Rodrigo Antunes / Lusa

No ano passado, em Portugal, 68 licenciaturas e mestrados integrados em instituições de ensino superior tinham uma taxa de desemprego de recém-licenciados fixada nos 0%.
Há 68 licenciaturas e mestrados integrados em instituições de ensino superior em Portugal cuja taxa de desemprego dos recém-licenciados é de 0%, comprovam os dados, do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), relativos a 2019, revelados esta sexta-feira pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Por recém-diplomado, esclarece a tutela, “entende-se um estudante diplomado do curso no período de referência 2014/15-2017/18”
Engenharia Informática (oito cursos), Enfermagem (sete) e Medicina (seis) são os cursos de maior destaque, escreve o Diário de Notícias, este sábado.
O número de licenciaturas e mestrados integrados que garantem emprego aos recém-diplomados cresceu no ensino privado. Enquanto em 2018, havia 16 cursos em instituições privadas com uma taxa de desemprego de recém-diplomados de 0%, em 2019 o número subiu para 29.
Grande parte dos cursos com emprego garantido, em 2019, eram licenciaturas (55) e pertenciam a universidades (43), sendo que 24 delas eram em institutos politécnicos.
A lista completa dos cursos é dada a conhecer numa infografia criada pelo Diário de Notícias:
Em 2019, apenas 3,3% dos jovens e adultos que terminaram a licenciatura no ensino superior público no ano transato estavam inscritos como desempregados no IEFP. A taxa diminuiu apenas 0,1% face a 2018. No ensino privado, a taxa passou de 4,1%, em 2018, para 3,9%, em 2019.
A primeira fase de candidaturas ao ensino superior arranca a 7 de agosto e decorrerá até ao dia 23 do mesmo mês. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior oferece dados e estatísticas sobre cursos superiores no portal InfoCursos.
[sc name=”assina” by=”ZAP” ]


A enfermagem tem emprego garantido… desde que emigrem!
Há uma diferença entre empregabilidade geral e empregabilidade na área de estudos, o que não é revelado pelo IEFP.
Qual outro curso tem emprego garantido?
Ah que belo estudo. Sendo eu Eng. Informático aconselharia a informarem-se melhor. Muitos dos que saem da Universidade não chegam trabalhar na área, até sei de um ex-colega que foi trabalhar para as caixas do Continente no final do curso. Informem-se do que é a consultadoria e já agora o outsourcing uma vez que é graças a este tipo de empresas que o número de vagas de emprego é uma mentira tão retorcida. Quando perceberem que existem 10 ou 15 consultoras a anunciar uma vaga para a mesma posição da mesma empresa e que dessas 15, será apenas para um único Eng. Informático irão apanhar uma grande surpresa. Por isso é que são vagas sazonais que abrem e fecham de repente, todas em simultâneo, pois muitas delas são para a mesma posição.
Estranho não ver listado o curso de Youtube. Há tanta gente a tirá-lo… Tem especialidades com muita saída. Terraplanista e conspiracionista são dois dos melhores exemplos.
Boa tarde
Licenciei-me recentemente em História, sei que em Portugal é extremamente difícil encontrar um trabalho para um licenciado.
A nível internacional, há alguma hipótese de encontrar trabalho como licenciado em História?
É quase impossível; tenho 58 anos e gostaria de ter uma nova experiência.
Obrigado!