(dr) Harald Ritsch
Cientistas testaram com sucesso o teletransporte quântico em três dimensões. Esta inovação pode abrir caminho ao desenvolvimento de uma Internet quântica.
Enquanto nos computadores normais a informação é armazenada em bits, que podem ser 0 ou 1, nos computadores quânticos, os “qubits” podem existir como ambos ao mesmo tempo. Agora, cientistas austríacos e chineses criaram fotões que podem simultaneamente existir como 0, 1 e 2 e podem ser “teletransportados” a qualquer distância.
O teletransporte quântico é uma tecnologia que permite o teletransporte de informação por meios exclusivamente quânticos. Assim, um bit de informação não está limitado a ser 0 ou 1, podendo existir como ambos. Ao adicionar um 2 à equação, o leque de estados possíveis sobe exponencialmente. O New Atlas explica que um qubit pode ser um valor individual, um par ou até mesmo os três ao mesmo tempo.
Para além de conseguirem demonstrar este princípio em laboratório, os investigadores conseguiram também teletransportar estes estados quânticos a qualquer distância. Os resultados do estudo foram publicados este mês na revista Physical Review Letters.
Para conduzir a sua experiência, os académicos usaram como base o chamado Teorema de Bell. Basicamente, um fotão é emitido em duas direções diferentes ao mesmo tempo e, quando uma propriedade de um dos protões é manipulada, a do outro também acaba por ser igual, quase como se a informação tivesse sido teletransportada.
É aqui que entra o trunfo deste novo estudo. Os cientistas aplicaram esta experiência, mas usando três dimensões. A equipa de investigadores acabou por conseguir teletransportar com sucesso as informações quânticas de um fotão para os outros dois.
Teoricamente, este princípio pode ser aplicado não só a três dimensões, mas a um qualquer número de dimensões desejadas. Isto pode pavimentar caminho para interligar computadores através de uma Internet quântica, capaz de enviar informação a uma velocidade nunca antes vista.
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]
O nosso tempo é um tempo privilegiado em conhecimentos, em tecnologia... assim o ser humano saiba aproveitar tudo o que está - ou vai ficando - ao seu dispor...
Pena que a Física Quântica e a Mecânica Quântica não sejam mais divulgadas entre todos nós.
- porque continua a haver um abismo entre os que se interessam por saber e os que de nada querem saber???
Depois que aprendi que no Universo apenas 4% é matéria e energia atómica e que os restantes 96% são matéria e energia "escura", isto é, que no Universo não há espaços vazios, que TUDO está preenchido e ligado, então, toda a compreensão da F. Q. se simplificou na minha cabeça.
Independentemente de nós sabermos ou não; independentemente de nós querermos ou não, TUDO existe em onda e partícula simultaneamente. Tudo é ENERGIA. Tudo - rigorosamente TUDO - está conectado.
Está agora, e, SEMPRE esteve!!!
O nosso Universo é o local das infinitas possibilidades.
A Física Quântica já tem mais de um século de divulgação.... porque ainda é tão silenciada, anulada ou ignorada no inconsciente coletivo?
Todos nós usamos telemóveis e computadores, ouvimos rádio e vemos televisão, isto é, todos "mexemos" e beneficiamos da aplicação dos princípios da F Q, mas, quantos se interessam por saber qual é a dinâmica da maravilhosa tecnologia que usam??
Infelizmente, a sociedade de consumo onde estamos inseridos não nos explica "o como" nem "o porquê". Apenas há intere$$e que sejam colocados no mercado mais produtos novos - muitos!!! quantos mais, melhor!! - para intensificar o consumismo... As pessoas são literalmente sugadas pela publicidade e enroladas pelas tecnologias, tal e qual os croquetes são feitos... e. claro está, como eles, também acabam sendo "fritas"... e tidas na conta de perfeitos imbecis, para os que movimentam os $€$€...
- no dia em que todos - e cada um de nós!! - estiver consciente de que é feito de átomos; que o interior de cada átomo é ENERGIA pura; que a Energia não fica quieta e propaga-se através de ondas e que essas ondas emaranham-se e comunicam entre si...
- no dia em que o ser humano ficar a saber que a "energia escura" do Universo também percorre toda a sua estrutura celular, circulando dentro dos microtúbulos, o esqueleto das suas células..
Então, nesse dia - finalmente!!- compreenderemos que realmente somos todos - e apenas - UM só!
Mais do que as ligações velozes que os computadores quânticos nos proporcionarão, nós precisamos urgentemente ter a plena consciência de que também somos "seres quânticos" e que estamos - e sempre estivemos!! - todos ligados...
Finalmente compreenderemos que a dor, o sofrimento, a ignorância, o desconforto e a fome do nosso "irmão", também é nossa...
Assinado: Maria da Maia