Marcela Miramendi / Flickr

Fernando Ribeiro, vocalista dos Moonspell

Fernando Ribeiro, vocalista dos Moonspell, escreveu um desabafo sobre a controvérsia à volta da emigração de Fernando Tordo. “Temos pena. Será que temos?”

Fernando Tordo já está no Brasil há mais de uma semana, mas o debate à volta da sua partida continua aceso. Fernando Ribeiro, vocalista da banda Moonspell, escreveu este domingo no seu blog um texto em que critica a postura dos que esperam “benesse ou ajuste directo, nem com homenagens ou facilitismo dos poderosos”. “Sobre a emigração de Fernando Tordo: temos pena. Será que temos?

O músico reconhece que a vida no mundo das artes não é fácil, mas defende que é preciso agir em vez de fazer “birras”. “Este país é o que queremos? Não. O que merecemos? Não. Mas, é o que amamos? Sim. Este Governo é mau? Ė! Houve um melhor outrora? Não me parece.”

Fernando Ribeiro, que regressa a Portugal depois de uma tour dos Moonspell pela América do Norte, mostra-se espantado com a controvérsia à volta do assunto da emigração de Tordo, considerando tratar-se de “uma decisão pessoal, livre, sem coação”. E afirma ainda estar “mais zangado com os Portugueses que com Portugal” por assuntos destes terem mais destaque do que o trabalho dos músicos em si – a tour da sua banda, por exemplo.

E em relação às saudades entre Fernando Tordo e o filho, João, que lhe escreveu (e publicou) uma carta? “Ninguém é mais que ninguém nas saudades. Ninguém é especial no sofrimento”, aponta amargamente o outro Fernando.

Aline Flor, ZAP