Está satisfeito com a mudança de hora no Verão/Inverno, ou preferia manter a mesma hora o ano todo? Eis a oportunidade que aguardava, pois a Comissão Europeia está a perguntar a todos os cidadãos da UE o que acham sobre a alteração da hora, para eventualmente acabar com essa prática.

Comissão Europeia criou um inquérito relativo à mudança de hora bi-anual, com vista a avaliar se se deverá manter o actual sistema ou eventualmente acabar com ele.

Actualmente ditam as regras que todos os países membros da UE devem mudar para a hora de Verão no último domingo de Março e mudar para a hora de Inverno no último domingo de Outubro, de modo a manter uma harmonização do horário em todo o espaço da União Europeia.

No entanto, esta prática da mudança de hora, embora seja “tradição” na Europa e nos EUA, não é feita na Ásia ou África. Aliás, esta nem sequer é a primeira vez que a UE faz inquéritos sobre o tema. Em 2014, a maioria dos países dizia estar satisfeita com o sistema actual.

O horário de verão contribui para reduzir o consumo de energia, mas a medida só funciona nas regiões mais distantes da linha do equador, porque nesta estação os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas. Em Portugal, quando se está no período de horário de verão, o sol põe-se entre as 18h45 e as 21h05. Em contra-partida, o nascente dá-se entre as 6h10 e as 7h55.

A ideia de adiantar os relógios para aproveitar melhor as horas de sol foi lançada em 1784 pelo político e inventor americano Benjamin Franklin, numa época em que ainda não existia luz elétrica. A sua ideia não foi bem recebida nem pelo governo do seu país, nem pelo da França, onde Franklin publicou um artigo sobre a possível economia em cera de vela gerada pelo adiantamento do relógio em uma hora no verão.

O que é certo é que os supostos benefícios frequentemente apontados para a mudança de hora, como a poupança energética, benefícios de saúde, ou até mesmo segurança de circulação nas estradas, são dados como inconclusivos pela própria Comissão, pelo que no final tudo se irá resumir à opinião que cada um tenha sobre o assunto – havendo até quem diga que a mudança de hora está literalmente a matar-nos.

O inquérito da União Europeia decorre até 16 de Agosto e será a oportunidade ideal para todos os que acharem que seria melhor manter continuamente a hora de Verão (ou de Inverno) durante o ano todo.

O que é certo é que, se for para se alterar o sistema, passará a ser proibido aos países membros optar por mudar a hora – tendo que escolher o horário em que desejam permanecer (Verão, Inverno, ou outro) mas sem alterações ao longo do ano.

[sc name=”assina” by=”” url=”https://abertoatedemadrugada.com/2018/07/uniao-europeia-considera-o-fim-da.html” source=”Aberto até de MAdrugada”]