O Presidente dos EUA terá pedido ao diretor do FBI para encerrar a investigação sobre as eventuais ligações do seu ex-conselheiro, Michael Flynn, à Rússia e ainda terá sugerido que os jornalistas que publicassem fugas de informação deveriam ser presos.
Segundo o New York Times, este pedido de Donald Trump ao agora ex-diretor do FBI terá acontecido depois de uma reunião entre os dois em fevereiro, na Casa Branca, de acordo com um memorando escrito por James Comey.
“Espero que possa deixar passar isto. Ele é um bom homem”, terá dito o Presidente dos EUA ao antigo diretor do FBI, na reunião que aconteceu um dia depois do conselheiro Michael Flynn se ter demitido, diz o jornal norte-americano.
O ex-conselheiro deixou o cargo depois de ter assumido que mentiu ao vice-presidente, Mike Pence, e a outros funcionários sobre os seus contactos com a Rússia.
Entretanto, a Casa Branca já veio negar as revelações do jornal americano num comunicado. “O Presidente nunca pediu a Comey ou a outra pessoa para encerrar qualquer investigação, incluindo alguma que envolva o General Flynn”, afirma.
O New York Times escreve ainda que Comey estaria a escrever este tipo de memorandos por ter percebido que o chefe de Estado estava claramente a tentar interferir na investigação. O jornal assegura que as notas de um agente do FBI são consideradas muito credíveis, caso sejam levadas a tribunal como provas de conversas ou afirmações.
De acordo com o mesmo jornal, Donald Trump terá também sugerido ao ex-diretor do FBI que os jornalistas que publicassem fugas de informação deveriam ser presos.
Na semana passada, o Presidente despediu Comey do cargo, justificando esta decisão com o facto de este estar a fazer um “mau trabalho” relativamente à investigação sobre os e-mails da sua antiga rival democrata Hillary Clinton.
No entanto, facto é que Comey estava também a investigar a alegada interferência da Rússia nas eleições de novembro passado, o que levou muitos a compararem esta atitude com a de Richard Nixon no famoso “caso Watergate”.
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=”Lusa” ]
Quem devida de ser despedido era o Trump. Aquilo não tem as luas todas. É pura e simplesmente aberrante.
Sempre que aparece ou abre a boca estamos sempre á espera que saia alguma barbaridade.
Como é possível uma pessoa como esta estar a governar uma das maiores potencias a nível mundial!!!
Os seres humanos cada vez estão a ficar mais LOUCOS...