A Comissão Europeia terá em marcha a implantação de um alegado “plano secreto” com vista a garantir a deportação de milhares de migrantes nas próximas semanas.
O jornal britânico The Times apresenta o que define como um “esboço de um texto diplomático”, salientando que será discutido pelos Ministros da Administração Interna da União Europeia e que visa banir a maioria dos milhares de migrantes que chegaram este ano à Europa e recusar muitos dos pedidos de refugiados solicitados.
“Bruxelas vai ameaçar retirar a ajuda, os acordos comerciais e os entendimentos para vistos se países como a Nigéria e a Eritreia recusarem receber os seus migrantes económicos de volta”, afiança-se neste “plano secreto” referido pelo The Times.
O plano ainda prevê, de acordo com o jornal, a detenção de milhares de migrantes para evitar que fujam à deportação e a criação de uma nova unidade de polícia fronteiriça para lidar com os “migrantes irregulares”.
“Todas as medidas devem ser tomadas para assegurar o efectivo regresso dos migrantes irregulares, incluindo o uso da detenção como uma medida legítima de último recurso”, salienta-se no documento citado pelo The Times.
“Taxas de retorno aumentadas devem actuar como um dissuasor para migrantes irregulares”, escreve-se ainda neste suposto “plano secreto” que prevê também medidas sancionatórias para os países da União Europeia que não agirem efectivamente para estas deportações.
“Os Estados-membros devem emitir sistematicamente decisões de regresso, tomar todas os passos necessários para as aplicar e fornecer recursos adequados, necessários para identificar e devolver nacionais de países terceiros em situação ilegal”, constata-se no texto citado pelo jornal.
SV, ZAP
errrrr... parece que já não secreto.