Nathan Congleton / Flickr

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Esta segunda-feira, o Presidente norte-americano afirmou que pagou milhões de dólares ao Tesouro sem, no entanto, ter apresentado qualquer prova.

Para se defender da reportagem publicada pelo The New York Times – que revela que o Presidente dos Estados Unidos pagou apenas 750 dólares (645 euros) em impostos federais em 2016, ano em que foi eleito, e outro tanto em 2017 -, Donald Trump escreveu no Twitter vários ataques à imprensa.

“Os falsos meios de comunicação, como na altura das eleições de 2016, estão a trazer à tona os meus impostos e todo o tipo de disparates com informações obtidas ilegalmente e apenas com más intenções. Paguei muitos milhões de dólares em impostos, mas tinha direito, como toda a gente, à depreciação e a créditos fiscais”, argumentou na rede social.

“Se olharmos para os bens extraordinários da minha propriedade, o que a falsa notícia não fez, estou extremamente em vantagem, tenho muito pouca dívida em comparação com o valor dos ativos”, explicou Trump, sublinhando que te uma dívida reduzida face aos bens de que é proprietário.

“Muita dessa informação está registada, mas há muito que digo que posso publicar as demonstrações financeiras desde a altura em que anunciei que me candidatava à presidência, mostrando todas as propriedades e dívidas”, sublinhou.

Além disso, Donald Trump frisou ser “o único presidente que se saiba ter renunciado ao prémio anual de 400.000 dólares do salário presidencial”.

O jornal norte-americano teve acesso às declarações fiscais do chefe de Estado de há mais de duas décadas, incluindo os seus dois primeiros anos na Casa Branca. Segundo o NYT, em 10 dos 15 anos anteriores à sua ascensão ao poder, Trump não teve de pagar imposto sobre o rendimento porque alegou ter sofrido perdas superiores aos seus rendimentos.

Além disso, o diário revelou que o Presidente dos Estados Unidos tem uma dívida de 421 milhões de dólares, que terá de pagar nos próximos quatro anos.

Pelosi: revelações são problema de “segurança nacional”

A presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, a democrata Nancy Pelosi, considerou esta segunda-feira que as revelações sobre as declarações de impostos do Presidente norte-americano são um problema de “segurança nacional”.

Em entrevista à cadeia de televisão NBC, Pelosi afirmou que a divulgação destas informações coloca em causa a segurança para o país, uma vez que podem constituir prova de eventuais ingerências de outros países, de lobbies, na governação do chefe de Estado durante os últimos quatro anos.

“Este Presidente parece ter uma dívida de mais de 400 milhões de dólares. A quem? A diferentes países? Qual é a alavancagem [da dívida] que tem? Na minha opinião, é uma questão de segurança nacional”, explicitou a democrata em entrevista citada pela EFE.

Pelosi instou também Trump a esclarecer estas dúvidas: “Fazemos um juramento de proteger e defender [o país]. Este Presidente é o comandante [das Forças Armadas norte-americanas]. Tem uma exposição de crédito de várias centenas de milhões de dólares. A quem? O público tem o direito de saber”, rematou.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=”Lusa”]