives contribuent à faire de Vegasino un choix privilégié pour de nombreux joueurs. Dans cet article, nous explorerons en détail ce que Vegasino Casino a à offrir, ses caractéristiques, ses avantages, et comment s'y inscrire pour rejoindre cette aventure ludique.

Les caractéristiques du Vegasino Casino Une Interface Utilisateur Facile et Intuitive Une des raisons pour lesquelles Vegasino Casino se distingue des autres plateformes de jeu en ligne est son interface conviviale. La conception du site vise à …

Director of Casino Royale: A Study on Martin Campbell

Casino Royale, released in 2006, marked a significant turning point in the James Bond franchise, introducing a grittier and more realistic portrayal of the iconic British spy. The film was directed by Martin Campbell, a …