[sc name=”ZAPV” url=”https://player.vimeo.com/external/425088642.m3u8?s=8af2155a1d7b5537783bafc1f8c024be34a02a16&oauth2_token_id=1275135991″ thumb=”https://i.vimeocdn.com/video/902395109_1920x1075.jpg” src=”https://vimeo.com/425088642″]

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia.

Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às turbinas eólicas tradicionais, espera-se que a torre de madeira seja uma precursora de soluções mais baratas e ecológicas para a energia renovável no país nórdico. Há já versões comerciais planeadas para o futuro.

Seguindo os passos de uma criação semelhante na Alemanha, a nova torre eólica de madeira foi projetada pela empresa sueca de engenharia Modvion, que pretende melhorar o que vê como desvantagens significativas quando se trata de torres eólicas típicas.

As altas torres de aço exigem bases grossas para sustentar as suas secções superiores, o que não só as torna muito caras de produzir, mas também caras de transportar para o local, sendo que as regras sobre o tamanho da carga nas vias públicas muitas vezes se tornam problemáticas.

A Modvion está a trabalhar numa versão modular que pode ser feita de materiais mais baratos e ecológicos do que o aço, que requer enormes quantidades de energia para produzir.

As torres eólicas de madeira da empresa foram projetadas para atingir alturas superiores a 120 metros, a um custo significativamente menor do que as de aço, com a abordagem modular, permitindo que secções empilháveis sejam transportadas em vias públicas. Além disso, têm uma pegada de carbono neutra desde o dia em que a construção começa.

A torre de prova de conceito de 30 metros foi construída em conjunto com a empresa de construção em madeira Moelven em Töreboda. As secções de madeira da turbina foram transportadas para Björkö, uma ilha nos arredores de Gotemburgo, a cerca de 200 quilómetros de distância, com a peça final montada no final de abril.

“Esta é uma grande inovação que abre caminho para a próxima geração de turbinas eólicas”, disse Otto Lundman, CEO da Modvion AB, citado pelo NewAtlas. “A madeira laminada é mais forte do que o aço com o mesmo peso e, construindo em módulos, as turbinas eólicas podem ser mais altas. Ao construir em madeira, também reduzimos as emissões de dióxido de carbono na fabricação e, em vez disso, armazenamos dióxido de carbono no projeto”.

A Modvion planeia produzir versões em escala comercial da sua turbina de madeira em 2022: uma versão de 110 metros de altura para a Varberg Energi e 10 torres com mais de 150 metros de altura para a empresa de energia renovável Rabbalshede Kraf.

“A energia eólica deve ser a maior fonte de energia da União Europeia em 2027“, disse Ola Carlson, diretor do Centro Sueco de Tecnologia de Energia Eólica e professor assistente de geração de energia renovável. “Com as torres eólicas em madeira, obtemos eletricidade renovável ainda mais inteligente para enfrentar a crise climática”.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]