Uma investigação recente, levada a cabo pelo Instituto Max Planck e pelo Hospital Universitário de Leipzig, abrangeu quase 9.000 vegetarianos e analisou como é que esta forma de nutrição influencia a personalidade.
De acordo com os resultados do estudo, quanto mais rara a proporção de alimento animal na dieta de uma pessoa, menor o índice de massa corporal (IMC) e, portanto, o peso. Os cientistas explicam que tal pode ser explicado pela menor proporção de alimentos processados numa dieta vegetariana.
“Os produtos que são excessivamente ricos em gordura e açúcar engordam particularmente, estimulam o apetite e atrasam a sensação de saciedade”, explicou Evelyn Medawar, primeira autora do artigo científico publicado recentemente na Nutrients.
A investigadora adiantou ainda que a comida vegetariana contém fibras e tem um efeito positivo no microbioma no intestino – uma razão que explica o motivo pelo qual esta dieta nos sacia mais cedo do que os ingredientes de origem animal.
Os investigadores também descobriram que a nutrição vegetariana ou vegana está relacionada com a personalidade, nomeadamente com a extroversão.
O estudo revelou que as pessoas que comem alimentos predominantemente à base de plantas são mais introvertidas do que aquelas que se alimentam principalmente de produtos de origem animal. “É difícil dizer o motivo”, afirma Veronica Witte, citada pelo EurekAlert.
“Pode ser porque as pessoas mais introvertidas tendem a ter hábitos alimentares mais restritivos ou porque são mais segregadas socialmente por causa dos seus hábitos alimentares”, acrescentou a investigadora, apesar de salvaguardar que são necessários mais estudos para averiguar os motivos.
Ao contrário de estudos anteriores, esta investigação não permitiu concluir que uma dieta à base de vegetais está associada a uma tendência de comportamento neurótico. Além disso, a equipa não conseguiu confirmar se a dieta vegetariana está mais frequentemente associada a estados depressivos. “Não conseguimos detetar uma correlação.”
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]
Concordo os vegetarianos e ou veganos são bastante seletivos em relação a alimentação e consequentemente as suas companhias já que somos em número menor em relação aos que ainda se alimentam de cadáveres de animais