O presumível autor dos dois tiroteios de quarta-feira à noite, no centro da Alemanha, que fizeram nove vítimas mortais, foi encontrado morto em sua casa, anunciaram as autoridades esta quinta-feira.

Dois tiroteios provocaram quarta-feira à noite nove mortos na cidade de Hanau, nos arredores de Frankfurt, na parte ocidental da Alemanha. Cinco pessoas ficaram feridas com gravidade, adianta o Ministério Público.

De acordo com agência Reuters, o homem que se suspeita ser o atirador foi encontrado morto em casa, onde a polícia localizou outro corpo. O atirador, que seria militante de ideias de extrema-direita, deixou uma gravação vídeo e uma carta onde reivindica o ataque. A agência de notícias alemã DPA noticiou que a polícia já está a examinar a gravação vídeo que o suspeito dos crimes difundiu previamente através da Internet.

A gravação, cuja autenticidade está neste momento a ser apurada, refere-se a uma “teoria de conspiração sobre maus tratos a crianças nos Estados Unidos”.

A Procuradoria Federal alemã disse esta quinta-feira que as investigações sobre os disparos com armas de fogo tiveram “motivação xenófoba”. A fonte ligada às investigações indicou que o ataque em cafés frequentado por cidadãos do Médio Oriente pode ter sido levado a cabo por um extremista de direita com “motivações xenófobas”, mas não forneceu mais pormenores à Associated Press. Além disso, o porta-voz da Procuradoria Federal em Hanau disse que as autoridades acreditam que “não há mais do que um atacante”.

O incidente terá acontecido em dois bares de shisha, onde os clientes fumam cachimbos de água, em zonas diferentes da cidade, habitualmente frequentados por árabes e curdos.

O primeiro tiroteio ocorreu num bar de fumadores de cachimbo de água (shisha), após o qual os atacantes se dirigiram a um estabelecimento similar próximo, no qual se envolveram num segundo tiroteio. Segundo alguns relatos, terá havido um terceiro tiroteio, que não terá provocado vítimas mortais

.

Três das vítimas foram mortas no primeiro tiroteio e outras cinco pessoas foram mortalmente atingidas no segundo ataque. Uma das pessoas que estava gravemente ferida morreu esta madrugada no hospital, elevando o número de vítimas mortais de oito para nove.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostravam um grande aparato policial nas ruas da cidade de Hanau, pois o atirador fugiu de automóvel. As forças de segurança fecharam duas ruas para onde se deslocaram várias ambulâncias.

“Esta manhã os nossos pensamentos estão com a população de Hanau, onde foi cometido um crime terrível”, disse um porta-voz da chanceler alemã Angela Merkel através da rede social Twitter. “Dirigimos os pêsames às famílias afetadas” acrescentou o porta-voz, Steffan Seibert.

Os procuradores contam fornecer mais detalhes durante uma conferência de imprensa que vai decorrer em Carlsruhe ao final da manhã.

Com cerca de 93 mil habitantes, a cidade de Hanau, no estado de Hessen, encontra-se a cerca de 25 km a leste de Frankfurt.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=”Lusa”]