De acordo com informações publicadas no site Base.gov, Luís Filipe Catarino, fotógrafo que esteve dez anos com Cavaco Silva, trabalha agora com Fernando Medina e ganha quase quatro mil euros por mês.

Durante 10 anos, Luís Filipe Catarino foi o fotógrafo oficial do presidente Cavaco Silva. Agora, e desde novembro de 2016, Catarino é fotógrafo de Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Segundo o Observador, Fernando Medina decidiu contratar o fotógrafo para que o fotografasse nas ações públicas. No entanto, a avença foi agora renovada – como se pode verificar no site Base.gov a 24 de janeiro. O novo contrato dá conta de que Catarino recebe 4.615,57 euros brutos por mês (3.752,50, excluindo o IVA).

O contrato especifica que o “objeto principal” é a cobertura de sete eventos que ocorrem, ou ocorreram, em Lisboa, como o Espetáculo de Fim de Ano ou as duas edições da ModaLisboa de 2018 (em março e outubro). Feitas as contas, Catarino iria receber, por evento, 10 mil euros, diz o jornal Sol.

A Câmara Municipal de Lisboa já reagiu à notícia através de um comunicado pulicado no Facebook, no qual alega que a informação “é falsa“.

“Os serviços referidos foram contratados de acordo com o que está tabelado para a contratação de serviços externos na CML e o fotógrafo em causa não se limita a fotografar apenas sete eventos, antes acompanha diariamente as atividades da presidência

do município, para lá de outros serviços para as publicações da CML”, lê-se.

Basta uma breve pesquisa de segundos no Instagram do presidente para perceber que o trabalho (que está assinado) não se limita ao elencado pelo Corvo”, sustenta o esclarecimento da autarquia.

No entanto, destaca o Observador, este perfil é o mesmo que levantou dúvidas durante a campanha eleitoral, por nele terem sido publicadas não só fotografias das ações de Medina enquanto presidente da Câmara, assinadas por “Luís Filipe Catarino/CML”, mas também fotografias de Fernando Medina enquanto candidato socialista, tiradas pelo mesmo fotógrafo, mas sem referência ao autor.

É o PS que paga as fotografias da campanha“, garantiram o fotógrafo e o gabinete de Fernando Medina, na altura. “Dizer que o Presidente da CML pagou 72 mil € dos cofres da CML para ser fotografado tem tanto de insultuoso como revela desconhecimento“, acrescenta a Câmara.

Até agora, Catarino fez dois contratos com a Câmara de Lisboa: um primeiro que custou aos cofres da autarquia 55.386,9 euros com uma duração de 350 dias e um segundo, ainda em execução, que custou 88.465,29 euros por 570 dias.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]