Estela Silva / Lusa

Uma sondagem do ICS/ISCTE para o semanário Expresso e para a SIC dá a Marcelo Rebelo de Sousa a vitória na primeira ronda nas eleições presidenciais, caso o atual Chefe de Estado concorra a um segundo mandato.

Apesar de não ter revelado ainda publicamente se irá concorrer a um segundo mandato a Belém, Marcelo Rebelo de Sousa reúne 65% das intenções de votos dos portugueses, ultrapassando a percentagem com que foi eleito em 2016 (52%).

Segundo esta pesquisa de opinião, o atual Presidente da República vencerá à primeira volta mas não conseguirá alcançar o resultado histórico de Mário Soares, que conseguiu reunir 70,35% dos votos dos portugueses em 1991.

Em segundo lugar na sondagem esta sexta-feira divulgada surge a antiga eurodeputada socialista Ana Gomes (12%), com mais quatro pontos percentuais do que o líder e deputado único do Chega, André Ventura (8%). Segue-se depois a bloquista Marisa Matias (7%) e o candidato presidencial do PCP, João Ferreira (8%).

De acordo com a pesquisa de opinião, André Ventura falhará o seu objetivo pessoal de reunir mais votos do que a socialista Ana Gomes.

Os restantes candidatos reúnem 1% das intenções de votos.

A sondagem foi conduzida entre 14 e 24 de setembro e contou com uma amostra composta por 801 voluntários, sendo a margem de erro máxima associada à mesma de +/- 3,5%, com um nível de confiança de 95%.

A pouco menos de seis meses do fim do mandato do atual Presidente da República, são já oito os pré-candidatos ao lugar de Marcelo Rebelo de Sousa.

São eles o deputado André Ventura (Chega), o advogado e fundador da Iniciativa Liberal Tiago Mayan Gonçalves, o líder do Partido Democrático Republicano (PDR), Bruno Fialho, a eurodeputada e dirigente do BE Marisa Matias, a ex-deputada ao Parlamento Europeu e dirigente do PS Ana Gomes, Vitorino Silva (mais conhecido por Tino de Rans), o ex-militante do CDS Orlando Cruz e João Ferreira, do PCP.

As próximas eleições presidenciais realizam-se em janeiro do próximo ano.

[sc name=”assina” by=”ZAP” ]