Jamie Baker/Flickr
A especialista quer ver a política de apenas um gato por casa implementada para reduzir a população felina nas áreas urbanas
Depois de estudar as diferenças entre os gatos da cidade e os do campo, a investigadora Sarah Elis concluiu que o excesso de população nas áreas urbanas está a destruir a confiança e independência dos felinos.
Especialista no bem-estar e comportamento animal da Universidade de Lincoln, no Reino Unido, Sarah Ellis defende a existência de só um gato por casa nas grandes cidades. Mais do que isso, de acordo com a própria, citada pelo The Telegraph, é cruel.
O objectivo passa por reduzir a população felina em áreas urbanas, de forma a tornar estes animais mais felizes. Segundo a investigadora, os que vivem em zonas urbanas e estão fechados em casa possuem maiores níveis de stress – têm de competir por espaço e estão limitados a trajectos curtos, o que destrói a sua confiança, independência, capacidade de caçar e habilidades sociais.
Sarah Ellis estudou 100 gatos que vivem em cidades e no campo e constatou que os que vivem em zonas rurais são mais felizes, uma vez que, para além de terem mais espaço para vaguear livremente, podem desenvolver as suas habilidades de caça.
“Infelizmente, existem grandes disputas territoriais devido à grande densidade de gatos em pouco espaço“, afirma Ellis.
“Nós adoramos gatos, portanto não nos contentamos com apenas um – queremos dois ou três ou quatro, e se o nosso vizinho sente o mesmo, e o vizinho dele também, de repente temos um enorme problema – três famílias com um total de nove gatos”, diz.
Manter vários gatos em casa, em grandes cidades, de acordo com a especialista, é torná-los infelizes. “Apesar de lhes darmos um lar, na verdade criámos uma situação onde não são, de todo, felizes. Basicamente, o nosso amor por eles está a prejudicá-los“, conclui a investigadora.
A quem tem gatos em casa, Ellis aconselha a que se criem locais elevados, onde os animais se possam esconder e andar sem necessidade de tocar no solo, pois é nestes locais que se sentem mais seguros.
[sc name=”assina” by=”CG, ZAP” url=”” source=”” ]
Como é que os gatos que andam na rua podem ser mais felizes se muitos terminam atropelados.