A União Europeia poderá estar a preparar-se para conceder ao Reino Unido um novo adiamento do Brexit, em outubro, para evitar uma saída sem acordo.
De acordo com o Business Insider, que teve acesso a um projeto de resolução do Parlamento Europeu (PE), a União Europeia (UE) poderá vir a conceder ao Reino Unido uma terceira extensão do Brexit, em outubro, para evitar uma saída sem acordo.
A resolução, elaborada pelo grupo de acompanhamento do Brexit do PE, indica que os Estados-membros apoiarão uma terceira extensão do prazo se houver um objetivo claro, “como sejam evitar uma saída sem acordo, realizar novas eleições ou um referendo, revogar o Artigo 50 ou aprovar um acordo de saída”.
O mesmo documento diz ainda que o Parlamento Europeu poderá estender o prazo do Reino Unido para sair da UE, agora estipulado para o dia 31 de outubro, desde que as instituições e o funcionamento do bloco comunitário não sejam “afetados negativamente”.
O projeto de resolução reafirma ainda a posição dos eurodeputados de que qualquer acordo deve incluir um backstop para evitar a reposição de uma fronteira com a Irlanda. O documento a que o jornal financeiro teve acesso também manifesta preocupação com a conduta do atual primeiro-ministro, Boris Johnson, incluindo a forma como tem gerido a questão dos cidadãos da UE que querem ficar no Reino Unido.
O Parlamento britânico foi suspenso na terça-feira e está previsto reabrir apenas a 14 de outubro, duas semanas antes da data prevista da saída. Uma nova lei, aprovada antes desta suspensão, obriga Boris a pedir um adiamento até 31 de janeiro de 2020, caso o Parlamento não aprove um acordo de saída ou não autorize uma saída sem acordo até 19 de outubro. Na altura, o primeiro-ministro disse que preferia estar “morto numa valeta” a pedir um novo adiamento.
Mesmo que o Governo britânico avance com o pedido, a extensão precisa depois de ser deferida unanimemente pelos restantes 27 Estados-membros da UE. Recorde-se que o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Yves Le Drian, já excluiu a possibilidade de adiamento do Brexit.
Segundo o The Guardian, que cita fontes em Bruxelas, Boris vai reunir pela primeira vez com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, na segunda-feira, no Luxemburgo.
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=”” ]
Daqui a 20 anos vão pedir a Bruxelas o 300º adiamento no Brexit, porque ainda nada conseguiram fazer de concreto.
Uma sugestão: Esqueçam tudo isso, se quiserem façam um novo referendo que terá de certeza mais de 50% que não querem sair, e voltem tudo ao que estava a correr bem antes de esta questão toda ter iniciado.