Jose Sena Goulao / Lusa

Há um movimento de boicote contra Israel a crescer na Internet que apela à atribuição de “Zero Pontos” à canção do país no Festival da Eurovisão que decorre em Portugal.

A música “Toy”, da cantora israelita Netta Barzilai, é uma das grandes favoritas à vitória na final que está agendada para sábado, 12 de Maio. Mas há quem defenda que a canção deve ser castigada com “Zero Pontos”, em nome do fim da ocupação da Palestina.

Este movimento “ZERO PONTOS para Israel na competição musical da Eurovisão” até tem uma página no Facebook e há quem ande a distribuir panfletos à porta da Aldeia da Eurovisão, em Lisboa, apelando ao boicote.

A campanha foi lançada por “cidadãos israelitas que se opõem à ocupação e ao apartheid que existe na Palestina, alega o movimento, defendendo que, como representante de Israel, Netta Barzilai “participa igualmente nos esforços” do país para “limpar a sua imagem internacionalmente” e “apagar” o que se passa nos territórios ocupados.

Pelo Twitter, várias publicações apelam ao boicote a Israel, com recurso à hashtag #ZeroPointsIsrael. E há quem lembre que Netta Barzilai fez parte da marinha israelita

– em Israel, o Serviço Militar é obrigatório para homens e mulheres.

Esta referência é acompanhada da lembrança do ataque levado a cabo por uma lancha israelita a 16 de Julho de 2016, que provocou a morte de quatro crianças, com idades entre os 9 e os 11 anos, enquanto brincavam numa praia na costa de Gaza.

Por outro lado, há quem compare a intervenção de Israel na Palestina com os atentados terroristas da ETA e da Al-Qaeda.

E há ainda quem refira que se a canção de Netta é sobre “empoderamento feminino e justiça social para todos”, ela esquece “as palestinianas e pessoas dos territórios ocupados”.

Este movimento de boicote a Israel na Eurovisão faz parte de uma campanha global intitulada “Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS)”, que defende que o país deve ser sancionado, através da economia, da cultura e da política, para acabar com a ocupação da Palestina.

[sc name=”assina” by=”ZAP”]