O Presidente norte-americano abandonou uma conferência de imprensa, este sábado, depois de ter sido confrontado por uma jornalista com uma mentira que já terá dito mais de 150 vezes sobre cuidados de saúde para os veteranos.

De acordo com a CNN, o episódio aconteceu no último sábado, quando Donald Trump, que falava aos jornalistas a partir do seu clube de golfe em Bedminster, Nova Jérsia, voltou a afirmar que foi ele quem conseguiu que o programa “Veterans Choice” fosse aprovado.

Porém, como recorda a estação televisiva, o programa que permite aos veteranos de guerra um acesso mais facilitado a cuidados de saúde passou a lei no ano de 2014, quando Barack Obama era Presidente.

O que Trump assinou foi uma lei, em 2018, chamada “VA MISSION Act”, que modificou e expandiu os critérios de elegibilidade deste programa.

“Eles tentaram que a lei fosse aprovada durante décadas e décadas e nenhum Presidente foi capaz de o fazer, e nós conseguimos“, disse o chefe de Estado na conferência de imprensa.

Segundo a CNN, o Presidente republicano já proferiu esta mentira mais de 150 vezes. Foi então que, este sábado, uma correspondente da CBS News

na Casa Branca o confrontou com esta situação.

“Porque é que continua a dizer que passou o ‘Veterans Choice’?”, questionou a jornalista Paula Reid ao chefe de Estado. “Foi aprovado em 2014. Essa é uma declaração falsa”, acrescentou, enquanto Trump tentava dar a palavra a outro jornalista.

Depois da intervenção da jornalista, o Presidente fez uma pausa e acabou por responder: “Ok. Muito obrigado a todos”. E abandonou a conferência de imprensa.

Segundo o jornal online Observador, esta não é a primeira vez que Trump toma esta atitude. Recentemente, o chefe de Estado também abandonou uma conferência de imprensa por não ter gostado da pergunta de uma jornalista.

Em causa estava um vídeo, partilhado por Trump no Twitter, em que um grupo de médicos fazia declarações sobre o novo coronavírus, nomeadamente que as máscaras não eram necessárias para travar a doença. A rede social acabou por retirá-lo, alegando que divulgava informações falsas.

[sc name=”assina” by=”ZAP” ]