Mário Cruz / Lusa
Luis Marques Mendes
O Governo está a preparar um “grande alívio fiscal” do IRS em 2019. A garantia é dada por Marques Mendes no seu habitual espaço de comentário, no Jornal da Noite de domingo, na SIC.
O ex-líder do PSD constata que vai haver “mexidas no IRS” nos dois próximos Orçamentos de Estado. “Em 2018, cria-se mais um escalão para as classes mais baixas, e em 2019, poderá ser feito algo mais para as classes médias, por razões políticas, porque é ano de eleições”, sustenta Marques Mendes.
O comentador da SIC anunciou também que Portugal vai sair do Procedimento por Défices Excessivos (PDE), conforme já se confirmou esta segunda-feira de manhã.
“Havia um comissário ou outro mais renitente”, mas uma carta enviada pelo Governo português a Bruxelas “com alguns compromissos”, nomeadamente “a continuada redução do défice”, “ajudou a que a Comissão tomasse a decisão” de retirar Portugal do PDE, afiança.
O ex-líder social-democrata alerta contudo que, apesar de ser “uma grande notícia”, “não vale a pena embandeirar em arco”. É que “não vamos ter facilidades, vamos ter de continuar a reduzir o défice e a reduzir a dívida”, avisa.
A este propósito, Marques Mendes deixa ainda uma mensagem a Passos Coelho, notando que o PSD fica a perder com a notícia da saída do PDE, embora o seu Governo tenha também contribuído para este desfecho positivo, pelo facto de ter insistido na ideia de que vinha aí o “diabo”.
Ora, se o PSD “não muda de vida, arrisca-se a passar oito anos na oposição”, alerta o comentador da SIC.
[sc name=”assina” by=”ZAP”]
Cuidado com tanto alívio para a classe media , passos ainda vai dizer que foi ele que teve o mérito. .