Michael Reynolds / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

No seu briefing diário, esta quinta-feira, o Presidente norte-americano, Donald Trump, sugeriu usar uma injeção de desinfetante no corpo para tratar infetados com covid-19. A afirmação valeu-lhe várias críticas dos especialistas.

A ideia foi apresentada depois de um dos funcionários do governo norte-americano ter apresentado o resultado de uma investigação que dava conta que o novo coronavírus parecia enfraquecer mais rapidamente quando exposto à luz solar e ao calor.

Depois de ouvir as conclusões de William Bryan, chefe interino da Direção de Ciência dos Estados Unidos, Trump sugeriu a Deborah Birx, coordenadora da resposta do coronavírus da Casa Branca, que testasse a hipótese da injeção de desinfetante no corpo.

Trump terá também sugerido a irradiação do corpo dos pacientes com luz ultravioleta, uma ideia imediatamente rejeitada por um médico.

“Atingimos o corpo com uma tremenda intensidade de luz, seja ultravioleta ou apenas uma luz muito poderosa… Isso ainda não foi testado. Eu vejo o desinfetante a matar o vírus num minuto. Um minuto. Haverá alguma forma de fazer algo como injetar desinfetante numa pessoa?”, perguntou Trump durante a conferência de imprensa.

A comunidade científica rejeitou a ideia, criticando o Presidente norte-americano. “É um método comum que as pessoas utilizam quando querem matar-se”, disse Vin Gupta, pneumologista e especialista em políticas de saúde pública, em declarações à NBC News. “Essa ideia de injetar ou ingerir qualquer tipo de produto de limpeza no corpo é irresponsável e perigosa”, sublinhou.

Pacote de ajuda de 483 mil milhões de dólares

O Congresso dos Estados Unidos aprovou, na quinta-feira, um pacote de apoio à economia e aos hospitais norte-americanos de 483 mil milhões de dólares (mais de 448 mil milhões de euros), para enfrentar a crise gerada pela pandemia.

De acordo com a agência France-Presse, a proposta foi aprovada na Câmara dos Representantes com 388 votos favoráveis, cinco contra e uma abstenção.

O diploma deverá ser assinado nos próximos dias por Donald Trump. A proposta já tinha sido aprovada por unanimidade, na terça-feira, pelo Senado norte-americano, cuja maioria é republicana, partido de Trump.

Este pacote engloba uma verba de 320 mil milhões de dólares (mais de 296 mil milhões de euros) destinada a empréstimos para pequenas e médias empresas

. Cerca de 60 mil milhões de dólares (mais de 55 mil milhões de euros) serão alocados para apoios a setores atingidos pela crise económica, causada pela pandemia da doença provocada pelo novo coronavírus, nomeadamente o da agricultura.

Outros 75 mil milhões de dólares (mais de 69 mil milhões de euros) vão ser atribuídos às unidades hospitalares e 25 mil milhões de dólares (cerca de 23 mil milhões de euros) serão destinados ao reforço da triagem para o novo coronavírus.

Esta votação demorou aproximadamente uma hora e 20 minutos, uma vez que os parlamentares apenas podiam dirigir-se ao hemiciclo em pequenos grupos, para manter o distanciamento social.

A Câmara dos Representantes, de maioria democrata, também aprovou a criação de uma comissão para investigar a administração Trump por causa da gestão da crise gerada pela covid-19.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 186 mil mortos e infetou mais de 2,6 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 708 mil doentes foram considerados curados. Os Estados Unidos são o país com mais mortos e mais casos de infeção confirmados .

Os Estados Unidos registaram 3.176 mortos nas últimas 24 horas, um dos piores registos diários no país. No total, quase 50 mil pessoas morreram nos Estados Unidos. O número de infetados subiu para mais de 860 mil, depois de terem sido identificados 26.971 novos casos.

Só em Nova Iorque, as autoridades sanitárias dos Estados Unidos dizem que estão a surgir provas de que o número de nova-iorquinos contaminados é muito superior ao inicialmente estimado, podendo ser de cerca de um milhão.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=”Lusa”]