CJCS / Flickr

O presidente da China, Xi Jinping

O Presidente chinês, Xi Jinping, visitou uma base militar na província de Guangdong e pediu às tropas: “ponham toda a vossa mente e energia na preparação para a guerra”.

Esta terça-feira, Xi Jinping visitou  uma base militar em Chaozhou, na província de Guangdong (a antiga Cantão), e pediu às tropas que se preparem para a guerra.

Ponham toda a vossa mente e energia na preparação para a guerra” disse o Presidente chinês, citado pela CNN, enquanto passava revista ao Corpo de Fuzileiros Navais do Exército de Libertação Popular. O Presidente terá pedido ainda aos soldados que mantenham “um estado de alerta elevado” e que sejam “absolutamente leais, absolutamente puros, e absolutamente fiáveis”.

A visita à base militar acontece numa altura em que a tensão entre a China e os Estados Unidos atinge níveis sem precedentes, quer pelas posições face à crise do novo coronavírus, pela implementação das novas redes 5G ou pela autonomia de Taiwan.

Na véspera da visita, a Casa Branca notificou o Congresso de que estava a planear avançar com a venda de três sistemas avançados de armas

a Taiwan.

Em resposta, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros exortou os Estados Unidos a “cancelar imediatamente quaisquer planos de venda de armas a Taiwan” e a cortar todos os “laços militares” entre os EUA e o território.

Em causa está a venda de um sistema de mísseis de médio alcance, além de mísseis terra-ar e sensores para caças F-16.

Esta não seria a primeira vez que os Estados Unidos venderiam armamento a Taiwan. Só na última década, faturaram cerca de 20 mil milhões de dólares neste tipo de transações.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]