A partir desta quarta-feira, o início do ano 2020, Barcelona passou a ter uma Zona de Baixas Emissões (ZBE), onde está limitada a circulação dos carros mais poluentes. Quem não cumprir a restrição, será multado. 

Com o objetivo de melhorar a qualidade do ar e de vida dos catalães, a câmara de Barcelona e a autoridade metropolitana local decidiram restringir o trânsito aos veículos mais poluentes mediante a criação de zonas de baixas emissões.

Os carros que podem circular na ZBE receberão um dístico identificador. Sem autocolante, ficam os veículos ligeiros de passageiros a gasolina com matrícula anterior a 2000, os veículos ligeiros de passageiros a gasóleo matriculados antes de 2005 e motocicletas ou ciclomotores que tenham sido comprados antes de 2003. Estes carros ou motas deixam de poder circular entre as 7h e as 20h, durante a semana. Ao fim de semana, feriados e durante a noite, a restrição fica sem efeito.

De acordo com o jornal catalão La Vanguardia, pode ser pedida uma autorização especial para circular na cidade durante o dia, mas esta é apenas concedida por um período de 24 horas e está limitada a dez dias por ano.

As estimativas da polícia apontam para uma redução de 50 mil veículos por dia

na cidade e menos 15% de gases poluentes na atmosfera resultantes dos transportes.

Durante os primeiros três meses em que a medida estiver em vigor, os condutores vão beneficiar de uma espécie de moratória. Porém, a a partir de 1 de abril, o não cumprimento da restrição pode ser punido com uma multa, a partir de 1 de abril de 2020, entre 100 e 500 euros.

Um condutor pode acumular várias multas no mesmo dia, caso continue dentro dos limites da ZBE, passados 90 minutos de ter sido notificado, segundo o Conselho da Cidade. A fiscalização está a cargo da polícia e há 70 câmaras instaladas em diferentes partes da cidade para ler as matrículas.

A medida abrange toda a cidade de Barcelona e pelo menos uma parte dos municípios de Hospitalet de Llobregat, Cornellà de Llobregat, Esplugues de Llobregat e Sant Adrià de Besòs. De fora, nos arredores, ficam as zonas de las rondas, o barrio de Vallvidrera, o Tibidabo, Planes e a Zona Franca.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]