Mário Cruz / Lusa
Taxistas lutam entre si em dia de greve contra o Uber
Os taxistas estão a ameaçar uma paralisação “prolongada o tempo que for necessário”, que pode durar “muito para além” de setembro, contra o modus operandi de empresas como a Uber.
Florêncio Almeida, presidente da Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL), afirmou esta quarta-feira à TSF que o protesto visa pressionar o Governo a legislar para travar a atividade de empresas de transporte não convencional, com a Uber.
“Vai haver problemas graves”, alertou Florêncio Almeida.
“Continuamos a dizer: as responsabilidades por tudo aquilo que possa acontecer têm de ser assacadas ao Governo, que não actua e que não cumpre a lei do país”, acrescentou o responsável, citado pela RR.
Esta quarta-feira, por proposta do Partido Socialista, a ANTRAL – a principal associação de empresários do setor – e a Federação Portuguesa do Táxi serão ouvidas na comissão parlamentar de economia e obras públicas que está a analisar o caso da entrada no mercado da Uber e outros serviços de transporte não convencional de passageiros e o seu impacto no setor do táxi.
A ameaça de paralisação em setembro promovida pela associação do setor é por tempo indeterminado, podendo a greve ser “prolongada o tempo que for necessário” e pode durar “muito para além” de setembro, até “que o Governo decida o que vai fazer”.
“Nós não estamos contra as plataformas, nós estamos é contra o modus operandi das plataformas“, afirmou Florêncio Almeida à TSF.
No Parlamento existe neste momento uma petição a favor da regulamentação da Uber e das empresas congéneres e uma outra que exige que estes serviços sejam travados.
ZAP
Já nada parece estranho. Ouvi á pouco num noticiário de TV o "senhor" Florêncio dizer que a UBER é que é culpada por os Táxistas serem apodados de porcos, mal educados e trazerem os carros sujos....adiantando que aquele serviço, ou plataforma UBER!, tem imensos caso de sequestro, rapto e assédio sexual em todo o mundo.... ESTRANHO; não ter o dito "cavalheiro" elencar quantas casos de queixas têm as autoridades Portuguesas sobre desmandos dos Táxistas Nacionais...será que não sabe ou os SEUS motoristas são apenas gente de primeirissima água? É assim que se desprestigiam ORGANIZAÇÕES e Instituições que deviam defender o interesse de TODOS e não apenas os PRIVILÉGIOS de alguns...seres.... SOCIALMENTE .......menores. Naturalmente que, por honestidade e transparência, conheci o ambiente taxista durante seis anos, onde encontrei GENTE digna do mais elevado RESPEITO e merecedora de enorme CONSIDERAÇÃO,.... infelizmente muito poucos. Liberaliza-se o transporte individual em auto-ligeiros, acabe-se com o negócio da venda de sociedades com alvarás de TÁXI cedidos GRATUITAMENTE aos titulares de licenças e bem assim com as respectivas taxas e emolumentos.; LUCRO MUNICIPAL!, ou exija-se tudo a todos : asseio-pessoal e equipamento/correção/honestidade e já agora cumprimento dos mais elementares deveres de URBANIDADE para com os clientes :: os que o merecerem.... os outros clientes FEIOS/PORCOS/MAUS.. percam o amor a 5€ e ponham-nos na rua....