Rui Pinto / Twitter

Hacker Rui Pinto

A sondagem realizada pela da Intercampus questionou os inquiridos sobre o futuro de Rui Pinto. A maioria das pessoas envolvidas vê o hacker português – responsável pelas denúncias de informação do Football Leaks e do Luanda Leaks – como um herói.

A opinião da maioria dos inquiridos é que a justiça portuguesa devia aproveitar os conhecimentos e as competências de Rui Pinto para combater o crime.

Na sondagem de setembro da Intercampus para o Jornal de Negócios, 87,6% das pessoas considera que a justiça devia usar o que Rui Pinto sabe para lutar contra o crime e apenas 6,5% considera que não, sendo que 5,9% diz não saber ou não querer responder à questão.

Sobre a imagem do denunciante, a posição dos inquiridos não é tão clara. Cerca de 53,1% vê o denunciante como um herói, mas 27,7% diz não saber, ou não querer responder à questão. Apenas 19,2% dos inquiridos que vê Rui Pinto como um vilão

.

Através de meios ilegais, Rui Pinto revelou informação e documentos sigilosos que expuseram vários crimes, como fraudes fiscais e corrupção no mundo do futebol. Divulgou também informações que expuseram a rede de negócios da empresária angolana Isabel dos Santos.

Rui Pinto foi detido no ano passado, tendo entretanto começado a colaborar com a justiça. O seu julgamento em tribunal começou este mês.

No mesmo inquérito, os participantes foram questionados sobre o caso BES. A grande maioria dos inquiridos – 81,6% – não acredita que a justiça vá conseguir punir os culpados pelos buracos financeiros no banco. Apenas 13,4% indicam acreditar que será feita justiça e 5% dizem não saber ou não querer responder.

[sc name=”assina” by=”ZAP” ]