O famoso desenho animado foi banido das redes sociais chinesas por ser cada vez mais utilizado pelos internautas para ridicularizar o presidente Xi Jinping.

As autoridades de censura chinesas decidiram banir esta semana Winnie the Pooh, o famoso urso da Disney que adora mel, das redes sociais do país. A repressão não foi ainda justificada mas, segundo a imprensa, tudo estará relacionado com o Presidente chinês.

O urso tem sido cada vez mais usado nas redes sociais chinesas para ridicularizar as parecenças de Xi Jinping com o desenho animado.

Por isso, todos os utilizadores que escreverem “Winnie the Pooh” nas redes sociais chinesas vão ser confrontados com uma mensagem de erro porque “o conteúdo é ilegal”.

As comparações entre o presidente do país asiático e o urso surgiram, em 2013, quando surgiu uma fotografia de Xi Jinping com Barack Obama

, na altura ainda presidente dos EUA, ao lado de uma imagem em que Pooh aparecia ao lado do seu amigo tigre.

Posteriormente, o chefe de Estado foi novamente comparado com o urso da Disney numa fotografia em que cumprimenta o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, com uma imagem em que Pooh agarra o casco do burro, outra das personagens.

A China é um dos países com uma atuação mais rígida na Internet e prova disso é o facto de redes sociais como o Facebook e o Twitter estarem há muito tempo bloqueados no país.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=”” ]