Will Oliver / EPA

O Partido Conservador da primeira-ministra Theresa May seria a quarta opção dos britânicos nas eleições europeias de 23 de maio, de acordo com uma sondagem do Opinium publicada este domingo pelo jornal The Observer.

Os dados da pesquisa de opinião apontam Nigel Farage, do partido Brexit, como o grande vencedor, conseguindo uma vitória maciça com 34% das intenções de voto – mais do que a soma dos dois partidos tradicionais.

O Partido Trabalhista, de Jeremy Corbyn, arrecadaria 21% dos votos. O Partido Liberal-Democrata seria a terceira opção com 12% das intenção de voto, seguindo-se depois o Partido Conservador, com 11% de apoio. O partido de Theresa May seria assim o quarto partido mais votados nas eleições europeias.

O Opinium questionou 2 mil pessoas, entre 8 e 10 de maio, através de meios digitais.

Os resultados causaram “pânico” entre Trabalhistas e Conservadores no Reino Unido, noticia o britânico The Guardian

. “Há sinais de pânico crescente e recriminações quer nas fileiras dos Conservadores como nas dos Tabalhistas, à medida que os seus parlamentares tentavam tardiamente levar a cabo operações para ‘travar Farage'”, pode ler-se.

O Partido Brexit foi fundado por Nigel Farage em abril para confrontar os políticos tradicionais que o euro-cético acusa de terem traído o resultado do referendo Brexit de 2016, atrasando assim a saída do Reino Unido da União Europeia.

Uma outra pesquisa, divulgada no jornal Telegraph, faz uma leitura igualmente sombria para o partido de Theresa May. Segundo esta sondagem, o Partido Trabalhista teria 27% dos votos, o partido de Farage 20% e os conservadores 19%.

As europeias decorrem entre 23 e 26 de maio. Os britânicos vão às urnas no dia 23.

[sc name=”assina” by=”ZAP” ]