Depois de causar um rasto de destruição no sul de Espanha, matando quatro pessoas e deixando milhares desalojados, a “gota fria” está agora a dirigir-se para Portugal.

As chuvas torrenciais causadas pela depressão Dana estão a afetar as regiões de Valência, Albacete, Alicante, e Múrcia, no Sul de Espanha. Há pelo menos quatro vítimas mortais e vários desalojados. Agora, a tempestade está a dirigir-se para Portugal, apesar de ter vindo a perder intensidade.

A informação foi confirmada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) à TSF. Em declarações prestadas à rádio, a meteorologista Ângela Lourenço diz que “esta depressão nos níveis médios e altos, à qual os espanhóis atribuem a designação ‘gota fria’, irá mover-se um pouco para a região de Portugal“.

Está previsto que a tempestade chegue a Portugal a partir da tarde de sábado e se prolongue até domingo ou segunda-feira. “A tendência será para que, em Portugal continental, a situação de trovoada também ocorra, essencialmente a partir da tarde de amanhã [sábado], bem como precipitação”, acrescentou.

Contudo, a meteorologia diz que não há razões para alarme, já que esta será uma “situação menos severa do que o que tem ocorrido em Espanha“. Ângela Lourenço até prevê que o tempo quente regresse nos próximos dias, nomeadamente a partir de domingo.

Em Espanha, a região mais afetada continua a ser a de Valência, apesar de as chuvas torrenciais terem levado à evacuação de várias zonas do sul do território espanhol. Segundo o Observador, quatro pessoas morreram e 3.500 foram retiradas de casa. Esta é considerada a pior tempestade a atingir o país em mais de 100 anos.

[sc name=”assina” by=”ZAP”]