Um guia de turismo de um parque na Tanzânia foi preso depois de traduzir de forma errada os comentários de uma turista que estava no país.

No vídeo, que foi amplamente partilhado nas redes sociais, é possível ver a turista, que fala em inglês, a elogiar muito a Tanzânia e o seu povo. Porém, ao fazer a tradução, o guia turístico, que trabalha no Parque Nacional de Serengueti, no noroeste do país, diz coisas completamente diferentes, criticando mesmo os tanzanianos.

“Olá, a minha visita à Tanzânia está a ser linda. As pessoas daqui são incrivelmente maravilhosas e amigas. A saudação é sempre ‘jambo’ (a palavra em suaíli que significa ‘olá’). Estou muito feliz por estar aqui. Este lugar é simplesmente lindo. Os animais são maravilhosos”, diz, por exemplo, a turista.

No entanto, segundo um jornal queniano, citado pela BBC, o guia traduz para: “Vocês, tanzanianos, reclamam muito por causa da fome. Estão o dia todo a chorar por causa da fome, mesmo quando têm flores em casa. Porque é que não fervem as flores e as bebem? Não é bom estar a chorar ou a reclamar por causa da fome”.

E quando a turista diz: “A variedade de animais e pessoas que se vê aqui é incrível, diferente de qualquer outro lugar. É simplesmente fantástico”, o guia traduz para: “Vocês estão sempre a pedir ao presidente para cozinhar para vocês. Vocês acham que o presidente é um cozinheiro?”, questiona. “O presidente não pode sair do Governo para cozinhar por vocês. Vocês têm de cozinhar sozinhos”, diz ainda.

Por causa destas imagens, o homem foi detido e interrogado pelas autoridades, depois de uma ordem do ministro do Turismo, Jumanne Mshembe.

Segundo a correspondente da da BBC, Lizzy Masigna, ainda não se sabe como ficará a situação do guia, nem quais as acusações a que será sujeito, mas, de acordo com a polícia, a detenção aconteceu porque o guia colocou o ministro numa situação desagradável

.

A jornalista avança que em causa poderá estar o facto de o guia estar a tentar imitar o presidente John Magufuli que, num comício recente, disse coisas muito idênticas, pedindo ao povo que parasse de se queixar por causa da fome.

O presidente tanzaniano, que assumiu o cargo há pouco mais de um ano, tanto tem de popular como de polémico no país. Logo no início do mandato, ficou conhecido por “fiscalizar” o trabalho dos seus funcionários, aparecendo de surpresa nos gabinetes dos ministros.

Também fez muitas capas nos jornais por ter aparecido a limpar o lixo das ruas no Dia da Independência da Tanzânia, na mesma altura em que cancelou as celebrações, afirmando que o dinheiro que ia ser gasto seria para cobrir despesas dos hospitais públicos.

Algumas medidas de Magufuli, no entanto, também geraram polémica – como “censura” aos meios de comunicação e “intimidação” para com os seus adversários. Pelo menos dez pessoas enfrentaram acusações por “insultar” o presidente nas redes sociais, o que alertou várias organizações de defesa dos direitos humanos.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”http://www.bbc.com/portuguese/geral-38946715″ source=”BBC” ]