(dr)
Rui Silva, presidente da Associação Nacional dos Bombeiros Voluntários, fala em “aldrabices” e “tramóia” do “conhecimento de todos” e culpa a Proteção Civil porque “nada fiscaliza”.
Segundo o Público, na sequência das denúncias de alimentação deficiente dada aos bombeiros nas pausas do combate às chamas, Rui Silva, presidente da Associação Nacional dos Bombeiros Voluntários (ANBV) denunciou que o dinheiro “desviado das refeições não vai para o bolso das chefias” dos bombeiros.
Segundo o presidente, o montante é utilizado para “outros fins, como a compra do equipamento que as associações precisam ou em outras necessidades nos quartéis”.
Rui Silva explica ainda que existe “um esquema de financiamento dos bombeiros feito à custa do desvio de verbas da alimentação para os operacionais”, que “é do conhecimento de todos”.
Muitas vezes “os bombeiros são alimentados com a comida dada por voluntários
” e, “depois, são apresentadas faturas à Autoridade Nacional de Protecção Civil como sendo de refeições pagas”, disse Rui Silva.Para o presidente da ANBV, a “grande responsável por tudo isto é a Autoridade Nacional de Protecção Civil a nível regional e nacional porque paga tudo o que lhe chega sem nada fiscalizar”.
“A forma como o caso é tratado pela Autoridade Nacional da Proteção Civil permite que muitas vezes as verbas que deveriam ser canalizadas na totalidade para a alimentação dos bombeiros, assim como o pagamento dos bombeiros, possa não ser canalizado para esse fim, sendo utilizado para outro“, conclui Rui Silva.
[sc name=”assina” by=”ZAP”]
este Ruim Selva é o maior incendiário existente actualmente em Portugal mas é tão ruim que consegue incendiar tudo e todos sem arder.