Ventura não apreciou a proposta do Livre de devolver o património das ex-colónias. Numa publicação nas redes sociais sugeriu que Joacine “seja devolvida ao seu país de origem”.
André Ventura partilhou uma publicação nas redes sociais onde sugere que Joacine Katar Moreira, deputada do Livre, “seja devolvida ao seu país de origem”. A acusação surge após o Livre propor que o património das ex-colónias em museus portugueses seja devolvido.
O Livre quer que todo o património das ex-colónias, presente em território português, possa ser restituído pelos países de origem de forma a “descolonizar” museus e monumentos estatais.
A medida, assinada pela parlamentar única do Livre, Joacine Katar Moreira, está inserida numa proposta que pretende implementar um programa de “descolonização da cultura” e uma “estratégia nacional para a descolonização do conhecimento”, valores presentes no programa do partido para as legislativas de 2019.
Em resposta, o líder do Chega não poupou nas críticas a Joacine Katar Moreira e sugeriu que também ela fosse devolvida ao seu país de origem.
“Eu proponho que a própria deputada Joacine seja devolvida ao seu país de origem. Seria muito mais tranquilo para todos… inclusivamente para o seu partido! Mas sobretudo para Portugal!”, escreveu André Ventura na sua página pessoal de Facebook.
Entretanto, o Livre já reagiu à publicação de Ventura, realçando os “contínuos ataques de caráter e referências de índole racista” que têm Joacine como alvo.
“O Livre não pode deixar de repudiar veementemente esses ataques e o uso de uma linguagem depreciativa e difamatória, que perpetua estigmas racistas e sexistas na sociedade portuguesa”, lê-se no comunicado citado pelo Observador.
“O Livre está e estará sempre na linha da frente no combate a todas as discriminações e repudia as declarações sexistas e deselegantes de Francisco Rodrigues dos Santos e as palavras deploráveis e racistas de André Ventura, deputado da extrema-direita portuguesa”, lê-se ainda.
[sc name=”assina” by=”ZAP” ]
Isto está a ficar bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bobo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo nito.
Es Es Es Es Es Es Es Es Es Es Es Es Es Es Es Es Es Es Es Es Es Es Es Es Es Es Es Es Es Es Es Es tá, está
Ó André vai pó ca ca ca ca ca ca ca ca ca ca ca ca ca ca ca ca ca sal ribeiro ver se eu lá estou!