Yannis Kolesidis / EPA
O ministro das finanças da Grécia, Yanis Varoufakis
O Supremo Tribunal da Grécia solicitou ao Parlamento do país que analise se há motivos para levantar a imunidade parlamentar de Yanis Varoufakis, o ex-ministro das Finanças e actual deputado, por causa da gravação onde fala do seu Plano B para o caso de a Grécia deixar a Zona Euro.
Essa gravação polémica começa a surtir os primeiros efeitos e o Procurador-Geral da República grego, Euterpe Koutzamani, admite também abrir um processo contra Varoufakis que planeou com um amigo copiar os dados dos contribuintes e das empresas gregas para criar um sistema financeiro paralelo.
O ex-ministro das Finanças pode assim vir a ser acusado de “alta traição”, segundo avança a Agência Efe.
Varoufakis já foi alvo de duas queixas por “traição” e “gestão danosa” por parte do presidente da Câmara de Stylida e líder do partido Teleia, Apostolos Gletsos, e do advogado Panayiotis Giannopoulos, que imputam ao ex-ministro a responsabilidade por prejuízos de 11 mil milhões de euros e de 20,8 mil milhões, respectivamente, que dizem ter infligido directamente ao país enquanto esteve no cargo.
Entretanto, Varoufakis comentou a famigerada gravação numa publicação no seu blogue, deixando críticas à comunicação social pelo que denomina como “artigos rebuscados” e com “referências erróneas”, frisando que “procuraram a confusão e contribuíram para a desinformação induzida pelos média”.
“O grupo de trabalho do Ministro das Finanças trabalhou exclusivamente dentro dos princípios da política do governo e as suas recomendações visaram sempre o interesse público, respeitando as leis do país, e manter a nação na Zona Euro”, escreve ainda Varoufakis no depoimento.
SV, ZAP
De um político ultra radical de esquerda caviar (como também temos por cá) não se podia esperar outra coisa que não roubar os dados de todos os contribuintes gregos e utilizar meios abusivos para atingir os seus fins. Gente deste calibre devia estar atrás das grades por desejar a ruina dos seus países (lá como cá).
De acordo com processos que tem contra si, terá arruinado a Grécia em 20 mil milhões de Euros nos 6 meses em que foi ministro das finanças. Sem o Siriza a Grécia estaria muito melhor e a recuperar. É o que dá os experimentalismos. Esperamos que o povo grego não volte a ser estúpido como demonstrou ao eleger gentalha desta para governar.