[sc name=”ZAPV” url=”https://player.vimeo.com/external/379743374.m3u8?s=3d32b24d34c8f60d8efa85f22a34c87061695905&oauth2_token_id=1275135991″ thumb=”https://i.vimeocdn.com/video/839874938_1280x716.jpg” src=”https://vimeo.com/379743374″]

A fabricante de sistemas de navegação Garmin desenvolveu uma tecnologia que permite aterrar um avião pressionando um simples botão no cockpit da aeronave.

A Garmin, uma empresa norte-americana conhecida pelos seus sistemas de aterragem de aviões e tecnologia GPS, criou uma mistura dos dois – e poderá vir a ajudar a salvar muitas vidas no futuro.

O novo sistema, chamado Autoland, fará com que seja possível que pilotos e passageiros comuns possam aterrar um avião. Ao ativar o sistema, este encontra automaticamente o aeroporto apropriado dentro de um raio de 320 quilómetros e calcula a trajetória.

Além disso, a tecnologia tem em conta as reservas de combustível, as condições meteorológicas e todos os obstáculos possíveis. Assim, o sistema Autoland escolherá a pista de aterragem mais conveniente, em função do tráfego no aeroporto designado. De acordo com a Garmin, cerca de 70% dos aeroportos nos Estados Unidos são destinos adequados da Autoland.

“As telas de voo mostram a posição do avião num mapa, juntamente com informações como o aeroporto escolhido, o tempo estimado de chegada, a distância até ao aeroporto e o combustível restante. Velocidade, altitude e direção também são apresentadas em formato compreensível. Os passageiros podem comunicar com os controladores de tráfego aéreo seguindo as instruções da tela de toque”, explica o comunicado

da empresa.

Ao aproximar-se do aeroporto, a Autoland inicia o sistema de descida controlada e, ao tocar no solo, o sistema de freios automático, desativando posteriormente os propulsores.

A Garmin recomenda ativar o botão, localizado no painel de controlo, apenas em caso de emergências, por exemplo, quando o piloto desmaia ou se sente doente. A qualquer momento, o Autoland pode ser desativado com o pressionar de um botão, se, por exemplo, o piloto puder novamente continuar a pilotar a aeronave.

O sistema, cujos reguladores precisarão de certificação, estará disponível em breve nos aviões Cirrus Vision Jet e Piper M600. Eventualmente, a Garmin ampliará o seu mercado. No processo, muitas vidas serão salvas.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]